loader

Blog

Saiba como especificar o vidro correto em um projeto de arquitetura

Atualmente, a tecnologia do vidro tem sido desenvolvida para fornecer soluções específicas e eficazes para cada projeto de construção. Há inúmeras opções à sua escolha, por isso é necessário estudar as características dos diferentes produtos e as condições específicas que irão afetar as janelas e portas de vidro que estamos projetando. 

Ao escolher o vidro para o nosso projeto, quais variáveis ​​devemos considerar e priorizar? Como equilibrar estética com funcionalidade e eficiência?

Em primeiro lugar, devemos entender as reais necessidades do projeto.Como dissemos, a quantidade de recursos é enorme, mas cada aplicação têm suas necessidades específicas - e são elas que devem ser consideradas antes da escolha.

Caso contrário, corre-se o risco de não obter a eficiência desejada. Por isso, a orientação profissional na escolha dos melhores materiais é fundamental.

A importância do vidro duplo hermético (DVH) 

Embora não seja obrigatório, o vidro duplo hermético (DVH) é uma das soluções mais interessantes para garantir o bom comportamento das superfícies envidraçadas em um projeto arquitetônico.

Eles permitem que o projeto alcance a transmitância térmica e o controle solar requeridos dependendo, é claro,  do local onde está localizado e da orientação das fachadas. Em aplicações muito especiais, vidros monolíticos são uma opção, mas opte pelas versões laminadas ou tratadas termicamente.

Proteção Solar

Performance do vidro

Os raios solares fornecem energia térmica e energia luminosa. Em áreas de sol excessivo procuramos evitar o superaquecimento dos interiores, permitindo a passagem de energia luminosa, mas evitando a passagem do calor.

Para isso, devemos estudar a performance dos vidros, escolhendo um vidro que filtre as porcentagens específicas de luz e calor que serão transmitidas para o espaço interno. Quanto mais baixo o fator solar, menos calor se tem dentro do ambiente.. É três vezes mais caro esfriar do que aquecer, então o nível de proteção solar do vidro é um fator essencial a ser avaliado.

Proteção Térmica

Vidro duplo

Em áreas frias, procuramos principalmente manter o calor no interior. O fluxo de energia térmica se move da zona quente para a zona mais fria, e se tivermos uma janela, o calor começará a passar através dela. Quanto calor perdemos? Depende de quão boa é a nossa solução de janela.

Se escolhermos um vidro monolítico (composto por uma única folha de vidro), perderemos um certo número de Watts por cada metro quadrado de janela. Esse número pode ser reduzido até mesmo pela metade se instalarmos um vidro duplo simples. O percentual de economia varia de acordo com diversos fatores e cada ambiente deve ser analisado individualmente.

Proteção Acústica

Os vidros laminados são considerados ótimas escolhas também para quem está pensando na atenuação acústica de um ambiente. Em sua composição, o PVB auxilia na redução de ruídos, o que o torna uma opção interessante para grandes centros comerciais, residências e construções em áreas movimentadas. 

Para uma performance ainda mais eficaz, utiliza-se o PVB acústico, que reduz significativamente o ruído em comparação com soluções de envidraçamento padrão. Acredite: esse é um aspecto cada vez mais importante do ponto de vista dos consumidores, especialmente com a popularização do home office.

Proteção Antivandalismo e para Segurança

Em caso de quebra, os fragmentos ficam presos ao interlayer (película plástica de polivinil butiral), evitando estilhaços e riscos de acidentes. Por essa capacidade de se conter, os vidros laminados são empregados em locais que necessitam fornecer segurança aos ocupantes, como guarda-corpos, vitrines, divisórias, coberturas e fachadas

Ainda que a requisição desse tipo de vidro seja maior em espaços públicos ou comerciais, nada impede que residências também possam se beneficiar dessas características técnicas.

Resistência Mecânica e ao Superaquecimento

Os tratamentos térmicos, como a têmpera ou termoendurecimento, permitem aumentar a resistência mecânica do vidro em até 5 vezes. Seu uso é indicado para casos como portas envidraçadas, que recebem esforços permanentes ao abrir ou fechar.

Em edifícios muito expostos ao sol, que recebem calor ao longo do dia, o superaquecimento das suas fachadas envidraçadas pode levar à quebra do vidro. O uso do vidro temperado aumenta esse nível de resistência ao calor..

Design e Controle Solar

Os vidros laminados também são capazes de reduzir a intensidade dos raios UVA e UVB que incidem sobre os ambientes. Além do bloqueio dos raios nocivos à saúde, também auxiliam a preservar os móveis do desbotamento.

Resistência ao Fogo

Existem dois tipos principais de vidro nessa categoria. Em primeiro lugar o anti chamas, que permite deter o fogo e os gases tóxicos (que podem causar mortes em um incêndio), e depois, o corta-fogo, que permite deter o fogo, os gases tóxicos e, além disso, o aumento de temperatura. 

Este último atua como uma barreira que absorve a porcentagem de calor necessária para impedir sua transferência, durante o tempo requerido (F30, F60, F90 e F120, em que o número indica o tempo de resistência em segundos).

…..

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!