loader

Blog

Entenda a diferença entre o vidro laminado x vidro temperado

Você consegue dizer a diferença entre o vidro laminado e o vidro temperado? Apesar da semelhança entre eles e a excelente indicação no quesito segurança, existem diferenças nas suas características próprias, funcionalidades e modo de fabricação, o que ajuda na distinção.

Os dois modelos de vidros são bastante utilizados na construção civil, sendo ideais para garantir segurança e proteção e bastante procurados no mercado de vidros. Como mencionamos, apesar da semelhança, existem algumas características próprias que são capazes de distingui-los. Saiba a seguir a diferença entre o vidro temperado e o vidro laminado. 

Vidro Temperado

Primeiramente, é importante saber que o vidro temperado é mais resistente a choques térmicos e impactos frontais. Por isso, é considerado um vidro de segurança.

Esse tipo de vidro passa por um processo térmico de têmpera, que consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura aproximada de 700ºC (estado plástico) e, após essa etapa, o material passa por um processo de choque térmico com seu resfriamento imediato, que o faz se tornar mais resistente à flexão e suportar grandes variações de temperatura. 

Quando o vidro temperado quebra, seus pedaços não geram grandes ferimentos nos usuários, pois não são pontiagudos. Isso auxilia na hora da escolha de um modelo que garante maior segurança.

Vidro Laminado

O vidro laminado, apesar de também garantir segurança, passa por um processo diferente na sua fabricação. Este tipo de vidro é composto por duas – ou até mais – placas de vidro que são unidas por uma camada intermediária de Polivinil Butiral (PVB). Este processo garante que, caso o material se danifique, os estilhaços permaneçam colados na película e não se soltem.

A película de PVB também filtra até 99,6% dos raios ultravioleta, que são responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos. Além disso, o vidro laminado também auxilia na redução de ruídos, diminuindo as vibrações sonoras, por meio da camada de polivinil butiral.

Mesmo semelhantes, o vidro laminado diferencia-se do temperado, por exemplo, por sua borda, podendo ser perceptível visualmente.

Quando e como usar vidro temperado e vidro laminado?

vidraceiro cortando uma placa de vidro temperado

Ambos os modelos de vidro, tanto o temperado, quanto o laminado, só oferecem benefícios quando são utilizados da maneira correta. Podendo ser utilizados em conjunto, como é o caso dos vidros temperados laminados. Nesse caso, são utilizadas duas ou mais lâminas de vidro temperado, unidas pela camada de PVB para gerar um vidro laminado mais resistente.

Já o uso separado varia de acordo com a necessidade do local. O vidro temperado é bastante utilizado em portas e janelas que necessitam de furações e recortes. É indicado para construção civil e arquitetura, pois além de ser resistente, é versátil e pode ser utilizado tanto na estrutura quanto na decoração. 

Já o vidro laminado pode ser utilizado em locais que necessitam maior segurança aos usuários em caso de quebras. É comumente aplicado em fachadas de prédios, coberturas e sacadas. Também pode ser utilizado em outras aplicações para garantir ainda mais resistência como em divisórias, portas, vitrines, visores, pisos e fechamento de varanda. 

Esse tipo de vidro também é utilizado na indústria automobilística, sendo usado nos parabrisas dos veículos. Em caso de acidentes e forte impacto, o para-brisa pode se estilhaçar, mas será mantido no lugar e seus cacos não atingirão os ocupantes do veículo.

Ainda na dúvida? Então vamos ver algumas diferenças durante a sua utilização.

5 diferenças no desempenho dos vidros laminados e temperados

Apesar da sua semelhança, segurança e alta resistência, podemos citar algumas diferenças de uso dos materiais:

  • O temperado chega a ser até cinco vezes mais resistente à impactos frontais que o vidro comum;
  • O laminado oferece maior segurança contra desprendimentos ou quedas de estilhaços;
  • Vidros temperados costumam ser mais baratos;
  • O laminado oferece maior barreira acústica que o temperado.

Além disso, o vidro temperado é mais flexível que o vidro laminado, podendo resistir melhor a torções e ser utilizado em portas, janelas ou como colunas de contraventamento.

Qual é o mais caro?

O ideal não é optar pelo mais caro ou mais barato e sim por aquele que atende à necessidade do seu projeto.

O preço também varia muito de acordo com a região, mas, geralmente, o vidro laminado é mais caro que o vidro temperado, devido ao seu processo de fabricação.

Qual dos modelos é o mais resistente?

O vidro temperado é considerado o mais resistente a impactos, pois apresenta, em média, cinco vezes mais resistência.  Não à toa que ele é considerado um vidro de segurança e é muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes. Já o vidro laminado é mais resistente em caso de quebras, pois a peça se mantém na estrutura, fazendo com que o local não fique desprotegido.

Na hora de decidir qual o modelo ideal para o seu projeto, é importante levar em consideração a instalação do material. Dessa forma, você não passará pelo risco de escolher um material considerado inadequado para construção ou com riscos de má instalação.

Em caso de dúvidas, sempre entrar em contato com um profissional da área.

Onde encontrar vidros laminados e temperados de alta qualidade

Aqui na Blue Glass trabalhamos no comércio e beneficiamento de vidros para o setor de Construção Civil e Decoração desde 1996, oferecendo uma gama diversa de produtos, com vidros temperados, laminados e muitos outros tipos para que seu projeto seja realizado da melhor maneira possível, com qualidade e segurança.

Se você deseja saber mais sobre os produtos disponíveis, preços e distribuição, entre em contato conosco através do (41) 3020-8400.