loader

Blog

Vidros de controle solar: conheça seus benefícios

O vidro está presente no dia a dia da sociedade, às vezes até de forma imperceptível, seja nos utensílios domésticos, nas construções civis, nos aparelhos tecnológicos e até mesmo no desenvolvimento científico. É um produto totalmente sustentável, que pode ser reutilizado de diversas formas, preservando sua pureza e qualidade.

Composto por materiais como areia, barrilha e calcário, o vidro consegue ser útil na proteção contra sabores, ruídos, odores e temperatura, ou seja, mantendo a estética do ambiente e protegendo o local em que foi aplicado.

Por falar em temperatura, você provavelmente já viu grandes prédios com fachadas de vidro refletivo nos centros comerciais, não é? Nesses casos, as empresas utilizam o vidro de proteção solar, feito especificamente para auxiliar no controle de luminosidade, no conforto térmico e na filtragem dos raios UV.

Geralmente, os clientes, e até muitos profissionais, não sabem a diferença, características e aplicações desse material. Por isso, preparamos um material completo sobre tudo o que você precisa saber sobre o vidro de controle solar.

O que são vidros de controle solar?

O vidro de proteção solar, também chamado de Vidro Refletivo ou de controle solar, é um vidro que foi submetido a um processo de metalização. Ele consiste no depósito de micropartículas de diferentes tipos de metais na sua superfície, que criam uma camada protetora. Essa combinação de óxidos faz com que o vidro, quando exposto à luz natural, reaja de forma diferente. 

Devido a essa combinação, a coloração e a performance técnica do produto podem mudar, dependendo da quantidade e do tipo de metal que é depositado no vidro.

O vidro de proteção solar conta com três características funcionais: absorção, transmissão e reflexão. Todas essas características estão diretamente ligadas ao calor e à luz emitidas pelos raios UV, mas cada uma exerce uma função específica para garantir uma maior eficiência do vidro no controle solar.

Conheça os benefícios do vidro de proteção solar

Os vidros de controle solar surgem como uma opção que mescla conforto e economia de energia, garantindo uma estética arrojada ao ambiente em que é aplicado. Multifuncionais, eles contam com benefícios que vão muito além da estética.

Os vidros de controle solar podem bloquear até 80% do calor incidido diretamente na janela, reduzindo o consumo de energia elétrica para a climatização do ambiente, sendo uma alternativa viável economicamente. Mas, além disso, são muitos os benefícios alcançados com o uso desse material.

Confira abaixo os principais benefícios do vidro com proteção solar:

1. Redução de energia

Devido à proteção solar e ao controle da quantidade de raios infravermelhos que entram no ambiente, o uso de aquecedores e ar-condicionado é consideravelmente baixo, diminuindo o consumo de energia.

2. Privacidade

O uso do vidro em janelas e vidraças deixa os clientes preocupados em relação à privacidade, mas o uso do vidro de proteção solar oferece controle reflexivo e consegue limitar a visão de fora para dentro, sem perder a visibilidade de dentro para fora. Unindo a segurança da sua privacidade com uma bela vista.

empresários fazendo reunião em uma sala com grandes janelas de vidro de controle solar

3. Conforto térmico e luminoso

Os vidros reflexivos auxiliam no controle da luminosidade e ofuscamento dos ambientes, aproveitando a luz natural e reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Além de bloquear até 80% da entrada do calor solar.

4. Versatilidade de aplicação

Pode ser utilizado nos diferentes tipos de vidro, como monolítico, temperado, laminado, temperado laminado e insulado.

5. Proteção contra os efeitos dos raios UV

O vidro de proteção solar em sua versão laminada consegue proteger até 99% dos raios UV. Primordial para não desbotar móveis, cortinas e objetos de decoração.

Além desses benefícios, a seguir veremos mais algumas vantagens do uso desse tipo de vidro. 

Vantagens de utilizar o vidro de proteção solar

Entre as principais vantagens de optar pelos vidros de controle solar está o controle da entrada de luz e calor no ambiente. Conseguir controlar a temperatura, a luminosidade e os raios prejudiciais são fatores que justificam a escolha do produto.

A redução do uso de ventiladores, ar-condicionados e iluminação artificial, que têm como retorno a redução do consumo de energia elétrica e, consequentemente, maior economia para o cliente.

Além da melhoria na climatização do ambiente, já que os vidros de controle solar podem bloquear até 80% do calor incidido diretamente na janela, garantindo um maior conforto.

Por último, também é possível ter uma estética mais padronizada, pois a aparência espelhada é um ponto de diferenciação que fortalece a identidade visual de uma organização.

Todas essas vantagens estão ligadas à sustentabilidade, gerando benefícios não só para o cliente, como também para o meio ambiente.

Quais locais os vidros de proteção solar podem ser aplicados?

Por suas características, esse tipo de vidro pode ser usado em residências ou fachadas comerciais, como janelas e varandas, ou seja, locais onde a incidência de luz solar costuma ser intensa. Mas também pode ser aplicado em coberturas e móveis de decoração.

Conte com a Blue Glass! 

Oferecemos diversos modelos de vidros, garantindo a qualidade do material mais indicado para o seu empreendimento. Trabalhamos com a oferta de produtos de qualidade no setor da construção civil inspirando inovação e contribuindo para transformar obras em arte, que nos colocam como uma das grandes empresas em atuação neste mercado, prestando serviços e participando de projetos por todo o país.