loader

Blog

O que é BIM e como ele auxilia em projetos arquitetônicos com vidro?

Se você está por dentro dos congressos, workshops ou cursos atualizados na área de arquitetura, urbanismo e construção civil, com certeza já deve ter ouvido algo sobre o BIM. BIM é a sigla para Building Information Modeling (Modelagem da Informação para Construção, traduzindo para o português) e como o próprio nome já indica, é um modelo virtual que vai concentrar todas as informações físicas e funcionais que uma construção precisa armazenar.  

Ele é um grande aliado em projetos arquitetônicos, pois facilita não só o andamento da obra como também o acesso às informações necessárias, intermediando os processos entre arquitetos, engenheiros e fornecedores. E não seria diferente quando se fala em projetos que utilizam o vidro, justamente por apresentar uma maior especificação sobre a aplicação e suas características, tornando mais assertivo todo o processo que há por trás dos projetos arquitetônicos. 

Para entender melhor como o BIM (Building Information Modeling) está revolucionando a forma de construir e trazendo mais assertividade para o ambiente de obra, recomendamos a leitura deste artigo até o final, onde vamos explicar os benefícios deste modelo para os projetos arquitetônicos com vidro.  

Entenda melhor o que é o BIM – Building Information Modeling  

Como falamos anteriormente, o BIM é um modelo que está em alta no ramo de construções e projetos por sua versatilidade e confiabilidade na hora de executar uma obra. Por ter todas as especificidades físicas e funcionais de um projeto, o Building Information Modeling proporciona aos profissionais uma maior previsibilidade na hora de construir.  

Sendo assim, uma das maiores vantagens fornecidas por utilizar este tipo de modelo é a acessibilidade de concentrar todas as informações de um projeto em um único lugar. E não somente conhecimentos que são usados apenas na hora da instalação de um vidro, por exemplo, mas sim a base de toda e qualquer alteração existente no projeto, como a compra de um terreno e tudo que há nele.  

O melhor de tudo em utilizar o BIM como meio que interliga o projeto com a construção em si é que todos os colaboradores envolvidos podem adicionar informações que são relevantes para a obra, garantindo uma maior precisão e previsibilidade ao negócio. 

Isso porque todo projeto arquitetônico passa por muitos profissionais. Isso significa que é um projeto colaborativo e multidisciplinar, mas com o Building Information Modeling é possível ordenar a complexidade do processo, como, por exemplo, quem é o responsável por cada setor e quem responde por aquele desenvolvimento.  

O vidro no BIM – o que você precisa saber 

O vidro está presente em muitos projetos arquitetônicos, seja por sua versatilidade, durabilidade ou design. Sendo assim, um dos grandes auxiliares para a projeção deles nas construções é o Building Information Modeling (BIM), e a gente te explica o porquê. 

O BIM tem uma relação direta com o vidro nos projetos arquitetônicos, que vai além de deixar os espaços repletos de luz natural. Ao incluir vidros em alguns ambientes, os profissionais analisam toda a situação e vantagens dele naquela localização, como a composição, cor, acabamento, além das propriedades térmicas e lumínicas. 

Sabendo que o Building Information Modeling (BIM) é uma das formas encontradas pelos profissionais para melhorar a transparência, produtividade, qualidade e sustentabilidade dos projetos arquitetônicos e da construção civil, é importante ressaltar que todo e qualquer profissional, das diferentes áreas, como arquitetura e engenharia, deve ter acesso a esse planejamento. 

Afinal, o BIM não é um software que todos têm acesso, mas um modelo e/ou metodologia que pode ser aplicada em diferentes ferramentas ou tecnologias, sempre visando o melhor posicionamento para os projetos arquitetônicos.  

Logo, o BIM traz mais liberdade para os projetos na hora de gerenciar as informações, visto que se utiliza da modelagem digital para criar todos os itens necessários que facilitam o andamento da construção e/ou projeto. E não é diferente quando o material utilizado é o vidro.  

Os vidros nos projetos arquitetônicos têm uma modelagem digital diferente, contribuindo para a transparência, resistência e isolamento térmico e acústico. No entanto, é necessário especificar quais os vidros adequados e selecionados para que os demais profissionais tenham acesso pelo Building Information Modeling (BIM).  

Sendo assim, além de permitir a escolha dos tipos de vidros mais adequados para o projeto em questão, o BIM ainda leva em consideração vários outros aspectos para os arquitetos e engenheiros, como o conforto ambiental, segurança, sustentabilidade e o custo-benefício de cada etapa, facilitando a base de toda e qualquer relação de trabalho: a comunicação. É através do BIM que todas as especificações são realizadas, sendo assim, todos os fornecedores e executores conseguem visualizar de forma clara e precisa o que foi planejado para este projeto

A tecnologia sempre será uma grande aliada das construções e dos projetos arquitetônicos e não seria diferente com a implementação do BIM. Ele é um excelente auxiliar para quem busca ter mais praticidade, segurança e autonomia no dia a dia das obras. 

Conte com a Blue Glass 

Atuamos no comércio e beneficiamento de vidros para a construção civil desde 1996, colaborando com projetos de diversos tipos. Utilizamos a tecnologia como ferramenta primordial para a excelência dos nossos produtos e serviços, oferecendo uma enorme variedade para o setor vidreiro, unindo inovação, design, qualidade e rentabilidade.  

Para saber mais e ter os nossos produtos e serviços no seu próximo projeto, entre em contato conosco.