loader

Blog

Vidros serigrafados: o que são e como utilizá-los

Portas, divisórias, janelas, box, decoração de ambientes e aplicações na linha moveleira. Essas são apenas algumas das possibilidades de utilização dos chamados vidros serigrafados, também conhecidos como vidros pintados.

Mais do que uma simples peça decorativa, o vidro serigrafado proporciona diversos benefícios, como privacidade, facilidade de limpeza e versatilidade. Por isso, conhecer mais detalhes sobre essa alternativa pode abrir um leque de opções interessantes para projetos únicos e arrojados.

O que são vidros serigrafados?

Os vidros serigrafados são aqueles que recebem cores ou desenhos em sua superfície com uma tinta especial, através de rolos ou telas. Esse processo de fixação das cores no vidro ocorre por meio de altas temperaturas, em fornos que atingem quase 700 graus Celsius, gerando um processo de pintura e têmpera simultaneamente. 

Na Blue Glass, o processo de serigrafia utiliza tinta termofundente, aplicada à lâmina de vidro por meio de uma tela silkscreen. Quando no forno, ocorre o processo de fusão, fixando a tinta na superfície do vidro. Branca, preta, vermelha, amarela, tabaco e acetinado são as cores mais comuns, mas outras podem ser empregadas dependendo do objetivo.

Muito além da estética

A versatilidade desse tipo de produto não se dá apenas em razão das cores, mas também nos diferentes segmentos que são utilizados, desde o automotivo ao eletrodoméstico.

Vale lembrar que, uma vez serigrafado, o vidro não pode mais ser cortado ou moldado, o que requer que projetos sejam bem estudados antes da execução.

Vidros serigrafados na decoração

A acessibilidade dos vidros serigrafados, combinada com as possibilidades que eles oferecem, faz com que essa alternativa esteja em alta no mercado. Arquitetos e decoradores que conhecem as suas características frequentemente optam por esse tipo de material como forma de refinar o ambiente. Afinal, trata-se de um elemento de fácil harmonização com outros objetos decorativos.

Dependendo do projeto, a cobertura da tinta no vidro pode chegar a até 100%. Essa solução é frequentemente indicada para ambientes em que a privacidade seja prioridade, sem deixar de lado a estética moderna que o vidro proporciona. Salas de reuniões, revestimentos de parede, divisórias e box de banheiros, por exemplo, estão entre as aplicações que mais se destacam nesse sentido.

Por fim, cabe ressaltar que o vidro, em geral, resulta em processos construtivos mais limpos, rápidos e baratos do que outras opções de revestimento de fachadas. Mais um motivo para você incluir esse item na sua pauta nos próximos projetos.

.....

Você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção na hora de escolher um vidro serigrafado para o seu projeto? A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo(a) sobre quais são as melhores alternativas para cada ambiente. Consulte-nos!