loader

Blog

7 dicas para usar melhor o vidro e aproveitar a luz natural nos seus projetos

O vidro é um material super versátil, que pode ser usado em quase todos os ambientes e estilos de decoração. Paredes de vidro proporcionam luminosidade, leveza e dão sofisticação e elegância ao lugar. Se usadas na fachada, as paredes de vidro permitem uma integração entre área externa e interna, transformando uma na extensão da outra. 

Uma outra vantagem é o benefício de poder aproveitar a luz natural e a paisagem externa mesmo estando dentro de casa. Além disso, o vidro ainda cria amplitude e pode ser usado para expandir lugares pequenos ou estreitos.

Apesar das vantagens, muitos moradores têm receio em optar pela parede de vidro, pois temem perder a privacidade. Para isso, pode-se utilizar paredes de vidro em locais estratégicos, como em andares elevados e áreas sociais da casa. 

Também é possível adicionar outros recursos ao vidro, como cortinas e persianas, ou ainda utilizar opções de vidros semi-translúcidos, que não permitem a percepção total.

Agora, vamos às dicas:

Invista em sistemas de envidraçamento

Seja para deixar a casa mais iluminada sem que haja a necessidade do uso abusivo da energia elétrica, seja para ter contato com a natureza, ajudar o meio ambiente ou uma forma de economizar – fachadas de prédios comerciais e residenciais que contam com envidraçamento garantem essas e muitas outras vantagens.

A utilização do vidro permite a entrada de luz nos ambientes. Assim, o material deve ser incorporado nas esquadrias de portas, guarda-corpo de vidro e janelas, que podem ter estrutura de aço, alumínio, madeira, entre outros materiais.

Mulher segurando um copo sentada próxima a janela

Adeque as Cores

As cores claras também ajudam, já que refletem melhor a luz, deixando o local mais leve e amplo. Se deseja utilizar cores mais quentes como o vermelho e o verde, opte por aplicá-las em quartos que recebem menos luz do dia, como os que não estejam voltados para a face norte. Elas ajudam a “aquecer” e tornar mais aconchegante o lugar. Se você tiver uma sala pequena, ou qualquer outro ambiente em que o espaço seja limitado, mais um motivo para aproveitar a luz natural.

Evite obstruir a entrada do sol

Não deixe que as janelas, portas e vitrais do seu imóvel sejam obstruídas por móveis, cortinas, persianas ou roupeiros, impedindo assim a entrada da luz natural. Observe também se a luz não está sendo bloqueada por árvores ou arbustos que não estejam devidamente aparados.

Adicione espelhos

Espelhos são excelentes aliados na hora de melhorar a iluminação dentro de casa. Caso sejam posicionados de maneira correta, a luz irá refletir e proporcionar uma sensação de conforto e amplitude. Sem contar que são peças de muito bom gosto na decoração de um imóvel.

Limpe os vidros por onde a luz entra no imóvel

Embora a luz seja capaz de passar pelo vidro, a poeira e sujeira em geral atrapalham esse processo. Por isso é recomendado limpar os vidros sempre que possível ou sempre que for observado algum acúmulo de sujeira, assim o ambiente fica mais iluminado e por consequência mais agradável.

Redistribua os móveis

Uma decoração mais clean ajuda a iluminar os ambientes. Muita mobília e objetos decorativos reduzem e escurecem os espaços. Tapetes escuros podem ser trocados por outros mais claros enquanto as cortinas pesadas podem ser substituídas por tecidos leves e translúcidos.

janela basculante em teto de vidro

Aposte no teto de vidro

Por fim, outra boa sugestão para aqueles que têm certa disponibilidade financeira para investir é optar pelo teto de vidro. Esse modo de iluminação natural vale muito a pena para valorizar o ambiente interno. 

Atualmente, os tetos de vidro são encontrados com uma infinidade de variações, o que ajuda a deixar a casa de acordo com o seu perfil e necessidade. Inclusive, as residências modernas e contemporâneas têm adotado muito essa tendência.

Você acabou de conferir as principais formas de utilizar a iluminação natural em sua casa. Vale ressaltar ainda que a cor do ambiente influencia diretamente na iluminação. Por isso, é importante avaliar bem as tonalidades escolhidas a fim de decorar o local, bem como os cuidados que devem ser tomados para não cometer erros, como a disparidade entre tons e a característica do espaço.

___

Gostou do artigo? Confira também quais são 5 tipos de vidros que podem ser usados em fachadas. A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para cada ambiente. Consulte-nos!