loader

Blog

Mercado da construção civil: 3 dicas para se manter atualizado

A construção civil foi um dos tantos setores afetados pela crise sanitária da Covid-19, que assolou o mundo no último biênio. Contudo, é um mercado que conseguiu se reerguer rapidamente após as restrições e está em ascensão. Se você é um profissional empreendedor, que está querendo expandir os negócios no mercado da construção civil, seja como engenheiro, arquiteto ou investidor, esse é o momento para expandir os negócios e adentrar nessa área tão promissora.

Essa afirmação não é senso comum, quem confirma é um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), que prevê uma maior expansão no setor em comparação aos últimos oitos anos, com crescimento esperado de 4% para o Produto Interno Bruto - PIB.

Se você deseja enveredar no mercado da construção civil, ou já faz parte dele, a seguir você terá acesso a 3 dicas para se manter atualizado sobre essa área e quais os melhores caminhos para seguir e lucrar no ramo.

Mas antes de pegar todas as dicas valiosas, você precisa estar ciente de alguns tópicos importantes sobre a construção civil. Fatores importantes que nortearão os desafios que serão encontrados, sabendo como superá-los.

Quais os maiores desafios do mercado da construção civil?

Assim como todo empreendimento, o mercado da construção civil tem seus desafios e contrastes. Ainda mais em um mundo que requer reinvenções constantemente como o atual. Os maiores desafios da construção civil, são:

Gestão de pessoas: esse é um ponto muito importante, que deve ser considerado na hora de migrar para o mercado da construção civil. Mão de obra de qualidade é necessário e uma boa equipe requer um bom gerenciamento, para que as obras tenham andamento satisfatório e dentro do cronograma traçado. Todas as atividades que são desempenhadas no canteiro de obras dependem dos trabalhadores das mais diversas áreas.

equipe de trabalhadores de uma construção civil amontoando as mãos em sinal de colaboração

Ou seja, não basta contratar uma equipe com qualificação e experiência, é necessário gerenciamento desse pessoal e oferecer todo o suporte da administração do projeto.

Na gestão de pessoas é que se tem o detalhamento e parâmetro de verificação da evolução da equipe e sucesso de entrega das obras realizadas.

Assertividade no orçamento das obras: esse é um ponto crucial, pois sem um orçamento adequado, a construção poderá ser comprometida. Por isso, na hora de elaborar um orçamento, deve-se considerar os custos indiretos e imprevistos. Como criá-lo?

Esse é um “problema”, pois existem os imprevistos. Para ajudar a solucionar essa questão, a tecnologia tem sido uma grande aliada, pois facilita o processo, desde que sejam adotados os aplicativos corretos. Existem muitas ferramentas e softwares de gestão de obras, que auxiliam a interligar dados de compras, financeiros e integrar outros fatores, realizando os cálculos até chegar em valores assertivos de orçamento.

Os apps, que ajudam a reduzir os erros, podem ser utilizados em smartphones, tablets e computadores. Dessa forma, as construtoras têm menos chances de enfrentar prejuízos por erros de cálculos de orçamento. Atualmente, utilizar essas ferramentas é fundamental!

Acompanhar a evolução das obras: esse tópico parece algo que não deveria ser um desafio, mas acaba sendo, pois alguns gestores acreditam que basta deixar a obra “rolar”. No entanto, caso não haja supervisionamento, os problemas do dia a dia do canteiro de obras podem sufocar os trabalhadores e emperrar o fluxo de trabalho. Acompanhar a evolução das obras é imprescindível para atualização do cronograma do projeto e prestação de contas. Por isso, é importante cumprir essa demanda com regularidade durante as obras.

Esses são alguns dos pontos desafiadores na hora de iniciar um projeto no mercado da construção civil. Contudo, não são os únicos. Por isso, é importante manter-se atualizado das  mudanças do setor.

E como se preparar para os novos desafios?

Como visto nos últimos dois anos, problemas sérios podem acontecer e tudo pode simplesmente parar ou ser interrompido sem previsão de retorno. Por isso, é importante estar atento (a) aos novos desafios que podem surgir. Assim, a pesquisa sobre o que está acontecendo no mercado da construção civil é essencial.

Ficar ciente das novidades do setor, das implicações econômicas nacionais e internacionais no ramo, além de atentar-se para cumprir as demandas impostas pelos setores de regulamentação. Com base nisso, aqui estão as 3 dicas de como manter-se atualizado neste ramo tão promissor. Confira:

1. Fique de olho nas novidades

Com o avançar dos anos, os gostos e prioridades das pessoas vão mudando, as novas gerações têm novos focos e visões de mundo. A construção civil deve estar atenta a essas mudanças. Por isso, é essencial aprofundar-se sobre projetos sustentáveis, energia renovável e tecnologia. Pontos cruciais da modernidade, com foco na preservação do planeta e no uso da tecnologia de ponta.

2. Planejamento (interno e de obras)

Pode parecer repetitivo, mas o planejamento é fundamental para manter-se atualizado (a) e focado (a) em fazer os negócios darem certo. Então, planejar as ações, otimizar os processos, investimento de pessoal, equipamentos e comunicação é crucial para fazer o empreendimento funcionar.

equipe de trabalhadores de uma construção civil organizando o planejamento da obra

Além desse planejamento interno, também é preciso manter o foco no planejamento das obras, no projeto da obra, na apresentação do cliente, do orçamento, no gerenciamento dos trabalhadores, na fiscalização do canteiro de obras e em todos os processos da obra.

3. Consultorias

Ter acesso a esse tipo de serviço é essencial em vários setores, principalmente em empreendimentos grandes. A primeira consultoria que podemos indicar é a tributária. Existem diversas taxas e impostos que devem ser quitados pelas construtoras e é necessário estar ciente, pois o não pagamento implica multas. Essa é uma das formas de controle financeiro e de fazer a empresa funcionar de forma correta - lembra daquela parte de custos diretos e imprevistos? Os custos tributários entram nesse quesito. 

Seguindo essas dicas, sua empresa será um sucesso!