loader

Blog

É possível cortar o vidro temperado?

O vidro é um material que une beleza, segurança e sofisticação. Não é à toa que faz parte da maioria dos itens que utilizamos no nosso dia a dia, desde os detalhes da nossa casa até os aparelhos eletrônicos e automobilísticos. Mas você sabia que existem diversos tipos de vidro?

Sendo um sólido não cristalino e amorfo, o vidro é caracterizado por apresentar uma estrutura desordenada, na qual os átomos constituintes nele estão dispostos tridimensionalmente, de forma aleatória. O vidro passa por diferentes processos de temperatura, fusão, resfriamento, e isso define qual o tipo de vidro que será feito, podendo ser convencional, laminado e temperado. 

Vidro temperado

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente do que o vidro comum e consegue suportar variações de temperatura de até 227 °C. Ele é fabricado a partir do vidro convencional, passando por um processo térmico diferente, denominado têmpera.

Esse processo é responsável por estabelecer tensões elevadas de compressão em pontos superficiais do vidro e correspondentes a altas tensões de tração no centro. Em caso de quebra, por exemplo, o material fragmenta-se em pedaços pequenos, pouco cortantes, podendo ser removido com maior facilidade e segurança para o usuário.

Por ser um material bastante resistente, é considerado um vidro de segurança, recomendado para aplicações estruturais autoportantes, sem a necessidade de caixilhos. Assim, é um dos vidros mais procurados no mercado.

Quais os tipos de vidro temperado?

O vidro temperado pode ser encontrado em diversos modelos, desde que tenha passado pelo processo de têmpera, a exemplo do vidro temperado incolor, verde e fumê, vidro impresso, vidro refletivo e vidro serigrafado. A seguir, vamos te mostrar quais são os tipos de vidros temperados disponíveis no mercado:

  • Vidro float temperado: esse é o tradicional, podendo ser incolor ou colorido, é bastante resistente. Esse modelo costuma ser aplicado em portas, janelas e box de banheiro;
  • Vidro laminado e temperado: este consiste na união de duas ou mais peças de vidro temperado por uma película plástica chamada de PVB. Esta composição garante à peça de vidro maior proteção e resistência, e é comumente utilizada em guarda-corpos, coberturas, pisos e fachadas de grandes dimensões;
  • Vidro impresso temperado: esse tipo consegue transformar a atmosfera de um ambiente, com texturas em sua superfície que oferecem características estéticas, controlando a iluminação do espaço. Ideal para destaques decorativos;
  • Vidro refletivo temperado: o vidro refletivo possui uma camada metálica fundida em sua superfície, que é capaz de refletir a imagem e os raios solares. É um modelo bastante indicado para compor projetos que exijam controle solar e determinada privacidade. São encontrados em diversas cores e tonalidades, além de apresentarem diferentes performances técnicas;
  • Vidro serigrafado temperado: esse tipo de vidro passa pelo processo de serigrafia, onde uma camada de tinta específica é transferida para sua superfície, por meio de telas ou rôlos. Depois de aplicada, a peça é submetida ao processo de têmpera, onde vai acontecer a fusão da tinta no vidro. Normalmente utilizados em divisórias, box de banheiros, ambientes que exijam privacidade e também como revestimentos decorativos.

Assim, por conta de suas características, a aplicação dos vidros temperados é recomendada para locais que demandem flexão da estrutura e um bom desempenho contra impactos, choques mecânicos e grandes variações de temperaturas.

Entre os maiores benefícios do uso do vidro temperado estão: maior resistência a impactos; em caso de quebra, se estilhaça em fragmentos pequenos e pouco cortantes; maior resistência a variações de temperatura e choques térmicos e maior rigidez.

É possível cortar um vidro temperado?

Por conta de seu processo de produção, composto por aquecimento e resfriamento, o que o torna mais resistente, o vidro temperado não pode ser cortado, partido ou furado. Segundo a ABNT NBR 14.698, “após ser submetido ao processo de têmpera, o vidro não pode ser cortado, serrado, perfurado ou ter sua borda trabalhada”. Dessa forma, caso se tente cortar esse tipo de vidro, ele se quebrará em vários pedacinhos.

Como saber se o vidro é temperado?

O vidro temperado apresenta ondulações pequenas. Devido ao processo de têmpera, o vidro possui deformações suaves que são fáceis de serem identificadas. Outra forma de identificar é verificando as bordas da peça, pois é obrigatório que o fabricante grave uma identificação, comumente representada pela sua logomarca, indicando que é um vidro temperado e/ou de segurança.

Onde o vidro temperado pode ser utilizado

Por ser um material resistente e considerado de alta segurança, é bastante utilizado em janelas, portas, vitrines, boxes de banheiro e divisórias. É um material muito utilizado também em móveis, a exemplo de mesas e prateleiras, pois fornece mais resistência e contribui para a estética do objeto. Além de ser usado em diversos projetos da construção  civil.

A indústria automobilística também utiliza esse tipo de vidro, geralmente nos vidros laterais e no vigia, pois os riscos de causar ferimentos caso o vidro seja quebrado é bem menor, se comparado aos demais tipos de vidro. Além disso, serve como saída de emergência em caso de acidentes.

Onde encontrar vidro temperado de qualidade?

Aqui, na Blue Glass, oferecemos uma variedade de produtos para o setor vidreiro, bem como auxílio no desenvolvimento de novos projetos, com soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, design, qualidade e rentabilidade.

Atuamos nesse segmento desde 1996, ofertando produtos de qualidade e respeitando o meio ambiente e as próximas gerações.