loader

Blog

O vidro é um elemento bastante versátil que pode ser utilizado de várias formas na arquitetura. Confira!

O vidro é um elemento que faz parte do nosso dia a dia e está incluso em diversos lugares e setores da nossa sociedade, tanto no ramo da construção, em edifícios, quanto para design de interiores, na arquitetura. Essa versatilidade nos dá inúmeras possibilidades de utilização, além de ser um material seguro e que apresenta diversos benefícios. 

Com muitas possibilidades para a arquitetura, o modelo do vidro e sua especificidade é escolhido de acordo com cada projeto, buscando atingir o objetivo desejado. Seja na proteção térmica, no controle da iluminação, no controle acústico ou até mesmo na garantia de segurança.

A seguir vamos conhecer alguns tipos de vidros, seus benefícios e para quais ocasiões cada modelo é mais recomendado no universo arquitetônico.

Tipos de vidros

Com a evolução da tecnologia, foram desenvolvidos métodos e produtos que se adequam exatamente ao formato da instalação. Ou seja, é possível adquirir qualquer modelo de vidro que se encaixe no seu projeto específico. Vejamos a seguir alguns dos tipos de vidros mais utilizados:

  • Vidro temperado: ele é 5 vezes mais resistente mecanicamente que o vidro comum e por isso é um dos modelos mais utilizados. Graças à sua alta resistência a impactos, e por quebrar em pedaços pouco cortantes, é considerado um vidro de segurança;
  • Vidro laminado: esse modelo também é considerado um vidro de segurança, pois possui duas ou mais lâminas de vidro que se unem por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB), tornando-o mais resistente a impactos;
  • Vidro insulado: formado por duas lâminas de vidro que são unidas por um perfil de alumínio;
  • Vidro serigrafado: este tipo de vidro temperado passa por um processo de serigrafia, que faz com que ele adquira cores e texturas diversas.

Como podemos observar, há diversos tipos de vidro com características e funcionalidades distintas. Os vidros temperados, que são mais resistentes a impactos frontais, ou os vidros de controle solar, que podem bloquear até 80% do calor incidido diretamente na janela, reduzindo o consumo de energia elétrica para a climatização do ambiente. Cada modelo vai apresentar uma particularidade e se adequar de uma forma única nos projetos arquitetônicos.

Qual o tipo de vidro ideal para cada ambiente?

Assim como cada objeto atende a determinadas necessidades, cada vidro possui características que se adequam melhor a determinados locais e utilidades. Os projetos, quando idealizados, devem indicar qual o material ideal para cada espaço. Vejamos a seguir:

1. Portas e janelas

O vidro é bastante utilizado na fabricação de portas e janelas, pois permite que o ambiente receba mais iluminação natural. Nesse caso, vidros temperados e laminados são os mais utilizados, pois proporcionam mais segurança e proteção.

2. Banheiro e cozinha

Na realização de projetos para banheiros e cozinhas, o vidro temperado é a melhor escolha, pois devido a sua alta resistência a temperaturas e impactos, pode ser utilizado no box e em tampos de pia, proporcionando leveza e sofisticação ao ambiente.

Banheiro com box e acabamentos de vidro.

3. Guarda-corpos

Esse elemento tem como função prevenir quedas e acidentes, por isso são indicados os vidros temperados-laminados ou laminados, que garantem uma maior segurança para implantação dos projetos de varandas, escadas e corredores.

4. Pisos

Pisos de vidro proporcionam ao ambiente uma maior sofisticação. Quando alinhados com uma boa iluminação, seja ela em luz natural ou artificial, garantem mais requinte ao projeto. O tipo mais indicado seria o vidro multilaminado, que garante maior resistência e segurança.

5. Cobertura

Neste caso, os tipos mais adequados seriam os vidros de controle solar, que proporcionam maior entrada de luz e bloqueio do calor, contribuindo não só para o baixo consumo de energia, mas também para a integração do espaço.

6. Fachadas

Quem não se surpreende quando obras utilizam o vidro em boa parte da sua estrutura? Ele é um elemento que chama a atenção e transmite um certo requinte. O uso desse elemento é sustentável e econômico, pois, quando associado ao vidro laminado de controle solar, traz mais economia em relação a energia e climatização.

7. Decoração

Todo espaço precisa de elementos que incrementem a decoração. O design de interiores, por exemplo, pode incluir elementos em vidro como o revestimento de paredes, equilibrando o espaço e trazendo uma cara mais atual e, ao mesmo tempo, refinada para o ambiente.

O que é válido pontuar é como o vidro, um elemento atemporal, consegue ser bem aproveitado em todos os cenários e ganhar destaque, como na área da arquitetura.

Conte com a Blue Glass 

A arquitetura, assim como o vidro, está presente na história da nossa sociedade desde o início dos tempos. Ela é responsável por retirar nossos sonhos do papel e transformá-los em projetos reais, utilizando diversos recursos. E como vimos, o vidro consegue compor todos os cenários, por isso um material que vale receber uma atenção especial na hora de construir.

Se você está em busca de vidros de alta qualidade, aqui na Blue Glass oferecemos uma variedade de produtos para o setor vidreiro, bem como auxílio no desenvolvimento de novos projetos, com soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, design, qualidade e rentabilidade.

Atuamos nesse segmento desde 1996, ofertando produtos de qualidade e respeitando o meio ambiente e as próximas gerações.