loader

Blog

Propriedades físicas dos vidros temperados e laminados

O vidro é um material que está presente no nosso dia a dia, muitas vezes até de forma imperceptível, como nos utensílios domésticos, nos aparelhos tecnológicos, nas construções civis e até mesmo no desenvolvimento científico, sendo utilizado em pesquisas.

Composto por materiais como areia, barrilha e calcário, o vidro consegue ser útil de diversas maneiras: na proteção contra sabores, odores e temperatura, além de manter a estética do ambiente, garantindo beleza e segurança ao local. Sem contar que o vidro é um produto totalmente sustentável, que pode ser reutilizado de diversas formas, preservando sua pureza e qualidade.

Se você deseja saber mais sobre esse material tão importante, continue a leitura. Aqui, falaremos mais sobre as características e propriedades físicas dos vidros temperados e laminados.

Vidro comum

Para a produção dos vidros mencionados acima, necessitamos do vidro que é a base para esse processo: o vidro float. A fabricação do vidro comum acontece a partir da mistura de elementos como sílica, sódio, cálcio, magnésio e outros compostos. Durante o processo de fabricação, os elementos são aquecidos a uma temperatura de 1600 ºC, se transformando em um líquido, que é despejado em uma banheira de estanho. Após esse processo, o material passa pelo resfriamento, até adquirir a forma sólida e se tornar o vidro que nós conhecemos.

Todo esse processo deve ser seguido rigidamente para que o material adquira qualidade e atinja os padrões exigidos pelas organizações responsáveis.

Como mencionado, por meio desses processos de aquecimento/resfriamento, gera-se um maior beneficiamento do vidro comum, transformando o material e dando a ele novas características, como o vidro temperado e o vidro laminado, sobre os quais iremos falar um pouco mais a seguir.

Vidro temperado

O vidro temperado é fabricado a partir do vidro convencional, passando por um processo térmico diferente, denominado como têmpera. Esse processo é responsável por estabelecer tensões elevadas de compressão em pontos superficiais do vidro e correspondentes a altas tensões de tração no centro. Em caso de quebra, por exemplo, o material fragmenta-se em pedaços pequenos, pouco cortantes, podendo ser removido com maior facilidade e segurança.

Por ser um material bastante resistente, é considerado um vidro de segurança, recomendado para aplicações estruturais autoportantes, sem a necessidade de caixilhos. Sendo um dos vidros mais escolhidos do mercado. Ele é 5 vezes mais resistente mecanicamente do que o vidro comum e consegue suportar variações de temperatura de até 227 °C.

Quais os tipos de vidro temperado?

O vidro temperado pode ser encontrado em diversos modelos, desde que tenha passado pelo processo de têmpera, a exemplo do vidro temperado comum, vidro impresso, vidro refletivo e vidro serigrafado. Veja alguns dos modelos mais utilizados no mercado:

  • Vidro float temperado: esse é o modelo tradicional, transparente ou colorido, e altamente resistente. É um modelo normalmente utilizado na fabricação de portas, janelas e boxes;
  • Vidro serigrafado: nesse modelo uma camada de tinta é aplicada sob sua superfície, podendo ter cobertura parcial ou total.
  • Vidro impresso temperado: possui uma textura em sua superfície que oferece características estéticas que controlam a iluminação do ambiente;
  • Vidro refletivo temperado: os vidros refletivos possuem uma camada metálica capaz de refletir a imagem e os raios solares.

É importante frisar que os vidros temperados são indicados para locais que necessitam de flexão da estrutura e alto desempenho contra impactos, choques mecânicos e variações de temperaturas.

Vidro laminado

O vidro laminado também é considerado um vidro de alta segurança, formado por duas, ou mais, lâminas de vidro, unidas por uma camada de Polivinil Butiral (PVB), uma película plástica responsável pela adesão e segurança do produto final.

Nesse processo, o interlayer é colocado entre duas camadas de vidro, comprimido e então autoclavado por seis a oito horas, em uma temperatura de 140ºC, sob uma pressão de 120 lb/sq. O tratamento transforma o PVB numa camada adesiva clara e rígida que vai garantir melhor proteção ao vidro.

Em caso de quebra, os cacos ficam presos a essa película, garantindo segurança aos usuários. Além disso, o PVB também protege móveis e objetos do desbotamento causado pelos raios solares.

Qual é o melhor: vidro laminado ou vidro temperado?

Não há como definir qual é o melhor modelo de vidro. Só podemos entender as suas características e definir onde qual modelo se encaixa melhor, observando e levando em conta o tipo de projeto e qual será a função aplicada para o vidro naquele local. Assim é possível ter uma maior percepção sobre ambos os modelos e escolher o mais adequado para cada projeto. 

Vidro temperado-laminado

Além de trabalharem de forma separada, os materiais de ambos os produtos se unem para formar o vidro temperado-laminado. Esse modelo une os benefícios dos dois tipos de vidro, sendo ideal para aplicações que necessitam de alta resistência e segurança em caso de quebra, como, por exemplo, coberturas, pisos e visores de piscina.

Onde encontrar vidros temperados e laminados de qualidade?

Aqui, na Blue Glass, oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, bem como auxílio no desenvolvimento de novos projetos, com soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, design, qualidade e rentabilidade.

Atuamos nesse segmento desde 1996, ofertando produtos de qualidade e respeitando o meio ambiente e as próximas gerações. Fale com um de nossos atendentes e confira os nossos produtos e serviços.