loader

Blog

7 dicas de segurança para instalação de vidros

Conhecer as etapas fundamentais dos processos de instalação dos vidros é determinante para o sucesso do serviço. A mão de obra especializada, a utilização de materiais de qualidade e outros cuidados são fatores fundamentais para a garantia de maior durabilidade do produto.

Confira a seguir os principais pontos de atenção a respeito da instalação e saiba qual a melhor maneira de evitar problemas decorrentes de descuidos. Acompanhe.

Conte com profissionais qualificados

A falta de mão de obra especializada pode significar prejuízos tanto para as vidraçarias e empresas de esquadrias quanto para o consumidor final: às empresas porque podem ter retrabalho para arrumar detalhes e serviços mal feitos e, ao cliente, porque além de atrasos, terá dor de cabeça para tentar solucionar o problema.

Os profissionais qualificados se atentarão aos detalhes relativos à instalação de vidros em portas e janelas, como encaixes, vedação, parafusos e ferragens e saberão alertar o consumidor final em casos de problemas, antes mesmo da execução do serviço.

Um exemplo muito frequente que ocorre em virtude da falta de capacitação dos profissionais do vidro é a instalação invertida de vidros refletivos, que devem manter a face metalizada para dentro do ambiente, visto que cada lado do vidro possui uma reflexão diferente.

Atenção às especificações do projeto

Um dos erros mais comuns na instalação dos vidros é o de não prestar atenção na especificação do projeto, o que poderá representar grandes prejuízos, como desperdício de matéria-prima e tempo.

A primeira dica para evitar esse problema é checar se as medidas e características dos vidros estão de acordo com o projeto e se há disponibilidade de fornecimento. Além disso, saber qual vidro utilizar, conforme as normas técnicas de aplicação, será determinante para um resultado satisfatório.

Cuidado no manuseio

É de conhecimento comum que o vidro é um material frágil e que requer cuidados especiais para ser transportado e armazenado. Seguir as boas práticas e recomendações de especialistas ajuda a evitar prejuízos que podem surgir decorrentes do aparecimento de manchas e riscos no material.

A falta de zelo no manuseio dos vidros é um fator comum apontado por diversas empresas, em casos de manchas e riscos. O aparecimento de manchas nos vidros, fenômeno também conhecido como irisação, podem ocorrer devido ao acondicionamento inadequado das peças.

Para um correto armazenamento é necessário que o vidro não entre em contato com água ou umidade, o que faz o vidro dar início ao processo de irisação. Por se tratar de uma reação química, com o passar do tempo as manchas ficam mais evidentes, sendo percebidas, muitas vezes, após a instalação do vidro.

Utilize calços e guarnições de boa qualidade

De acordo com a norma NBR 7199, o calço tem a função de manter a lâmina do vidro em uma posição adequada em relação à cavidade de alojamento previstos nos perfis da folha e evitar o contato direto com materiais que possam causar danos ao vidro.

O calço é utilizado para evitar a troca de calor entre vidro e perfil e trata-se de um item de extrema importância na instalação de vidros, isso porque caso ele não seja colocado, com o tempo, o atrito do vidro com o perfil pode provocar trincas e quebras. O mesmo se aplica para as guarnições nas laterais do caixilho, que protegem a peça do contato direto com o perfil, evitando assim quebras e trincas espontâneas.

Cuidado com as folgas

As folgas são necessárias pois, o vidro, as ferragens e componentes se dilatam com as variações de temperaturas, podendo comprometer a instalação. O recomendado é ter no mínimo 5mm de folga.

É comum nas empresas de esquadrias problemas devido a quebras espontâneas originadas pelo profissional não seguir as folgas recomendadas na norma e as peças de vidro encostarem no perfil devido a dilatação térmica natural dos materiais e do edifício.

Vedação

A falta de vedação nas instalações de vidro pode provocar vazamento de água para dentro das estruturas, comprometendo todo o conjunto e podendo ocasionar a perda dos materiais. Para isso é preciso contar com silicones e borrachas apropriadas.

Além do problema de vazamentos, o contato da água e de componentes químicos com o vidro laminado com PVB podem ocasionar a delaminação.

Atenção às técnicas de beneficiamento do vidro

Para qualquer processo de beneficiamento do vidro, lapidação, corte, têmpera, são necessários alguns cuidados. Isso inclui uso de maquinários e produtos específicos, mão de obra qualificada e orientação dos fabricantes no trato com produtos especiais.

Um caso muito comum trata-se da oxidação apresentada em alguns espelhos. Normalmente ocorrem em empresas que não tomam as devidas precauções ao se cortar e lapidar as peças.

Nestes casos, nota-se que no processo não há um controle da água e a regulagem dos rebolos, fatores fundamentais para uma boa qualidade da lapidação.

---

Como deu pra perceber, muitos dos erros referem-se a problemas de instalação do material, que seriam facilmente resolvidos caso o profissional seguisse todas as normas existentes. A Blue Glass conta com todo suporte para ajudar nossos clientes a evitar tais problemas, seja por meio de atendimentos técnicos especializados ou também por nossos conteúdos do Blog.

Entre em contato conosco para saber mais.