loader

Blog

Vidros temperados: 5 vantagens de utilizá-los no seu projeto

Não é à toa que os vidros temperados estão entre os itens mais procurados de qualquer vidraçaria. Quando produzidos seguindo processos rígidos de qualidade, eles se mostram uma das alternativas mais versáteis para diversos tipos de projeto.

Os vidros temperados são aqueles que passam por um tratamento térmico em um processo chamado têmpera. Eles são aquecidos em um forno especial a uma temperatura de aproximadamente 700 graus Celsius e, em seguida, passam por um resfriamento rápido. 

Em decorrência desse processo, esse produto pode apresentar uma resistência mecânica até cinco vezes maior do que a do vidro comum. Porém, essa é apenas uma das vantagens de utilizar vidros temperados em seus projetos. Confira algumas delas.

1. Maior resistência a impactos

Essa sem dúvida é uma das principais vantagens que os vidros temperados oferecem. Por serem mais resistentes, são indicados em locais que necessitam de proteção contra impactos frontais de outros objetos. Além disso, os vidros temperados também são resistentes a choques térmicos, flexões e torções.

2. Proporciona maior segurança

A segurança também é um dos pontos fortes dos vidros temperados. Uma de suas características é o fato de que em caso de quebra, há significativa diminuição no risco de acidentes, pois ocorre fragmentação em pequenos pedaços. Além do uso em áreas externas, portas e janelas, eles também são utilizados em box de banheiro. 

Vidro quebrado na esquerda e vidro em perfeito estado na direita

3. Suporte a diferentes condições de temperatura

A capacidade térmica dos vidros temperados é outro diferencial ao qual você deve ficar atento. Graças ao processo de fabricação pelos quais são submetidos, esse material pode suportar simultaneamente temperaturas distintas em ambas as faces, por isso são empregados em fogões e fornos, por exemplo.

4. Podem ser de proteção solar

Proteger os habitantes da incidência da luz do sol sem que isso comprometa a entrada de luz natural no ambiente. Essa é mais uma das características dos vidros temperados de controle solar, e que cada vez mais vem sendo explorada em projetos comerciais e residenciais.

A boa notícia é que empregar vidros como esses em um projeto pode resultar em economia no consumo de energia elétrica, reduzindo a necessidade de uso de aparelhos de ar-condicionado e climatizadores. É uma tendência em construções que requeiram certificação de sustentabilidade.

5. Aplicação versátil

Os vidros temperados têm características diferenciadas, e sua aplicação torna-se extremamente versátil. Podem ser serigrafados, impressos, refletivos, insulados e até laminados

Demonstração de aplicação versátil de vidro

Em outras palavras: são peças únicas, que garantem um visual diferenciado e um acabamento moderno para qualquer tipo de projeto. Sua instalação é comumente feita com o uso de ferragens específicas para vidro, mas sempre deve ser realizada por profissionais qualificados.

Está com dúvidas so bre qual tipo de vidro é o mais indicado para o seu projeto? Consulte a equipe de especialistas da Blue Glass e conheça quais são as alternativas mais adequadas para cada ocasião.