loader

Blog

Entenda o funcionamento básico da fiscalização de obras

Se você já fez alguma obra – trabalha com isso ou conhece alguém que já fez – sabe que, muitas vezes, uma construção é um processo que pode trazer muitas dores de cabeça, conflitos e, acima de tudo, atrasos.

Por isso, é imprescindível ter um planejamento, e também um projeto, já aprovado pela fiscalização de obras. Essa preparação é necessária para que se dê início a esse momento pré execução, que precisa seguir normas e regras, pois garante a segurança e também a integridade do ambiente.

Mas, o que é a fiscalização de obras?

Uma tarefa de extrema importância para o mercado da construção civil, a fiscalização de obras consiste em uma atividade desempenhada para controlar e supervisionar todas as etapas de uma construção, que começa desde a criação de um projeto até, finalmente, sua execução, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Ou seja, é uma forma de controlar e também fiscalizar como está o andamento da obra, além de conferir se os profissionais selecionados estão seguindo o que foi especificado no projeto e verificar se os prazos e os custos estão dentro do que foi apresentado.

Com isso, entende-se que a fiscalização de obras é um meio de cumprir prazos, seguir as normas, evitar o retrabalho e, por consequência, gerar uma economia de dinheiro, pois todos os custos com a construção em questão foram previstos no projeto apresentado à CONFEA.

Por que é importante fazer a fiscalização de obras?

A fiscalização de obras é, sem dúvidas, uma das atividades que precisam ser feitas no dia a dia da construção civil, antes mesmo de começar o processo de execução das obras. Especialmente se a obra for um processo de alto custo e que exige o cumprimento de prazos, pois é preciso que as etapas sejam bem definidas para que a entrega do empreendimento não atrase.

Dessa forma, a fiscalização de obras exige que esses prazos sejam cumpridos. Além disso, a vistoria também desempenha a função de analisar como os colaboradores estão trabalhando, realizando também a gestão de qualidade em todos os processos, pois também visa garantir a integridade e segurança dos envolvidos e do projeto em si. 

construtor em um canteiro de obras levantando uma parede

Para que isso ocorra é preciso manter contato com os fornecedores, observar e controlar como está sendo feito o armazenamento dos materiais, assim como indicar a ordem dos processos para que nada seja perdido por desorganização nos procedimentos padrões de uma obra.

No caso de obras de caráter público, com investimento financeiro da população e dos órgãos públicos, a fiscalização de obra ganha também uma nova atribuição, que consiste em averiguar além da seguridade do negócio. Essa função adicional visa garantir que o dinheiro público investido ali está sendo direcionado de forma correta e que foi gasto em prol daquela obra, ou seja, que não houve desvios ou gastos excedentes.

E, por fim, no final de todo controle e fiscalização interna, os fiscais responsáveis geram um relatório para que o “passo a passo” daquela obra seja documentado e palpável, evitando erros, retrabalhos e, com isso, um custo desnecessário.

Quem é o responsável pela fiscalização de obras?

Que a fiscalização de obras é um processo necessário e que deve ser feito para garantir segurança e evitar gastos exorbitantes e desnecessários a gente já sabe, mas quem é o responsável por desempenhar essa atividade?

O profissional responsável por fiscalizar e manter a obra dentro das normas e dos conformes solicitados é o fiscal de obra, o agente fiscalizador que é habilitado para desempenhar essa função, que pode ser um engenheiro que tenha registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), um arquiteto que também seja registrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ou qualquer outro profissional do meio, desde que também seja registrado e possa realizar tal atividade.

engenheiro fiscalizando uma obra

Além disso, é um profissional que precisa estar sempre disponível para visitar a obra com frequência, desde o seu início, meio e fim, para que se possa manter os registros corretos, realizar as medições necessárias e também para evitar que o cronograma elaborado na apresentação do projeto atrase. Afinal, o fiscal de obra precisa controlar toda a prática física, para que atenda as exigências, os prazos e o cumprimento das normas.

Como fazer uma fiscalização de obras adequada?

Sabendo quem deve fazer e a importância de uma boa fiscalização de obras, é hora de descobrir como ela deve ser feita, para que seja adequada segundo as normas.

Uma fiscalização de obras deve ser feita por etapas, ou seja, o início, meio e fim da obra. Já que cada uma pede uma demanda diferente do profissional.

  • INÍCIO - No começo da obra, o fiscal precisa analisar o cronograma, a ordem de serviço e ver os contratos com cautela;
  • MEIO - Já no meio do empreendimento, é preciso verificar e anotar as medições, os registros, realizar as visitas técnicas, além de solicitar algum serviço ou outro protocolo. É acompanhar, de fato, o andamento da construção, se está conforme o imaginado e esperado.
  • FIM - Por fim, o fiscal da obra observa se a construção está apta a funcionar e se tudo flui conforme o esperado, seguindo as normas de segurança e etc. Aí entra com o Termo De Recebimento Provisório, para que tudo possa funcionar, finalmente.

Se você está reformando ou construindo e este empreendimento contém aplicação de vidros, conte com a Blue Glass: empresa adepta à tecnologia em seus projetos, produzindo vidros com qualidade, excelência e segurança.

A Blue Glass é uma empresa que atua no comércio e beneficiamento de vidros para o setor da Construção Civil desde 1996. Situada no Paraná, na cidade de São José dos Pinhais, é uma marca que expandiu e se tornou referência de qualidade a nível nacional, com obras em vários estados brasileiros.

Com uma enorme variedade de produtos para o setor vidreiro, estamos sempre buscando soluções inovadoras, aliando tecnologia a qualidade. Para saber mais, entre em contato