loader

Blog

4 normas técnicas que todo vidraceiro deve conhecer

O vidro é um material muito comum e usado para as construções e também para decoração. No entanto, mesmo sendo uma matéria muito usada no dia a dia, nem todos estão aptos ou devem produzir e instalar. Isso porque, assim como qualquer elemento de construção, o vidro precisa de cuidados e conhecimentos para ser produzido de forma adequada, bem como instalá-lo com excelência. 

Saiba mais sobre o papel do vidraceiro e como ele interfere no processo

O vidraceiro é o profissional responsável não só pela instalação dos vidros, como também pela manutenção, medição, transporte e até mesmo a análise do material que está sendo produzido. E isso é dito através de uma das normas da ABNT, que é a norma NBR 16823, em que diz que ele é um “profissional responsável pela instalação e manutenção de vidros, incluindo sua venda, especificação, medição, orçamento, transporte, armazenamento, inspeção e análise do material, a fim de planejar e organizar o próprio trabalho, conforme projetos ou ordens de serviço, de acordo com os procedimentos de execução de serviços, normas técnicas, de segurança, de meio ambiente e saúde específicas, respeitando os critérios de qualidade”.

Com isso, a qualidade do material está ligada diretamente a sua produção e a quem produz. Por isso, o vidraceiro tem influência direta no vidro, dessa forma, deve conhecer todas as normas técnicas para que seja garantido a segurança e bem estar do consumidor final, assim como das pessoas que tendem a transitar por aquele ambiente, sobretudo se for um comércio. 

vidraceiro limpando vidro

O que são as normas da ABNT? 

A ABNT nada mais é do que a Associação Brasileira de Normas Técnicas, isto é, um órgão que visa regulamentar e fiscalizar a funcionalização das normas. Ela cria competências com o objetivo de normalizar e tornar padrão o serviço oferecido entre os profissionais, dessa forma, a capacitação básica deve ser igual para todos, com isso, a segurança e o material vendido será de excelência para o consumidor final

Quais são as normas técnicas que todo vidraceiro precisa conhecer? 

Assim como outras profissões e áreas de trabalho, há normas básicas que todo profissional deve conhecer. E não é diferente com quem trabalha na área da construção civil e/ou produção de materiais, como é o caso dos vidraceiros. Cada norma conhecida é uma garantia na segurança, especialmente no setor jurídico, afinal, é competência do produtor garantir a segurança e qualidade do material ao seu cliente e/ou consumidor final. Mas, quais são essas normas técnicas que todos eles devem ter um pouco de conhecimento? 

Cada requisito deve ser analisado e estudado de forma individual, para que seja seguido em sua excelência. Por isso, uma das primeiras normas que o vidraceiro deve ter conhecimento é a NBR 14698/2001 que diz respeito ao vidro temperado. Isso porque o vidro temperado é um dos tipos de vidro mais conhecidos no mercado brasileiro, sendo, assim, um dos mais requisitados. Mas, essa norma vem falar sobre o que deve ser atingido de forma mais geral, como, por exemplo, os cuidados necessários e os métodos que devem ser seguidos para que o consumidor tenha um vidro com qualidade, segurança, que tenha uma boa aplicação bem como seja durável e forte. Além disso, a norma 14698/2001 também dispõe sobre quais os métodos devem ser adotados para classificar os vidros, para que ele seja considerado um vidro, de fato, de segurança.

Já a segunda norma que deve ser compreendida e colocada em prática pelo profissional da vidraçaria é a da ABNT NBR 14697, que diz respeito ao vidro laminado. O vidro laminado é um tipo de vidro que é bastante pesquisado e adquirido por ser considerado um vidro de segurança, pois quando quebrado, as lâminas de vidro ficam presas na película interna de segurança (PVB), contendo os estilhaços. Para que seja dessa forma, ele precisa ter duas ou mais placas de vidro, por isso, a NBR 14697 de 2001 vem para garantir não só a segurança, como também a classificação desse tipo de vidro, para que ele seja produzido e aplicado da forma correta, para que sua durabilidade e impacto sejam, de fato, assegurados juridicamente.

vidraceiros trabalhando com segurança em oficina

A terceira norma que todo e qualquer vidraceiro deve seguir é a ABNT NBR 7199, revisada em 2016, que fala sobre a construção de um projeto, a execução e também as aplicações de vidros na área da construção civil. É uma norma que está muito mais relacionada aos profissionais que criam o projeto, que também estão presentes na concretização dele, bem como quem é que vai aplicar todo o trabalho em vidro, ou seja, o vidraceiro. A norma 7199 vem para deixar especificado quais devem ser as condições que o profissional deve seguir ao colocar vidro em qualquer ambiente, seja casa ou centro comercial. Dessa forma, garante-se a segurança e o asseguramento deste trabalho.

Por fim, a quarta e última regra que todo profissional do ramo de vidro e da construção civil deve saber e seguir é a ABNT NBR 14207/2009, que vem falar sobre as especificidades e regras na hora de fabricar, instalar e realizar a manutenção dos boxes de banheiros que são fabricados diretamente com vidros. Nela se tem todas as especificações para criar e manter um boxe de banheiro com segurança e conforto para o cliente, por isso, deve ser seguida à risca. Afinal, se está lidando de forma direta com a vida das pessoas e exige uma postura coerente com o ambiente em que se está sendo instalado, se é muito ou pouco movimentado e etc. 

Quais são as vantagens de seguir as normas técnicas estipuladas pela ABNT? 

A principal vantagem em seguir as normas da ABNT no que diz respeito ao vidro e a todo o setor de construção é, sem dúvidas, a segurança. Garantir a segurança do cliente e a segurança da empresa. Além disso, se produz um material com muito mais qualidade e capacidade também.

Quer ter um vidro de qualidade? Fale com nosso time!