loader

Blog

Vidros insulados: conheça os principais benefícios e formas de utilização

Você já considerou usar vidros insulados em sua construção? Se sim, deve ter notado na hora de pesquisar que esse tipo é frequentemente usado na Europa e América do Norte e vem conquistando espaço da arquitetura nacional, se mostrando uma opção versátil para os diferentes climas do Brasil. 

Composto por duas lâminas de vidro (por isso, popularmente conhecido como vidro duplo),  os vidros insulados são ótimos para controle térmico, maior luminosidade do ambiente e ainda proporcionam isolamento acústico.  

Afinal, vidro insulado é apenas para inverno?

É comum o uso do vidro insulado em climas frios, devido à sua proteção térmica. Mas, ele é muito útil para diversas regiões, incluindo as quentes. O uso do vidro insulado deve ocorrer quando existe muita diferença entre o clima externo e interno. Assim, a troca de temperatura é reduzida, criando um conforto térmico. 

Os vidros insulados também garantem luminosidade, contribuindo para economia da energia elétrica. Por isso, mesmo que você esteja em uma cidade muito quente, o vidro insulado irá ajudar a manter a temperatura amena. Da mesma forma, que no frio, esse vidro consegue manter a temperatura ambiente agradável.

janela basculante em teto de vidro

Estabelecimentos como shoppings, escritórios, áreas residenciais, aeroportos, hotéis e hospitais geralmente utilizam esse tipo de vidro. 

Boa acústica e ambientes silenciosos

O vidro insulado também é uma ótima opção para quem deseja ambientes mais silenciosos. Esse material reduz a entrada de ruídos externos e proporciona um maior conforto sonoro. Por isso, para um estúdio de gravação ou salas de reuniões privativas, o vidro insulado é um grande aliado para diminuir a interferência de sons externos. No entanto, esse efeito só é alcançado quando combinado com uma esquadria feita para esse fim. 

Quais são os tipos de vidros

Na hora de escolher o vidro insulado é necessário analisar suas necessidades. Opções compostas por vidros temperados tem uma resistência maior, indicadas para ambientes com grande fluxo de pessoas. 

Existem também as composições com laminados, que são ideais para quem busca uma proteção acústica. Além disso, também tem proteção contra raios UV.

Para aqueles que habitam em lugares com alta incidência de luz, a combinação com vidro de proteção solar é a melhor escolha, além de oferecer uma estética diferenciada, que pode se adaptar para a necessidade de cada cliente.

Atenção às normas técnicas

Como em tudo no mundo da construção, os vidros insulados também precisam atender às normas técnicas do mercado. O vidro insulado precisa estar de acordo com a NBR 16.015, que define as características, requisitos e métodos de ensaio. 

Além desta, está em vigor também a NBR 16.023, voltada para vidros com revestimento para controle solar. Por fim, a terceira norma que precisa ser respeitada é a NBR 15.575, que classifica o desempenho de edificações habitacionais. Ideal para construção de prédios e espaços residenciais.

O vidro insulado está ficando cada vez mais conhecido. Ele é um produto versátil, que se encaixa em diversos designs arquitetônicos e combina com casas, apartamentos ou até mesmo construções comerciais. Seja qual for escolhido, pensar sempre em qual vidro é ideal para seu espaço garante uma melhor qualidade de vida, e claro, impulsiona a beleza da sua construção.

***

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!