loader

Blog

8 ferramentas para aumentar a produtividade na construção civil

Buscar eficiência e produtividade é algo que faz parte de qualquer profissão. Na construção civil, por exemplo, a produtividade está relacionada com a melhor maneira de utilizar os recursos disponíveis no canteiro de obras. Por isso, é preciso pensar em cada ponto da construção, como o transporte de materiais e o destino dos entulhos gerados na obra, e garantir um equilíbrio geral dos resultados dessa atividade.

A eficiência nos projetos é um dos indicadores mais importantes da construção civil. Em termos de agilidade, quanto mais rápido os serviços forem realizados e menor forem os prazos de entrega, maior será a margem de lucro e, consequentemente, os ganhos e a produtividade do serviço. Por isso, os profissionais precisam conhecer quais as ferramentas de produtividade que geram um aumento na agilidade e na qualidade de execução das atividades.

As empresas desse setor precisam, principalmente, conseguir executar um projeto utilizando menos recursos materiais. Quanto menos insumos forem desperdiçados na obra e quanto menos tempo for gasto, maior será o ganho de produtividade e eficiência, gerando uma obra mais econômica e rentável. 

Mas conseguir esses feitos não é algo fácil. Por isso, organizar quais as ferramentas certas para gerar essa produtividade é de extrema importância. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, confira as dicas que separamos a seguir.

Como medir a produtividade na construção civil?

Uma maneira de analisar a sua empresa e saber como estão os seus índices de desempenho é medir a produtividade das suas obras. Mas para isso é preciso saber o que deve ser medido. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), há alguns fatores de impacto que são considerados necessários para analisar a produtividade na construção civil. Acompanhe a seguir:

  • Matéria-prima: não há como realizar uma boa obra sem materiais de boa qualidade, que te proporcionem um controle de estoque e um menor tempo de retrabalho;
  • Capacitação dos funcionários: com funcionários capacitados, satisfeitos com a empresa e a sua remuneração, o gosto pelo trabalho será maior e, consequentemente, os esforços e a produtividade da empresa também;
  • Planejamento: sem um bom planejamento, nada acontece de forma produtiva. Realizando esse ponto de forma assertiva e organizada, sua obra não enfrentará faltas, nem desperdício de materiais.

Mas após a verificação de todos esses pontos e a análise de produção, como conseguir aumentar a produtividade? É isso que iremos abordar a partir de agora.

8 ferramentas para aumentar a produtividade na construção civil

Para a construção civil, a produtividade nos projetos é um fator essencial. Nos últimos anos, a indústria desse setor não obteve grandes índices de aumento. Por isso, é necessário pensar em ferramentas que auxiliem no aumento dessa produtividade para que o cenário ganhe novos ares.

Com o avanço das tecnologias, novas ferramentas digitais para a construção civil foram inseridas no mercado e podem melhorar a eficiência dos processos internos e, consequentemente, a produtividade. Confira:

1. Planejamento de obras

Como mencionamos anteriormente, o planejamento é um fator primordial para qualquer negócio. Na construção civil, ele deve começar desde o planejamento das obras, detalhando os projetos, os materiais a serem utilizados, a mão de obra, os possíveis desperdícios, o prazo médio e o prazo final e a lucratividade da obra. Com isso, é possível desenvolver todas as etapas com mais eficiência, cumprindo todo o cronograma e evitando retrabalho.

2. Investir em mão de obra qualificada

O mercado exige qualificação. Garantir uma mão de obra capacitada certamente vai gerar um aumento no rendimento da obra. Sabemos que cada serviço envolve métodos distintos e sem mão de obra especializada, aumenta-se a chance de erros. Por isso, invista sempre na qualificação da mão de obra.

3. Automatizar os equipamentos

Investir em automação de equipamentos é uma das soluções que gera maior rendimento das atividades. Com esse recurso, é possível ganhar agilidade na execução, maior precisão no serviço e otimizar o tempo. Isso facilita nos pontos associados à qualidade do material e entrega no prazo.

4. Terceirização de serviços

A terceirização de alguns dos serviços da obra ajuda na redução dos gastos fixos do projeto e ainda auxilia na mão de obra qualificada, pois os terceirizados já são especialistas em determinadas funções. É algo que gera produtividade e resultados positivos para o setor e, por isso, vem sendo cada vez mais utilizado. 

5. Investir na comunicação

A falta de comunicação na construção civil é algo que pode prejudicar todo o planejamento da obra. Se não houver uma boa interlocução entre as equipes, dentro do canteiro de obras, pode haver problemas na realização de etapas, no envio de materiais e, assim, atrasar ou até paralisar a obra.

Por isso, é fundamental que haja uma boa comunicação e transmissão de mensagens de forma correta. Para facilitar esse ponto, alguns aplicativos e ferramentas digitais podem ser inseridos para que auxiliem o processo de comunicação.

6. Utilizar ferramentas tecnológicas

A tecnologia veio para auxiliar as indústrias e serviços nos seus processos de trabalho. Na construção civil, por exemplo, existem soluções tecnológicas, como softwares de mobilidade, que facilitam a produtividade do setor. Através dessas ferramentas é possível automatizar o setor, melhorar a qualidade dos registros de informações, facilitar o acesso a essas informações, ampliar a comunicação entre as equipes e até garantir a entrega e a compra de materiais. Tudo isso de forma prática, rápida e sem precisar se locomover.

7. Criar recompensas para os colaboradores

Não há nada melhor que uma motivação para instigar o desempenho dos colaboradores. Para isso, adicionar recompensas gera maior foco e produtividade.

8. Investir em gestão da informação

A informação é a moeda do século. Portanto, ter a informação correta sobre sua obra é essencial para um bom desempenho. Por isso, busque investir em gestão da informação, por meio de softwares, por exemplo, para criar as melhores estratégias e tomar decisões assertivas sobre o projeto.

Aqui, na Blue Glass, utilizamos todas essas ferramentas para garantir o bom funcionamento e produtividade do nosso trabalho. Sem dúvidas, elas têm nos ajudado a destacar o nosso nome no mercado e garantir a vocês, clientes, um serviço de excelência.