loader

Blog

Descubra como os vidros contribuem para a certificação LEED

A certificação LEED fornece uma estrutura para criar edifícios verdes altamente eficientes e com economia de custos. A documentação avalia o desempenho ambiental das construções. Essa avaliação é feita por meio de pontuação atribuída pelo preenchimento dos requisitos de cada critério adotado na construção.

O que é certificação LEED?

LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design que, traduzindo para o português, é Liderança em Energia e Design Ambiental. Já a certificação LEED é uma documentação internacional criada pelo United States Green Building Council (USGBC), em 1993, que visa guiar as construções civis para um caminho mais sustentável.

Segundo denomina a própria USGBC, LEED é o sistema de classificação de edifícios verdes mais utilizado no mundo. Está presente em mais de 165 países e territórios.

como os vidros contribuem para a certificação LEED

Disponível para praticamente todos os tipos de projetos de construção, comunidade e casa, o LEED fornece uma estrutura para criar edifícios verdes saudáveis, altamente eficientes e com economia de custos.

Na avaliação, leva-se em consideração todo o ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção, construção e operação até o descarte dos resíduos após a vida útil da obra.

Os critérios da avaliação dizem respeito ao:

  • Espaço Sustentável, 
  • Localização e Transporte, 
  • Eficiência do Uso da Água, 
  • Energia e Atmosfera, 
  • Materiais e Recursos, 
  • Qualidade Ambiental Interna, 
  • Inovação, 
  • Créditos de Prioridade Regional e 
  • Processo Integrativo.

Não é novidade que o ramo da construção civil é considerado um dos maiores causadores de impactos ambientais existentes. Isso ocorre justamente pelo ramo envolver atividades que modificam o meio ambiente nas fases de planejamento, construção e uso.

Tudo porque há uma grande quantidade de resíduos gerados e um consumo excessivo dos recursos naturais, como água e energia, o que interfere e compromete diretamente o equilíbrio do meio ambiente.

É por esse motivo que é preciso empregar o conceito de desenvolvimento sustentável às construções, com o intuito de minimizar o impacto ambiental.

Assim, na busca pelo desenvolvimento sustentável, é imprescindível um olhar holístico para encontrar soluções verdes no ramo das construções. Tudo a fim de obter um melhor desempenho ambiental.

Qual a importância da certificação LEED?

Acima já foram abordados alguns fatores que justificam a importância da certificação LEED para a construção civil. Dentro dos padrões de sustentabilidade sugeridos, os edifícios LEED economizam energia, água, recursos, geram menos resíduos e ajudam a saúde humana.

como os vidros contribuem para a certificação LEED

A seguir, estão outras questões importantes relacionadas à certificação:

  • Os edifícios LEED atraem os inquilinos, custam menos para operar e aumentam a produtividade e a retenção dos funcionários. Há, ainda, ganhos de competitividade, mais evidentes para edifícios comerciais. Tudo isso se traduz em valorização da propriedade acima do valor médio de mercado;
  • Concentra-se em materiais para entender melhor o que há neles e o efeito que esses componentes têm sobre a saúde humana e o meio ambiente;
  • Usa uma abordagem mais forte e baseada em desempenho para a qualidade ambiental interna, gerando um melhor conforto dos ocupantes;
  • Fornece uma imagem mais clara da eficiência da água, avaliando o uso total na construção;
  • Do ponto de vista social, o selo LEED representa mais conscientização, segurança e saúde dos trabalhadores e ocupantes. Há um aumento do senso de comunidade que se transforma em satisfação e bem-estar dos usuários.

O LEED é válido para todos os edifícios em qualquer lugar, independentemente da fase do ciclo de vida da construção.

Dos hospitais aos centros de dados, dos edifícios históricos até os que ainda estão em fase de projeto. A verdade é que existe um LEED para todo tipo de projeto de construção.

De acordo com o USGBC, os objetivos para qualquer projeto LEED são:

  • Melhorar a saúde humana individual e bem-estar;
  • Proteger e restaurar a água;
  • Proteger, aprimorar e restaurar a biodiversidade e o ecossistema;
  • Promover a sustentabilidade e os ciclos de recursos materiais regenerativos;
  • Contribuir de forma reversa para as alterações climáticas globais;
  • Construir uma economia mais verde;
  • Melhorar a equidade social, justiça ambiental e qualidade de vida da comunidade.

Como os vidros contribuem para a certificação LEED?

Por ser um material 100% reciclável, com o tempo os vidros foram ganhando mais funcionalidades em suas composições, o que os tornam grandes aliados das construções sustentáveis.

Um exemplo disso é o vidro de controle solar, que por receber camadas metalizadas na fabricação, reduzem a passagem dos raios de Sol, podendo barrar até 80% do calor e quase 100% dos raios UV, garantindo um melhor conforto térmico, reduzindo o consumo de ar-condicionado e luz artificial (responsáveis por boa parte dos gastos de energia).

Os vidros de controle solar refletivos, além de auxiliarem no controle de luminosidade e ofuscamento, aproveitam melhor a luz natural com menor utilização de cortinas e garantem a privacidade durante o dia, sem limitar a vista externa.

Já os vidros low-e (baixo emissivo) apesar de serem produzidos pelo mesmo princípio dos de controle solar, tem em sua composição materiais nobres com melhor performance em sua camada metalizada, por isso são mais neutros e permitem maior entrada de luz solar, controlando melhor a entrada de calor.

Tanta eficiência e sustentabilidade fizeram com que esse tipo de vidro fosse exigido para pontuação de obras, no Brasil cerca de 40 projetos possuem a certificação LEED.

Quer saber mais sobre a importância de escolher empresas certificadas para o fornecimento de vidros? Descubra neste artigo.

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!