loader

Blog

Você sabe o que são vidros inteligentes? Conheça essa tendência

Transformar a janela em uma tela de projeção ou impedir a entrada da luz do sol sem precisar de cortinas ou persianas. Essas e outras possibilidades são apenas algumas das características dos chamados “vidros inteligentes”.

Os smart glass vêm ganhando espaço em projetos comerciais e residenciais e podem proporcionar conforto visual e economia de energia para as edificações. Você sabe como funciona esse elemento versátil e moderno da arquitetura? Neste artigo, explicamos todos os detalhes dessa tendência para você considerar em seus futuros projetos.

O que são os vidros inteligentes?

Aparentemente, um vidro inteligente tem exatamente o mesmo aspecto de um vidro tradicional. A diferença está na construção do produto. Internamente, ele conta com um polímero capaz de alterar as propriedades cromáticas em função da carga de energia recebida. Embora o mecanismo seja relativamente simples, essa é considerada uma das tecnologias mais avançadas da categoria.

O vidro inteligente funciona com um status de “ligado” e “desligado”. Ele é composto por duas lâminas de vidro separadas por uma película de cristal líquido. É essa película que contém os polímeros que respondem à eletricidade. 

Quando o vidro está “desligado” ele se comporta como uma divisória branca translúcida, na qual podem até mesmo ser projetadas imagens. Já quando ele está “ligado”, ou seja, recebendo corrente elétrica, os polímeros se reorganizam de forma a tornar o vidro completamente transparente.

Atualmente, há três tecnologias de vidros inteligentes: cristal líquido, a eletrocrômica e dispositivo de partículas suspensas (SPD). Embora os resultados sejam similares, há variações em termos de custo por metro quadrado. Vale a pena checar quais são elas antes de optar por qualquer um dos modelos.

Quais são os melhores usos para os vidros inteligentes?

Os vidros inteligentes já estão no mercado há um bom tempo, mas o desconhecimento da tecnologia e o custo mais alto de produção e instalação fez com que essa novidade demorasse um pouco mais para decolar. Aliás, ela literalmente vem decolando há bastante tempo, já que um dos usos desse material é nas janelas dos aviões.

As aplicações em projetos corporativos são inúmeras. Em um estabelecimento comercial, o vidro pode se comportar como uma vitrine ou letreiro. Em salas de reunião, basta mudar o status do vidro para garantir mais privacidade. Já em hospitais esse material pode trazer mais segurança ao ambiente, pois é dispensado o uso de cortinas ou persianas, evitando a aderência de bactérias.

Em edificações residenciais os usos também são variados. O mais comum deles está no controle da iluminação natural que atravessa as janelas. O ocupante da residência pode escolher, a qualquer hora do dia, se prefere receber a luz natural ou a luz artificial. Essa é uma solução bastante inteligente também para hotéis, pois proporciona maior conforto visual para os hóspedes.

Casa com vidros inteligentes

Vidros inteligentes não são a única alternativa

Os vidros inteligentes são um conceito inovador no mercado e a simples utilização deles em qualquer projeto significa agregar valor para o consumidor. A solução é também responsável direta pela economia de energia, em consonância com aspectos sustentáveis que são exigidos nas construções mais modernas.

Ao controlar a entrada de luz no ambiente com precisão, reduz-se também o aquecimento no cômodo, o que resulta em uso moderado dos sistemas de ar-condicionado sem que haja perda de conforto térmico. 

Finalmente, há a questão da estética e do conforto visual. Além de demonstrar elegância, o fato de poder controlar a incidência de luz reduz eventuais desconfortos causados nas horas mais quentes do dia.

Porém, você não precisa necessariamente investir em vidros como esses para ter resultados similares. A equipe da Blue Glass conta com um amplo portfólio de soluções em vidro, e muitos deles podem ser indicados para se atingir seus objetivos.

.....

Consulte a equipe de especialistas da Blue Glass e confira quais são as alternativas disponíveis em nosso portfólio para atender as suas necessidades.