loader

Blog

Projeto de Arquitetura: conheça as etapas

Antes de começar qualquer tipo de construção é necessário preparar um projeto de engenharia voltado para construção civil, a fim de definir os prazos, estipular metas e alinhar expectativas com o cliente. No entanto, em uma construção não é só um projeto de engenharia que se faz fundamental, é preciso a idealização de um projeto de arquitetura também.

O projeto vai servir como um guia para o encaminhamento da obra, sendo composto por  desenhos, representações, inspirações e muitos outros documentos necessários para a construção ou reforma de um ambiente. 

O que é um projeto de arquitetura?

Um projeto de arquitetura possui uma série de desenhos técnicos, somados a uma representação gráfica e os documentos com os objetivos básicos para a obra. Geralmente, esses objetivos são acordados na primeira reunião com o cliente, na qual ele informa o que deseja e espera daquela construção, por exemplo: quantidade de banheiros, de janelas, ordem dos cômodos e demais detalhes. 

Há vários tipos de projetos arquitetônicos, que são divididos em grupos para proporcionar uma melhor organização e facilitar o seguimento das normas da ABNT, como:

  • projeto de arquitetura residencial: idealizado para casas e apartamentos;
  • projeto de arquitetura empresariais ou corporativos: voltado para escritórios e empresas comerciais;
  • projeto de arquitetura comercial: indicado para bares, restaurantes, clínicas, lojas e etc;
  • projeto de arquitetura institucional: para obras governamentais, escolas, museus, hospitais, fóruns e etc.

Quais são as etapas de um projeto arquitetônico?

Montar o projeto de arquitetura de uma obra é algo que exige paciência e dedicação, pois são muitos detalhes que precisam ser levados em consideração. Por isso, é preciso ter um roteiro de obra bem amarrado para que nada saia fora do que já foi decidido nas reuniões prévias.

Dessa forma, é preciso seguir as etapas de um projeto arquitetônico, que são:

1. Definição do programa de necessidades (reunião com o cliente) 

Essa é uma fase anterior à criação do projeto para a obra. No entanto, é uma das mais importantes, visto que é nesse momento em que há o encontro entre profissional e cliente para averiguar e definir quais são os objetivos da obra, por exemplo, se for a construção de uma casa em condomínio fechado, quantos quartos e suítes o cliente quer, se deseja área externa, piscina, área verde e muito mais. 

É a ocasião de balancear o que o cliente deseja com o que é viável. É nesta fase que forma-se o "escopo" da construção ou reforma, para, assim, dar início à criação do projeto.

2. Estudo preliminar 

Essa é a segunda fase do projeto de arquitetura. É nesse momento que o profissional vai encontrar soluções para os desejos expostos pelo cliente. Além disso, o profissional vai buscar fazer o orçamento de maneira detalhada, apresentando os valores da obra e suas respectivas justificativas. 

As orientações e dados vão servir para a criação das primeiras plantas do projeto de arquitetura, colocando as áreas delimitadas do local, além de desenhos primários com base nas referências e na preferência do cliente.

Assim, por mais que o cliente deseje ter ou fazer algo na sua obra, se ele não tiver o capital para pagar, a solução é encontrar algo que supra essa necessidade e que caiba no bolso dele.

3. Visita ao local 

Essa é a etapa do projeto que o arquiteto vai até o local da obra para verificar o que é possível fazer, levantando todos os dados necessários para aferir se é viável a realização da construção. 

Nesse momento, começa-se os estudos com as informações obtidas do levantamento topográfico e planialtimétrico do terreno (que são os responsáveis por obter diretamente a planta do local), condições ambientais (como, por exemplo, a orientação do sol para dar conforto térmico ao cliente), entre outras questões.

4. Anteprojeto 

Essa já é uma fase bem avançada desse processo de criação, pois é nela que o arquiteto define melhor as especificidades da obra, criando as plantas baixas, fachada, estrutura do projeto, maquete em 3D e demais itens. 

É nessa etapa também que o profissional começa a pensar e direcionar para os responsáveis os outros tipos de projetos que cabem na construção, como o projeto hidráulico, projeto elétrico, o projeto sanitário e muito mais. Isso acontece para deixar tudo de maneira integrada, para que as etapas da obra andem em conjunto e ela seja finalizada no prazo estipulado com o cliente.

5. Projeto legal/Projeto de aprovação 

Essa é uma etapa primordial, pois nela vai ser criado um projeto bem completo, com todas as demandas e medidas para que seja enviado à prefeitura municipal da cidade solicitando a aprovação para que a construção seja, de fato, iniciada. 

Caso esteja tudo certo com as normas da cidade, a prefeitura aprova o projeto. É necessário ressaltar que para reformas de casas, lojas e apartamentos, no seu interior, não é necessário encaminhar documentação para a prefeitura.

6. Projeto executivo 

É a etapa final em que cria-se as plantas e desenhos detalhados para serem enviados para o canteiro de obra, destinada ao mestre de obras (pessoa responsável por delegar e acompanhar o desempenho das funções). É muito importante ressaltar que a obra não pode começar sem que todas as plantas e desenhos detalhados estejam entregues ao responsável!

7. Acompanhamento da obra 

Etapa essencial, pois é nela que se percebe se tudo está saindo conforme foi planejado ou se a obra vai atrasar por conta de material ou outros imprevistos. Afinal, tudo pode acontecer, por isso, as visitas constantes são essenciais.

Conheça a Blue Glass!

A Blue Glass atua no comércio e beneficiamento de vidros para o setor da construção civil desde 1996, com sede no Paraná, na cidade de São José dos Pinhais, mas com trabalhos em todo o Brasil, sendo referência nacional.

Oferecemos uma enorme variedade de produtos para o setor vidreiro, com soluções inovadoras, aliando tecnologia, design, qualidade e rentabilidade. Para saber mais, entre em contato