loader

Blog

Conheça 8 pilares para implantar a ISO 56002 na construção civil

Primeiro, vamos entender o que é a norma ISO 56002. A pandemia pegou muitos empresários de surpresa. Quem precisou fechar as portas do negócio em 2020 se viu precisando recorrer ao online para continuar suas vendas. Essa crise agravou um desafio que muitos empresários já vinham enfrentando: como se destacar em um mercado altamente competitivo? É isso que a norma ISO 56002 vem detalhar!

A ISO é abreviação para International Organization for Standardization, traduzindo para o português, Organização Internacional de Normalização. Como o próprio nome sugere, é uma organização não-governamental, ou seja, que não tem ligação com o governo e não possui fins lucrativos. Ela foi criada na Suíça em 1947. Além da norma ISO 56002, ela possui diversas outras normas técnicas.

Para exemplificar melhor: você já deve ter ouvido falar na Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Essa comissão faz parte da ISO e é representante dela no Brasil. A ISO ajuda na melhoria contínua de uma empresa!

A norma ISO 56002 também é conhecida como a ISO da inovação, por tratar de uma série de diretrizes que ajudam a estabelecer um sistema de gestão mais inovador dentro de uma empresa.

O dicionário traz como significado de inovação o ato ou efeito de inovar. Nós ainda acrescentamos que, nesse caso, a norma ISO 56002 é o ato de trazer para sua empresa uma visão criativa, empreendedora e inovadora.

Quais os benefícios da ISO 56002 para as empresas?

A construção civil também sofreu com a pandemia iniciada em 2020. Por isso, é um setor que precisa estar em constante processo de modernização, pois não basta apenas construir. Os projetos precisam ser inovadores, sustentáveis e criativos, afinal, cada vez mais a exigência e concorrência do mercado são enormes.

engenheiros segurando um projento e apontando para a obra através da janela

Responder essa pergunta do tópico é simples: empresa que não se atualiza não sobrevive muito tempo em um mercado que cada vez mais exige dinamismo e criatividade.

A norma ISO 56002 aponta caminhos e estratégias para serem acolhidas pela empresa, respeitando suas individualidades, necessidades, público-alvo e objetivos. Além disso, as diretrizes ajudam no processo interno, tanto entre colaboradores quanto com relação aos processos produtivos do negócio.

Em termos gerais, a ISO 56002 oferece, estrategicamente, opções para que as empresas se adaptem às mudanças constantes da atualidade, criando novas ideias e projetos a partir de uma gestão inovadora e assertiva para o seu nicho de empreendimento.

Mas, aqui, vamos te explicar os pilares da norma ISO 56002 para gestão de inovação no setor de construção civil. Vamos lá!

8 pilares para implantar a ISO 56002 na construção civil

Para implantar a ISO 56002, considerando o setor da construção civil, é preciso seguir alguns pilares. Veja: 

1. Direção estratégica

Quando falamos em direção estratégica, o que primeiro passa na sua mente? Se você respondeu essa pergunta com: criar projetos inovadores e estratégias de monitoramento para esses projetos, você pensou certo!

Não basta apenas ter um projeto inovador, é necessário apresentar de que forma ele pode fazer diferença para sua empresa do ramo da construção civil, trazendo resultados e estatísticas que possam validar os objetivos propostos. A política de inovação serve para mapear as necessidades da empresa e indicar soluções possíveis por meio  de indicadores que monitorem a ação das estratégias colocadas em prática.

2. Abordagem por processos

Depois de estabelecida uma política de inovação dentro da sua empresa, garanta que todos que fazem parte dela estejam conscientes das normas estabelecidas. Além disso, é preciso definir cada estratégia adotada dentro do processo interno da empresa e como cada agente irá colaborar.

3. Geração de valor

A norma ISO 56002 tem um objetivo: gerar valor. Aumentar o lucro da empresa, reduzir os gastos e fazê-la se destacar no mercado. Por isso, é preciso garantir que o projeto seja mensurável. Mas lembre-se: uma boa política de inovação estuda o mercado e traça o tempo de retorno para cada meta estabelecida. Avalie com cuidado os seus dados!

4. Liderança com o olhar no futuro

Uma gestão de inovação pensa no futuro. Por isso, ter líderes que saibam conduzir, além do projeto de inovação, os colaboradores, promovendo na empresa a participação e o entusiasmo de todos, é fundamental!

líder de um projeto orientando seus colaboradores

5. Adaptar-se é preciso

Qualquer mudança dentro de uma empresa precisa ser seguida de uma palavra: adaptação! Por isso, a empresa precisa se preparar para os períodos de adaptação que a implantação da política de inovação pode gerar. As adversidades podem surgir nesse tempo, é comum. Confie no seu projeto e siga otimista!

6. As incertezas batem na porta

Apesar do período de adaptação que mencionamos acima, a empresa precisa estar preparada para gerir ameaças, além de saber aproveitar oportunidades e estar sempre atenta a qualquer chance de fazer o negócio crescer.

7. Resiliência e adaptação

Lembra quando falamos acima sobre continuar confiante no seu projeto? Diante do período de adaptação, é preciso ter resiliência, que é a capacidade de se adaptar a períodos de adversidade e saber extrair o melhor da situação.

8. Exploração de insights

A norma ISO 56002 sugere que seja criado uma espécie de funil, dividido em fases, são elas:

  • Identificação da hipótese;
  • Criação e conceitos;
  • Validação dos conceitos;
  • Desenvolvimento da ideia;
  • Implementação da inovação.

Esse é o padrão ISO para inovação que deve ser avaliado, considerando as necessidades, capital disponível e diversos outros fatores do seu negócio para implantação definitiva na empresa.

Agora que você já sabe como se adequar aos pilares da ISO 56002, lembre-se que uma coisa que é valiosa no mercado é a reputação. Por isso, conte com parceiros que respeitem o valor do seu projeto e ofereçam serviços e produtos de alta qualidade. A Blue Glass se destaca pela tradição, seriedade e qualidade dos seus produtos e serviços.