loader

Blog

Uso de vidro em fachadas comerciais: tudo que você precisa saber

A fachada de vidro é uma maneira moderna de revestimento externo em edificações, combinando estética e eficiência. Esse formato é adotado para prédios comerciais, lojas, condomínios e também residências.

Existem três tipos principais de fachada de vidro:

Convencional ou Esquadrias: 

Nesse formato, os perfis ficam expostos, é possível inserir portas e janelas com facilidade e sua instalação é mais simples;

Pele de vidro: 

É uma estrutura mais discreta, na qual é possível criar fachadas sem saliências, devido ao tamanho menor dos perfis, muito semelhante ao sistema Glazing, porém os vidros são encaixilhados;

Glazing: 

Com esse revestimento os vidros têm destaque, a fixação é feita por completo pela parte interna. Neste sistema temos o modelo Stick e o Unitizado, que possuem formas diferentes de montagem, porém com resultado final semelhante.

Para cada sistema existem variações na estrutura da fachada de vidro, não existe um formato melhor ou pior, e é necessária uma avaliação das necessidades de cada local para direcionamento quanto a melhor solução.

A estrutura básica da fachada de vidro é a combinação entre perfis, armações, fixação e os vidros. Estes podem ser laminados ou temperados, com tratamentos específicos conforme desejado, e, além disso, incluem sistemas de vedação e parafusos inoxidáveis.

Especificações e características de projetos de fachadas envidraçadas

É importante saber que antes de instalar uma fachada em vidro é preciso consultar um profissional especializado para realizar o projeto, uma vez que esse é de extrema importância para assegurar a qualidade do serviço, do material usado como também em relação às características térmicas, acústicas e de segurança.

No projeto serão definidas especificações importantes para a fase de execução, como:

  • Modelo da fachada;
  • Medida dos quadrados;
  • Linha do alumínio que será utilizada;
  • Especificações sobre o vidro.

Que tipos de benefícios a fachada de vidro oferece?

Não é de hoje que o vidro ganhou o gosto dos arquitetos e clientes, pois é um material que alia beleza, modernidade, facilidade de aplicação e limpeza, e sustentabilidade.

Prédios com fachada de vidro

A fachada de vidro pode ser composta por vidro temperado, laminado, serigrafado ou insulado. O uso de vidro refletivo nessas composições é ideal, pois proporciona o aproveitamento da luz natural e bloqueia os Raios Ultravioleta, eliminando o calor e consequentemente a necessidade de uso constante de ar condicionado.

Além do isolamento térmico, a fachada de vidro também proporciona atenuação acústica.

Fachada de vidro é um investimento

As fachadas de vidro são tendência em prédios e casas de alto e médio padrão. Esse produto é muito seguro e robusto, e tem um alto padrão estético.

Ao optar por uma fachada de vidro é possível aumentar a valorização do empreendimento, devido a alta durabilidade do material. Também deve ser considerado o baixo custo com manutenção, visto que o principal cuidado exigido pelo vidro é a limpeza periódica. Assim, é possível manter a aparência de um produto novo por muito tempo.

O tipo de fachada é determinada de acordo com o tamanho da estrutura e considerando os materiais que serão utilizados em conjunto com o vidro. Normalmente, utiliza-se o alumínio que também possui alta durabilidade.

A composição de fachada em vidro de prédios também pode ser uma alternativa de revestimento de alvenaria.

Fachada de vidro e suas vantagens

O custo de uma fachada de vidro pode ser mais alto, porém suas vantagens trazem uma grande relação de custo-benefício, como podemos ver abaixo:

Economia de energia: 

Esse é um dos pontos de destaque no uso de fachadas envidraçadas, pois com essa solução a luz natural é transmitida para o interior do ambiente, possibilitando economia com luz artificial;

Controle da temperatura ambiente: 

Os vidros refletivos são as ótimas opções quando a sua intenção é controlar a temperatura do ambiente. Esse vidro auxilia na retenção do calor solar, reduzindo o consumo de equipamentos reguladores de temperatura;

Controle de luminosidade: 

Quando o assunto é fachada de vidro, a primeira coisa que se pensa é luz natural excessiva, porém o uso de vidros refletivos controlam a iluminação que entra no ambiente, podendo até dispensar o uso de cortinas;

Impacto visual: 

Esse tipo de estrutura, quando executado por uma empresa qualificada, traz um aspecto moderno e elegante para o ambiente, e dispensa o uso de revestimentos ou tintas.

Prédios com fachada de vidro

Cuidados com a fachada de vidro

Ao definir que uma fachada de vidro será parte de um projeto, é preciso determinar qual o tipo de vidro, assim como quais os objetivos que deverá atender. Dentre as opções mais comuns, você pode escolher entre:

Esses dois são os tipos de vidro que vão garantir maior durabilidade, segurança e resistência a um projeto de fachada de vidro, devido às características do seu processamento.

Outra grande vantagem de uma fachada de vidro é que ela permite um isolamento térmico e acústico de qualidade. Para isso, é preciso que seja feito um estudo do espaço, a fim de assegurar que todos os índices e parâmetros estipulados no projeto sejam atendidos.

Fachada de vidro temperado ou laminado?

O vidro temperado e o vidro laminado são ‘vidros de segurança’, por isso, são ideais para uso em fachadas de vidro, porém qual o melhor para se empregar depende de cada projeto. 

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o comum, pois passa por um processo de têmpera, que o torna mais resistente à flexão e impactos frontais. Seu uso em fachadas é recomendado para ambientes no pavimento térreo e em sistemas de fixação do tipo Spider.

Já o vidro laminado pode ser utilizado em qualquer pavimento, desde que obedecendo às normas de aplicação e fixação. É formado por duas ou mais lâminas de vidro, unidas por uma película de PVB – Polivinil Burital ou resina. Em caso de quebra os vidros ficam presos nessa película, evitando acidentes graves.

---

Criar um projeto do zero nem sempre é tarefa fácil. Pensar nos mínimos detalhes da obra, o material utilizado, as cores, tamanho, forma, tudo isso exige dedicação e comprometimento. Pensando nisso, a Blue Glass conta com uma equipe técnica treinada para dar todo o suporte necessário, desde a fase inicial até o acabamento.

Entre em contato para saber mais.