loader

Blog

Obras com vidro para se inspirar em 2022

O uso do vidro na construção civil não é algo recente. Apesar disso, a sua aplicação em obras as torna mais elegantes, sofisticadas e luxuosas. O vidro também oferece outros benefícios além do requinte. Dependendo do tipo, ele pode evitar a retenção de calor dentro de um ambiente ou iluminar um espaço gerando mais economia na conta de energia.

Por isso, a seguir você vai aprender sobre como surgiu esse material que é tão utilizado em diversos setores, quais são os seus principais tipos e aplicações, além de conferir também como utilizá-lo da melhor forma. Confira!

Como surgiu o vidro?

Não há como dizer quem foi exatamente a pessoa que desenvolveu o primeiro vidro. Mas acredita-se que foram os egípcios os primeiros a utilizarem o material. Isso porque os objetos mais antigos já encontrados datam de 4.500 anos atrás.

O vidro é o resultado do aquecimento de areia, soda cáustica e sal em uma temperatura de 1700 Cº. Assim, o processo é feito até que os três elementos derretam e se cristalizem.

No começo, eram feitos apenas blocos maciços, até que no ano de 2000 a.C, as pessoas começaram a moldar pequenas vasilhas a partir do despejo desse material em fôrmas de barro. Mas quais são os principais tipos de vidro?

Tipos de vidro e suas aplicações

Conhecer os tipos de vidro e como eles podem ser melhor utilizados é essencial na hora de incluir esse material na sua obra. Confira os principais tipos que estão em alta: 

1. Antivandalismo

O vidro do tipo antivandalismo é muito mais resistente que o vidro comum. Como o próprio nome diz, ele é ideal para evitar os danos causados por pessoas mal intencionadas, e até mesmo acidentes.

As janelas e os vidros são pontos de acesso mais frágeis, por isso acabam sendo o principal alvo por serem mais fáceis de quebrar. O vidro antivandalismo foi desenvolvido para ser mais resistente, além de suportar condições climáticas extremas. É composto por duas ou mais lâminas de vidro, intercaladas por uma película plástica extra resistente.

vidro antivandalismo

2. Insulado

Ele é composto por duas lâminas de vidro, intercaladas por um perfil metálico, formando um bolsão de ar que pode ser preenchido com gás. Essa câmara interna  evita a troca de calor entre os ambientes pelo vidro, tornando-o uma ótima solução para regiões com temperaturas extremas.

3. Craquelado

O vidro craquelado é ótimo para decoração também. Ele é composto por três camadas de vidro laminado temperado, sendo a do meio quebrada. O efeito com estilo é incrível e combina com diversos tipos de ambientes.

4. Serigrafado

O vidro serigrafado também é uma grande opção para dar um toque a mais na decoração. Ele pode ser usado na cozinha, por exemplo, onde você pode aplicar na parede, na mesa ou nos outros móveis. Que tal ousar e experimentar o vidro pintado na sua decoração?

5. Fotoenergéticos

A energia solar é um tipo de energia obtida por meio dos raios solares. Mas você sabia que o vidro também pode ser um gerador de energia fotovoltaica? Eles ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro, mas prometem ganhar grande popularidade tendo em vista a crescente preocupação com o aquecimento global.

vidro fotoenergético

6. Vidro temperado

O vidro temperado é uma das opções mais resistentes, principalmente a  choques térmicos, disponíveis no mercado atualmente, sendo considerado, inclusive, um vidro de segurança. Esse tipo de vidro não pode ser cortado, por isso, caso seja necessário fazer cortes ou furos isso deve ser feito antes do material ir à têmpera. 

Por conta dessas características, essa opção de vidro é bastante recomendada para ambientes amplos ou ao ar livre, como varandas ou coberturas. 

vidraceiros trabalhando com vidro temperado

7. Vidro laminado 

Composto por placas de vidro unidas por camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB), o vidro laminado, assim como o temperado, também é considerado um vidro de segurança, ou seja, é bastante resistente a impactos, além de proporcionar um bom controle acústico. 

Assim, esse tipo de vidro é indicado para lugares como coberturas, fachadas, guarda-corpos, entre outros ambientes. 

Vidro na construção civil

Na construção civil, o vidro é utilizado de diversas formas, e sim, ele faz muito sucesso. Para as pessoas que buscam um toque mais sofisticado e luxuoso para suas obras, ele é uma excelente opção.

Por isso, investir nesse elemento para decorar ambientes e aplicar na construção é uma boa ideia. Veja alguma opções: 

1. Cozinhas

Os vidros podem ser utilizados também na decoração da cozinha. E quem não adora decorar esse ambiente da casa? 

Você pode usar o vidro nas portas dos armários, janelas e nas portas de entrada, caso sua cozinha tenha uma que separe os ambientes.

As cristaleiras também são ótimas opções para decorar com vidro. Elas podem ser usadas na cozinha para guardar copos e outros materiais feitos de vidro.

armários de cozinha de vidro

2. Banheiros

Já no banheiro, você pode apostar no bom e velho box, além do espelho acima da pia. Ele pode ser aplicado também nas prateleiras para apoiar objetos 

3. Living

No living, você pode apostar em belas paredes de vidro, o que facilita a vista da paisagem por fora da casa ou apartamento. Ele pode ser utilizado também em objetos decorativos, como lustres, vasos, entre outros. A ideia é ser criativo e inovar!

4. Terraço

Sem dúvidas, a mais famosa decoração de vidro no terraço é a cortina de vidro. Ela dá um toque muito elegante.

5. Jardins

Existem tantas coisas que você pode fazer na decoração do seu jardim com vidros. Por exemplo, você pode utilizar vasos para plantas, garrafas decorativas e até mesmo fazer os terrários que estão super em alta.

6. Fachadas

fachada de prédio de vidro

Nas fachadas de edifícios, o vidro oferece não apenas elegância, como também a possibilidade de iluminação natural, que consequentemente gera maior economia de energia, mais resistência e facilidade de limpeza.

Viu como esse material tão requintado pode transformar qualquer ambiente da sua casa? E não é preciso muito esforço ou investir valores altos para alcançar essa mudança.