loader

Blog

Manutenção de vidro: segurança para seus clientes

O vidro é um material de excelente custo benefício. No entanto,  mesmo contando com bom material e um bom profissional na hora da instalação, a durabilidade do produto também depende de um outro fator, extremamente importante e que é negligenciado por muitas pessoas: a manutenção do vidro.

Após a instalação, a manutenção garante que seu vidro tenha maior vida útil, garantindo que o vidro esteja sempre em bom estado.

A escolha de um bom material, como mencionamos, é essencial. No entanto, por melhor que seja um produto, o tempo pode causar danos às estruturas e desgastes, demandando uma vistoria regular.

A manutenção do vidro permite, além de maior tempo útil, maior segurança, menos dores de cabeça com a quebra ou possível troca do material de forma repentina. A seguir, vamos te responder perguntas frequentes sobre a manutenção de vidros.

Para exemplificar melhor a importância da manutenção do seu vidro, imagine a seguinte situação: você investe em um bom material para montar a vitrine da sua loja ou o box do seu banheiro, mas acredita que pode economizar no vidraceiro e confiar esse trabalho ao vizinho, conhecido ou amigo que não é vidraceiro especializado, mas cobra mais barato. 

Você pensa que está economizando, mas, na verdade, não é bem assim e logo mais adiante vamos te explicar o motivo! Agora vamos saber um pouco mais sobre a manutenção do vidro. 

De quanto em quanto tempo é indicado fazer a manutenção?

A norma NBR 14207 determina os requisitos básicos para os materiais utilizados na instalação de boxes de banheiro, por exemplo, com a utilização de painéis de vidro, estabelecendo também o tempo ideal de manutenção dessas estruturas. A manutenção deve ser feita, no mínimo, a cada 12 meses.

A manutenção é realizada em quais estruturas?

Essa é uma dúvida muito comum, mas vamos especificar. Geralmente, é preciso fazer a vistoria das ferragens, vedação, roldanas, buchas, pinos de giro, fechaduras, molas hidráulicas, guias, trilhos e alvenaria.

Para quem mora em prédios ou apartamentos, principalmente, precisa lidar ainda com a movimentação natural da edificação que pode gerar desgaste ou até mesmo rompimento do material. A manutenção evita situações e problemas dessa espécie.

Não negligencie a manutenção do seu vidro!

Um dos principais erros que as pessoas cometem em relação a instalação de estruturas com vidros é não priorizar a manutenção, negligenciando uma ação bastante importante,  que evita sérios problemas. Além disso, você irá investir na sua segurança e na segurança das pessoas que estão ao seu redor, evitando, por exemplo, que o vidro caia por cima de alguém por estar solto na sua estrutura de apoio.

Lembra da situação que citamos logo no início deste post? Investir em um bom material, mas não considerar a importância de um vidraceiro para instalar, seguindo as normas e evitando grandes dores de cabeça e problemas não só financeiros, pode colocar em risco a vida dos clientes e das pessoas que estão trabalhando no local ou entrando em contato diretamente com a estrutura. 

Como é feita a manutenção?

Essa é outra dúvida bastante comum. Mas, antes de saber como é feita a manutenção, é importante compreender que isso depende de alguns fatores. Entre eles, o principal é o tipo de vidro e o método que foi utilizado para fazer a montagem.

Algumas instalações, como envidraçamento de sacada; portas; guarda-corpo externo; boxes; janela de instalação externa podem ser feitas por vidraceiros, mas outras, que exigem mais conhecimentos técnicos específicos, devem ser feitas por profissionais mais especializados. 

Além disso, é preciso escolher bem o profissional que irá realizar a manutenção, pesquisando sobre a reputação e os conhecimentos técnicos do especialista antes de realizar a contratação. 

Fique de olho: não adianta manutenção, se a instalação não foi feita seguindo as normas de segurança

Isso mesmo! Você pode comprar o melhor material disponível no mercado e o melhor custo benefício, no entanto, há algo bem importante que precisa ser levado em consideração: a instalação. 

Como mencionamos acima, a NBR 14207 estabelece as diretrizes de segurança para a instalação dos vidros com segurança e qualidade, evitando tanto risco para o material e a vida útil dele, quanto para a segurança das pessoas, mesmo o vidro sendo considerado um material que pode durar muitos anos.

Mais uma vez, nesse tópico, podemos trazer o exemplo simples que trouxemos acima: pensar na manutenção do vidro também inclui  escolher uma boa equipe ou profissional que faça a instalação de forma adequada, seguindo as diretrizes de segurança estabelecidas pela Norma Regulamentadora, que existe justamente para evitar problemas sérios com má instalação.

Conte com Blue Glass!

Unindo tradição e tecnologia, trabalhamos com os melhores vidros do mercado, contribuindo para diversos tipos de projetos, em diferentes lugares do Brasil, com a qualidade que só a Blue Glass oferece.

Somos uma empresa a nível nacional, que conta com os melhores profissionais do ramo, produtos de qualidade e que vem se tornando referência no mercado. Acessando nosso portfólio você pode conhecer alguns dos nossos trabalhos. 

Quer fazer um orçamento? Clique em contato ou na área do cliente que nossa equipe está a postos para te atender da melhor forma.