loader

Blog

8 tendências em arquitetura e decoração para 2023

Já estamos, oficialmente, entrando no segundo semestre do ano. No entanto, falar sobre decoração e as tendências em arquitetura de 2023 está sempre em alta, afinal, tudo está em constante mudança.

Com a pandemia iniciada em 2020, a rotina mudou, incluindo a do trabalho. O home office, que ainda não era tão comum no Brasil, passou a ser adotado por grande parte das empresas. Diante disso, muitos precisaram adaptar o espaço doméstico para atender às demandas.

Mesmo com o fim da pandemia mais próximo, muitas pessoas ainda trabalham de casa. Por isso, as tendências em arquitetura de 2023 continuam apostando nesse formato e transformando espaços domésticos em ótimos ambientes de trabalho. Confere só essa e outras tendências em arquitetura para 2023:

1. Versatilidade e assertividade nos móveis

Como falamos acima, com a chegada da pandemia e do home office, houveram muitas mudanças. Por isso, ambientes versáteis e móveis que possuem mais de uma função continuam sendo uma grande aposta. O que era apenas uma mesa de jantar, passa a ser uma mesa de trabalho, uma penteadeira assume a função de escrivaninha. Essa ressignificação de itens que já possuímos com o objetivo de atender às novas necessidades é uma maneira funcional, criativa e sustentável de criar novos espaços dentro de casa.

2. Falando em sustentabilidade…

Outra coisa que a pandemia despertou foi a reflexão sobre os hábitos de consumo. Nunca se prezou tanto o bem-estar, a saúde, o ar mais limpo e o contato com a natureza. Por isso, uma grande tendência da arquitetura para 2023 são os ambientes mais verdes e com espaços para jardins. Para quem mora em apartamento, o jardim vertical surge como uma ótima opção. O jardim de inverno, para quem mora em casa, também aparece com grande força. Isso porque as plantas trazem para dentro de casa o sentimento de leveza, bem-estar e aconchego.

3. Cores mais aconchegantes

Uma outra tendência em arquitetura para 2023 são as cores. A Pantone e a Coral são duas empresas que elegem, anualmente, a paleta de cores para o ano. Este ano, a cor eleita da Pantone foi a very peri, que transmite encorajamento, inovação e criatividade. Basicamente, o que se precisa para trabalhar em casa. Percebeu como as tendências em decoração rodam em torno do home office? Já a Coral elegeu a melodia suave como cor do ano em 2022, o objetivo, segundo a empresa, é transmitir o sentimento de leveza, ambiente fresco, arejado e com um toque de natureza. Perfeito mesmo! 

4. Ambientes integrados

Ambientes integrados têm sido cada vez mais implantados nos projetos de arquitetura. Praticidade e aproveitamento de espaço é o principal objetivo na hora de integrar cozinha e sala de estar, por exemplo. O home office também demandou a adaptação dos ambientes da casa para que fossem melhor aproveitados. Unir ambientes proporciona a sensação de maior liberdade, interação e aconchego. Essa é uma grande tendência em arquitetura para 2023 e, com certeza, para os próximos anos também.

projeto de arquitetura de uma sala integrada com a cozinha

5. O chique é ser confortável

Ficar mais tempo em casa pede, principalmente, mais aconchego! Por isso, o conforto é a estrela das tendências em arquitetura para 2023. As ideias e opções são inúmeras para criar espaços confortáveis e chiques. Assim, o minimalismo, grandes almofadas e cores mais leves convergem para transformar o espaço em um ótimo lugar para descansar ou trabalhar.

6. O retrô é a nova moda

Móveis retrô também estão em alta nas tendências de decoração para 2023. Como estamos falando desde o início, a pandemia despertou diversos sentimentos, incluindo o desejo por um lar mais aconchegante, uma maior valorização da natureza, bem como novos hábitos. Nesse contexto, uma das maiores dificuldades enfrentadas foi a saudade das pessoas, das lembranças e do que significam. 

Dessa forma, os móveis retrô chegam para despertar memórias afetivas, já que essa tendência representa o resgate  de períodos como as décadas de 80 e 90, que foram muito felizes. Esses objetos ganham novos significados, ao mesmo tempo que despertam bons sentimentos e nostalgia. Em 2023, eles continuam com tudo e garantindo boa saída no mercado.

7. Iluminação

Uma outra tendência em arquitetura para 2023 são os ambientes cada vez mais iluminados. Grandes janelas, portas de vidro e projetos que priorizem a luz solar são cada vez mais escolhidos. Não só pelo home office, mas pela necessidade de deixar a casa com um aspecto mais saudável, arejado e tranquilo. 

Percebeu como o desejo por estar mais perto da natureza tornou-se maior com a pandemia? O significado de lar como um ambiente de segurança, aconchego e bem-estar ficou ainda mais forte. Continuar fisicamente saudável e mentalmente estável é essencial a partir de agora. Isso inclui viver em um espaço que transmita todos os sentimentos que precisamos para continuar realizando nossas atividades diárias com otimismo. Para isso, iluminação é tudo!

iluminação natural em um ambiente

8. Conte com bons parceiros na hora de decorar ou planejar o seu lar! 

Coisa boa é falar de decoração e arquitetura, né? Melhor ainda é encontrar parceiros que entendem exatamente o seu desejo e oferecem material de qualidade para você realizar o sonho de ter a casa que sempre quis.

Ter confiança e segurança nunca foi tão necessário, afinal, desde 2020, vivemos momentos de muita fragilidade, incerteza e insegurança. Contar com quem não desaponta tornou-se ainda mais fundamental.

A Blue Glass é especialista em participar da realização de sonhos. Temos vidros temperados, laminados, impressos, serigrafados, de controle solar, perfeitos para quem busca mais conforto.. Trabalhamos também com insulado, espelhos, vidros especiais, de decoração, além de ferragens e alumínios.

Há mais de 25 anos atuamos oferecendo o melhor para sua casa ou construção. Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando na aba “portfólio” e confira todos os projetos que já desenvolvemos junto de parceiros. Realizar seu sonho é nossa prioridade!