loader

Blog

Acompanhamento e Controle de Obras: saiba qual sua importância e como fazer

As medidas de planejamento, acompanhamento e controle de obras envolvem alguns processos essenciais para o seu bom desenvolvimento. Muitos destes processos podem levar de meses até anos. É por isso que o gerenciamento de todas as etapas, antes mesmo do desenvolvimento da tarefa e da criação da planta, deve ser feito com muito cuidado e atenção.

Muitos engenheiros, e demais profissionais da construção civil, já colocam em prática algumas etapas básicas relacionadas ao controle de obras. Estes processos são primordiais e dirão se durante o desenvolvimento do projeto você terá sucesso ou fracasso. Mas precisamos lembrar que não existe um passo a passo único, que pode se encaixar para todas as situações. É preciso avaliar cada caso especificamente.

Acompanhamento de obras: do que se trata?

O acompanhamento de obras está relacionado à avaliação para garantir que a execução do projeto saia conforme planejado. Por isso, é essencial que o processo de monitoramento seja feito constantemente para se ter certeza de que o trabalho funcionará como deve. As atividades de uma obra são desenvolvidas por diferentes profissionais. Assim, o ideal é criar uma rotina de fiscalização para identificar possíveis falhas e corrigi-las.

Este acompanhamento é importante porque evita não só erros durante o percurso, mas também evita gastos desnecessários. Caso esta etapa seja ignorada pode haver não só custos em excesso, mas também documentos e registros pendentes, adversidades sem possíveis soluções, entre outros problemas.

Como o acompanhamento ajuda a economizar?

O planejamento financeiro também faz parte da rotina de acompanhamento, e é um dos maiores responsáveis pela economia de recursos, já que estratégias e metas podem ser traçadas com este objetivo. Uma dica é fazer uma análise mensal para verificar se os gastos condizem com o que foi determinado na fase de planejamento do orçamento.

O processo de industrialização também é um fator que contribui com esta economia. Por meio da utilização de máquinas é possível substituir mão de obra humana em algumas atividades. Esta medida ajuda a garantir a mesma performance, porém com menos custos. Além disso, os riscos são reduzidos, já que as chances de erros serem cometidos e problemas com atrasos de entregas são menos recorrentes.

Mas como identificar esses possíveis riscos?

Esta tarefa cabe ao gestor que fará o acompanhamento e por isso ele precisa: entender quais as etapas e procedimentos que envolvem todos os processos, manter um monitoramento dos materiais recebidos, checar as certificações dos fornecedores, se atualizar sobre as normas de segurança, entre outras práticas que visam garantir a qualidade do serviço prestado.

Fases do controle de obras e do planejamento

Para um planejamento que mantenha a qualidade do serviço desde a planta até o acabamento, muitos detalhes fazem parte da agenda do profissional que gerencia obras. Entre estas etapas é possível identificar as mais longas e que exigem soluções inteligentes em momentos de adversidade.

Conheça estas etapas que devem ser abordadas no momento da execução do projeto:

1. Monte um bom planejamento físico-financeiro

O planejamento físico-financeiro deve estar incluso na primeira etapa do projeto.

2. Compra de matéria-prima e contratação de serviços

Esta é a hora de contratar serviços, funcionários e também matéria-prima. Para isso, o gestor precisa se programar com antecedência, trabalhando sempre um passo à frente do que já foi decidido, evitando imprevistos.

3. Gestão de logística e operações

Uma boa dica é organizar as informações em um diário de obra, pois assim você pode registrar tudo o que acontece durante a execução. Além disso, você pode planejar a próxima etapa e identificar quais foram os problemas que surgiram durante o percurso.

Mantenha um controle dos prazos informados pelos fornecedores a fim de evitar atrasos na obra por falta de material.

4. Gestão de atividades

Faz parte deste processo também ter um olhar mais rígido quanto às atividades. Para conseguir alcançar os resultados esperados é necessário desenvolver métodos para medir os níveis de produtividade da execução.

5. Ajustando o planejamento

O planejamento físico-financeiro precisa sofrer alterações que visem a melhoria dos processos. Isto é feito durante a execução da obra, e é preciso tomar atitudes que tenham como objetivo corrigir possíveis falhas e reduzir o impacto destes problemas. A ideia é conseguir atingir todas as metas dentro do prazo estabelecido.

Mas afinal, como fazer com que este planejamento e controle de obras tenham qualidade e eficiência?

Não dá para dizer que seguir todo o planejamento e o controle de obras é uma tarefa fácil. Muitas vezes alguns detalhes passarão despercebidos ou mesmo não poderão ser executados. Cada fase deste processo possui suas peculiaridades e por isso é preciso avaliar caso a caso. E se o prazo for muito curto, fica ainda mais difícil de observar quais são os benefícios de uma execução de obra bem planejada.

Uma dica para garantir que toda a equipe esteja trabalhando na mesma sintonia e que tudo ocorra como planejado é investir em treinamentos e manter a comunicação o mais transparente possível. Assim, uma equipe que está por dentro de tudo o que foi planejado para a obra consegue traçar estratégias em conjunto para resolver os problemas que forem surgindo pelo caminho.

Portanto, para garantir que as suas obras futuras consigam ser executadas dentro do prazo e cumprindo com as metas estabelecidas, tenha em mente as etapas descritas neste texto. Vale a pena anotar tudo em um bloco de notas e revisar constantemente.

Além disso, o controle de obras e o planejamento realizados pela sua empresa podem maximizar os resultados por meio da utilização da tecnologia. Existem softwares que foram programados para ajudar no gerenciamento de obras, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos, por exemplo.

A Blue Glass é uma empresa que está há 25 anos no mercado, tornando-se referência nacional. A empresa se preocupa em oferecer atendimento de qualidade e soluções no setor vidreiro. Saiba mais sobre nosso trabalho navegando pelo nosso site!

Leia mais: Descubra como os vidros contribuem para a certificação LEED