loader

Blog

Entenda a importância da sustentabilidade na construção civil

A construção civil é uma área que está em constante mudança e crescimento. Por isso, os profissionais sempre precisam estar se atualizando para se adaptar conforme as exigências do mercado e do mundo.

Uma das pautas mais levantadas para o debate nos últimos tempos é a questão da sustentabilidade na construção civil, afinal, a preservação dos recursos oferecidos pelo meio ambiente se tornou prioridade em quase todas as áreas e na construção não seria diferente. 

Sustentabilidade e construção civil

A sustentabilidade é um tema em constante discussão, pois o intuito é não afetar tanto o meio ambiente. Porém, parece contraditório falar em sustentabilidade na construção civil, visto que é uma área que gera impacto de várias formas no meio ambiente. 

É por isso que o debate deve ser ainda mais constante, pois os entulhos e restos de materiais gerados nos canteiros de obras afetam a extração de matéria-prima, bem como é preciso pensar no uso exacerbado de energia. Assim, os profissionais devem estar dispostos a pensar em alternativas que diminuam esses impactos e se adaptar às novas normas e realidade.

A importância da sustentabilidade na construção civil

A construção civil gera um grande impacto no meio ambiente. Contudo, ela é ampla e envolve desde empresas de materiais de construção, passando pelos engenheiros até as entidades setoriais e, cada uma delas, tem um papel importante para diminuir essas interferências. Por isso, a ação deve ser em conjunto.

A implementação do desenvolvimento sustentável é um desafio que visa a diminuição do impacto das ações geradas pela construção civil no pré, no durante e no pós das obras. É um ato que vai contribuir diretamente com a qualidade de vida das próximas gerações, pois, por “menor” que seja o feito realizado durante esses processos, a longo prazo o meio ambiente e toda a sociedade sentirão os efeitos positivos.

Entretanto, o principal problema é o fato do setor civil extrair muitos recursos da natureza e ainda gerar uma quantidade abundante de resíduos. Por isso, uma das soluções pensadas e já adotadas por alguns profissionais é fazer com que os materiais que seriam jogados no lixo sejam reciclados e reaproveitados. É uma das alternativas para diminuir a retirada de recursos naturais e também para economizar.

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Quando bem debatida, estudada e implementada, a sustentabilidade na construção civil traz uma série de vantagens para a área. Além de estimular o consumo consciente, a sustentabilidade ainda traz:

  • um olhar diferenciado para a reutilização dos recursos que, antes, seriam desperdiçados, minimizando gastos;
  • por utilizar recursos que sobraram, também há uma redução de gastos, por conta da otimização desses materiais;
  • a sustentabilidade também afeta a forma de fazer obra, o que reflete diretamente nas construções, proporcionando para os clientes benefícios que antes não eram pensados;
  • mais vendas, pois, como a sustentabilidade é um assunto que está sendo bastante debatido, gera mais interesses;
  • melhoria da imagem da empresa, pois a sustentabilidade é um assunto bem visto pelos possíveis clientes e pelo mercado. Então, além de gerar economia, aumenta-se também a visibilidade positiva da empresa.

Desafios para empregar a sustentabilidade na construção civil

Apesar de a empregabilidade da sustentabilidade nessa área ter muitas vantagens, não é uma tarefa fácil para os envolvidos. Isso porque para se adaptar às novas normas e concepções do que é correto é preciso abandonar algumas práticas já conhecidas. 

É um ato de reaprender e mudar as atribuições que eram prioritárias, passando a investir na criação de ambientes que podem ter várias utilidades, adotando medidas que ajudem e facilitem um melhor aproveitamento dos recursos, como o uso da energia solar e do vidro, um material reciclável, em diversos ambientes. 

Práticas sustentáveis que podem ser adotadas na construção civil

Apesar da implementação ser mais lenta, já existem algumas práticas sustentáveis que podem e devem ser adotadas durante a obra, como:

  • realizar o gerenciamento dos resíduos de maneira apropriada: não tem como impedir a geração de resíduos na obra, mas é possível adotar medidas que levem esses restos para um local adequado, como, por exemplo, separar os materiais em uma caçamba e destiná-la a um aterro e/ou para triagem, para saber o que pode ser reciclado. 
  • investir em tecnologia: hoje já existem inúmeros aplicativos e softwares que ajudam a construção civil a adotar práticas mais sustentáveis. Com eles é possível calcular e estipular o material utilizado de maneira assertiva, economizando dinheiro e retirando do meio ambiente só o necessário.
  • evitar o consumo exagerado de energia elétrica: além de incentivar o uso da energia solar, valorizar e adaptar o canteiro de obra para utilizar os meios naturais contribui muito para uma construção civil mais sustentável.

A sustentabilidade na construção civil como meta: conte com a Blue Glass! 

A principal ideia é que todos os âmbitos da construção civil adotem práticas mais sustentáveis, tanto pela economia gerada, como pelos benefícios para o meio ambiente. Essa é uma atitude que vai ajudar a diminuir o consumo de insumos de maneira desenfreada, trazendo benefícios para as atuais e futuras gerações.

Uma construção civil alinhada com a sustentabilidade pensa na obra além do que ela é e trabalha para que ela seja benéfica para todos, sociedade e meio ambiente. 

A Blue Glass atua no comércio e beneficiamento de vidros para o setor da Construção Civil desde 1996, sendo referência nacional, com uma enorme variedade de produtos para o setor vidreiro. Para saber mais, entre em contato.