loader

Blog

Confira como os vidros de proteção solar proporcionam ambientes claros e frescos

Na hora de construir exuberantes arranha-céus com fachadas envidraçadas, um dos desafios na etapa de projeto é especificar uma solução que evite a ação agressiva do sol, que pode esquentar demais os ambientes internos e causar desconforto térmico aos ocupantes do edifício. Para isso, os vidros de proteção solar são boas escolhas nessas circunstâncias.

A tecnologia usada na fabricação do material emprega revestimentos que permitem conciliar dois aspectos fundamentais para a arquitetura em regiões tropicais: alta transmissão de luz e baixo ganho de calor. Os vidros de proteção solar mostram a tendência da indústria por maior eficiência energética dos edifícios.

Os vidros de proteção solar, que também podem ser chamados de refletivos ou espelhados, funcionam como uma barreira protetiva contra o sol e os raios ultravioletas. Ao bloquear os raios solares, são preservados móveis e itens de decoração de uma casa ou empreendimento comercial, por exemplo.

Ao reduzirem significativamente a incidência de calor nos ambientes internos, os vidros de proteção solar permitem que a temperatura fique mais agradável, proporcionando um maior conforto aos ocupantes do espaço.

Como funcionam?

O vidro com proteção solar é na verdade um vidro comum, que pode ser de vários tipos, como simples, temperado, laminado, duplo ou temperado e laminado. A diferença é que ele é coberto com um material que o protege em até 78% do calor externo e sua composição pode filtrar até 99% dos raios UV, que são prejudiciais à pele e estragam os materiais de dentro dos ambientes, fazendo com que eles desbotem.

Essa camada metalizada, é composta por óxidos metálicos como titânio e níquel, utilizados através de nanotecnologia, que é a manipulação dos materiais a nível atômico, ou seja, em escala muito pequena.

O resultado da proteção dessa camada é a redução do calor interno dos ambientes em até 10 graus em relação à temperatura externa, e o aumento da luz natural com a redução de calor resulta, por sua vez, em uma economia de 15 a 27% na conta de energia, com a redução do uso de luz artificial e de ar-condicionado.

Quais são os benefícios do vidro de proteção solar?

Economia:

Redução do uso de energia elétrica com ar condicionado por controlar a quantidade de raios infravermelhos transmitidos pelo Sol para dentro do ambiente por meio do vidro.

Privacidade:

Os vidros de controle solar refletivos garantem privacidade ao usuário durante o dia, sem limitar a vista externa dentro dos ambientes.

Luminosidade natural:

A característica de reflexão também auxilia no controle de luminosidade dos ambientes e ofuscamento, aproveitando melhor a luz natural com menor utilização de cortinas e reduzindo os gastos com energia elétrica em iluminação artificial.

Fácil instalação:

Excelente solução como revestimento de fachadas no sistema de pele de vidro ou Glazing, garantindo rápida instalação e baixa manutenção.

Versatilidade:

Podem ser aplicados laminados e insulados, sendo que alguns produtos podem ainda ser aplicados monolíticos ou temperados.

Diversas possibilidades de uso:

Disponível em tonalidades de azul, verde, bronze, cinza e prata, podendo ainda ser combinado com películas de PVB colorido quando laminado.

prédios com fachada de vidro

Como são fabricados?

Os vidros de proteção solar são fabricados com uma tecnologia de ponta, na qual recebem uma deposição de camadas de óxidos metálicos (como titânio, níquel) em sua superfície

Eles podem ser temperados, ganhando uma resistência contra impactos até cinco vezes maior que o vidro comum e um desempenho térmico superior quando laminados (duas camadas de vidros intercaladas por uma camada de PVB – Polivinil Butiral) ou insulados.

Onde utilizá-los?

Os vidros de proteção solar normalmente predominam em fachadas de edifícios. No entanto, também podem ser utilizados em portas, janelas, varandas, divisórias e até mesmo em coberturas. São a escolha preferida de arquitetos para grandes prédios comerciais e corporativos, mas estão ganhando um espaço cada vez maior no segmento residencial.

Vantagens

Como já citado, o principal benefício desse produto é a redução de calor. Além disso, barra a entrada dos raios ultravioleta (UV) e, por consequência, prolonga a vida útil de móveis, tapetes, cortinas, aparelhos domésticos e outros elementos de decoração.

É, ainda, uma solução que traz economia ao estabelecimento ou residência, pois diminui a necessidade de utilizar ar-condicionado e iluminação artificial. Por isso, é um bom aliado do meio ambiente (alguns edifícios utilizam esse material para obter pontos na certificação LEED do Green Building Council). Sem dizer que valoriza significativamente o visual de um edifício.

Essas são algumas das possibilidades de uso, benefícios e vantagens de empregar vidros com proteção solar. 

Quer saber mais sobre o que são vidros especiais e como utilizá-los nos seus projetos? É só clicar nesse link.

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!