loader

Blog

Vidros em pergolados: quais as vantagens de escolher esse material para seu projeto

A pandemia de coronavírus fez com que muitas pessoas voltassem a atenção para maneiras de otimizar os espaços nas residências. Quem mora em casa e possui um quintal, jardim ou varanda, sabe que essa é uma das áreas que pode proporcionar muito conforto se for decorada do jeito certo.

Nesse sentido, os pergolados surgem como uma alternativa interessante, acessível e charmosa tanto em termos estéticos quanto em funcionalidade. E o que é melhor: estruturas que utilizem vidro em sua composição, além do preço acessível, podem resultar em áreas de convivência perfeitas para amigos e familiares.

Porém, você já parou para pensar nas questões técnicas que precisam ser observadas na hora de escolher um vidro para o pergolado? Listamos aqui algumas das vantagens ao optar por esse tipo de material nos seus projetos.

O que é um pergolado?

Se esse termo causa um pouco de estranheza para você, um pergolado nada mais é do que uma estrutura decorativa que pode ser construída no jardim, no pátio ou como extensão de varandas e fachadas. Além de ser uma opção que está em alta, esse tipo de estrutura serve ainda para controlar a incidência de luz.

Sendo assim, os pergolados se revelam estruturas versáteis de construção. O material de acabamento pode ser metal, madeira ou até mesmo alvenaria, mas é a combinação desses elementos com o vidro que pode ser capaz de criar um ambiente aconchegante e capaz de fazer seus amigos e familiares ficarem morrendo de inveja do seu projeto.

As principais vantagens de utilizar vidro na composição dessa estrutura

Em primeiro lugar, falemos do aspecto visual. Quando combinado com uma estrutura de madeira ou metal, o vidro proporciona um ar de leveza e com pouca interferência visual nas demais estruturas do ambiente. É como se você tivesse um componente multifuncional em termos de decoração para o ambiente externo.

vidros em pergolado

As coberturas geralmente utilizam peças planas, finas e retas, o que garante uma grande durabilidade para essas estruturas. E mais: a manutenção também é simplificada, o que garante um custo mais baixo em médio e longo prazo, sem que a estrutura em si sofra muito com a ação do tempo.

Escolha do vidro ideal é parte fundamental

Se por um lado a manutenção de uma estrutura de vidro em pergolado é simples, por outro é preciso ter em mente que ela deve ser constante. Certos tipos de vidro podem ser mais propensos a acumular sujeira e se a limpeza não for feita corretamente a limpeza ficará cada vez mais difícil.

Para que a durabilidade seja maior, opte pelo vidro laminado ou temperado laminado. Essas opções proporcionam maior conforto térmico, mais segurança, além de durabilidade e resistência. A película de PVB presente nas composições contém os estilhaços em caso de quebra, evitando que se espalhem e atinjam as pessoas que estão logo abaixo.

E mais: vidros laminados, assim como os temperados laminados, podem barrar até 99,6% dos raios UV, fator importante a ser levado em consideração quando falamos de uma estrutura que ficará exposta ao sol. Para uma performance térmica ainda mais eficaz, o uso de vidros de controle solar é recomendado neste tipo de aplicação.

.....

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!