loader

Blog

Piso de vidro: conheça os aspectos técnicos e saiba como usar essa solução

Que a utilização do vidro na decoração está em alta você já sabe. Divisórias, guarda-corpos e fachadas envidraçadas não são apenas uma opção estética, mas também sustentável e segura para a construção de qualquer empreendimento.

O que você talvez não tenha considerado ainda é a possibilidade de utilizar pisos de vidro nos seus próximos projetos. Sinônimo de sofisticação, quando aplicadas em pisos as peças de vidro ajudam a criar ambientes modernos e charmosos, proporcionando transparência e um melhor aproveitamento da iluminação.

Algumas possibilidades de uso dos pisos de vidro

Existem muitas alternativas para combinar o uso de vidro em pisos nos mais diversos ambientes de uma residência. Seja um projeto residencial ou comercial, o fato é que essa alternativa pode ampliar seus horizontes quando o assunto é a concepção de projetos únicos e que explorem o espaço da melhor maneira possível.

Integração de pavimentos

Ao optar por um piso de vidro para integrar dois andares, o resultado é a sensação de amplitude do ambiente. Além de servir como teto para o primeiro pavimento, serve como piso para o segundo, trazendo um ganho significativo em luminosidade e um toque de modernidade ao ambiente. 

Ambiente no segundo andar de uma casa sob piso de vidro

Conexão de áreas internas e externas

Outra possibilidade é utilizar placas de vidro como piso nas divisórias entre ambientes. Essa escolha aumenta a fluidez entre os espaços e cria um elemento de conexão. Quando combinado com portas envidraçadas, o resultado é uma sensação de amplitude ainda maior.

Interior de casa sob piso de vidro

Pisos de vidros em decks e piscinas

Áreas externas também podem se beneficiar da aplicação de pisos de vidro. Decks de madeira, por exemplo, podem ser construídos com pisos e tetos de vidro, criando um aspecto clean. Outra aplicação possível é nos fundos de piscinas, especialmente naquelas suspensas ou construídas sobre outros ambientes.

Coberturas transitáveis e mezaninos

Outra solução interessante para a ampliação das áreas úteis, especialmente em ambientes comerciais, é a utilização de mezaninos de vidro. Locais com pé direito duplo podem explorar essa tendência, gerando uma construção de aspecto leve e sem a sensação de rebaixamento do teto.

Escolha do vidro correto é essencial

Ainda há quem imagine que a utilização de vidro em pisos não é segura ou durável se comparada à escolha de outros tipos de material. De fato, não é qualquer vidro que pode ser utilizado nesse tipo de trabalho. A escolha dos itens deve observar as normas técnicas vigentes e, ainda que a beleza seja um dos itens a serem considerados, a segurança deve se sobrepor à estética.

No Brasil, não há uma norma técnica específica para utilização de pisos de vidro, mas os preceitos da NBR 7199 devem ser levados em consideração. O texto indica que somente vidros laminados e suas variações podem ser empregados nesse tipo de projeto.

É altamente recomendável ainda que se utilize interlayers (camadas intermediárias) estruturais, visando maior adesão entre as placas e reduzindo riscos de queda do piso após eventuais quebras.

Esse é um tipo de material no qual não é conveniente escolher apenas pelo melhor preço, a qualidade não pode ser deixada de lado em hipótese alguma. Além de contar com profissionais especializados na instalação, recomenda-se ainda que o projeto observe a dimensão das peças e a quantidade de apoios que serão necessários.

Calços de borracha nas laterais e no fundo de apoio podem ajudar a reduzir o atrito entre as bordas. Por fim, em áreas abertas, sugere-se ainda que a superfície externa do laminado receba revestimento antiderrapante, visando maior conforto dos pedestres, especialmente em circunstâncias de piso úmido.

.....

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!