loader

Blog

Construção Civil: entenda as principais mudanças da Nova NR-18

A construção civil é uma área que está em uma constante de crescimento, aperfeiçoamento e, consequentemente, mudanças. Muito disso acontece em virtude da legislação e até mesmo da evolução tecnológica, dessa forma, visando o melhor e o bem estar de todos que envolvem a construção de algo, desde os profissionais até os clientes. A área precisa ser sempre adaptada e, com isso, evoluir.

Por isso, os profissionais precisam estar sempre atentos às mudanças mercadológicas e também da legislação, afinal, é uma das formas encontradas de monitoramento e também de gerar segurança para o empregado e também para o empregador. E uma das mudanças recentes neste meio foi a Nova NR-18.

O que é a norma NR-18?

Como o próprio nome já traz, a NR 18 - Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção Civil é uma norma regulamentadora em que tem como principal objetivo determinar as diretrizes a respeito das condições de trabalho tanto no setor industrial, como no setor da construção civil. 

É a partir desta norma NR 18 que os gestores conseguem organizar e colocar em prática as regras que melhoram o fluxograma, seja de caráter administrativo, de planejamento e de organização, em que essa lei visa de forma direta “à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho, na indústria e na construção”, tudo isso de acordo o primeiro parágrafo de objetivos destrinchados da lei.

Por que é tão necessário implementar essa Norma Reguladora NR18?

A construção civil é uma linha extremamente tênue, pois é uma das áreas que mais empregam pessoas. No entanto, como os próprios gestores e trabalhadores sabem, é também uma das áreas que mais têm acidentes, tudo isso levando em consideração o cenário do Brasil. 

trabalhadores no canteiro de obras

Partindo desta premissa e sabendo sobre a falha na fiscalização de obras e outros canteiros, criou-se essa norma reguladora com o objetivo de garantir um cumprimento das diretrizes, visto que grande parte dessas atividades são realizadas em ambientes precários e sem o mínimo de segurança. Com essa nova ferramenta, a NR18, o intuito é justamente minimizar riscos e garantir a saúde e integridade dos trabalhadores.

Por isso, a norma vem com detalhes imprescindíveis para garantir que ela seja, de fato, cumprida no seu dia a dia, para evitar acidentes e detalhes que prejudiquem a vida do colaborador e também a obra em si.

Quais são os objetivos da NR 18?

Assim como outras normas, a NR 18 tem objetivos claros para que seja seguida e as normas sejam, de fato, cumpridas. Sendo elas:

  • Garantir, de forma plena, a saúde e também integridade física de todos os trabalhadores da área da construção civil;
  • Reforçar quais são as atribuições, direitos e responsabilidades de todos os administradores, sobretudo os que se encontram na obra;
  • Aplicar técnicas de execução que sejam favoráveis para as atividades desempenhadas na obra, de forma que elas reduzam os riscos de doenças e acidentes. 

Além disso, ter em mente que é necessário criar mecanismos para que os riscos na obra e durante a execução dela sejam previstos. Por fim, medidas de proteção que visam a prevenção, com o intuito de diminuir as ações de risco para os trabalhadores. 

Mas quais foram as mudanças da Nova Norma Regulamentadora NR18?

A Norma Regulamentadora NR18 passou por algumas alterações, que entraram em vigor em 3 de janeiro de 2022, as quais as empresas do setor da construção civil precisam se adaptar a elas. Mas, quais são essas mudanças? 

A primeira das mudanças necessárias para estar em dia com a NR 18 é, sem dúvidas, a troca de programas. Isto é, a nova legislação pede que se substitua o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil (PCMAT) pelo PGR, ou seja, pelo Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR).

Já a segunda parte extremamente importante dessa mudança é a da obrigatoriedade imposta pela NR 18 de aplicar um quadro de anexo que deve conter de forma acessível a carga horária que são exigidas em cada atividade que está sendo desempenhada ou que vai ser desempenhada na obra. 

Outra coisa que passou por atualização foi a eliminação por completo da exigência de ambulatório no canteiro de obras, ou seja, não se faz necessário. 

Por fim, as tecnologias que são consideradas obsoletas não podem estar mais presentes na obra. Tudo precisa ser atualizado, para que o colaborador não sofra algum acidente com algum equipamento que não deveria, de fato, estar ali.

profissionais da construção civil olhando projeto de obra

Como essas mudanças afetam o mercado da construção civil?

As mudanças impostas pela norma regulamentadora NR 18 impactam diretamente o setor da construção civil, visto que, as empresas, gestores e até mesmo colaboradores precisam estar atentos às mudanças e se adaptarem a este cenário para que, de fato, a norma seja cumprida. Afinal, ela visa trazer uma melhoria direta das condições de trabalhadores do ramo civil, protegendo a integridade física e proporcionando um maior bem estar nas horas trabalhadas nos canteiros de obra.

Sabendo disso e da importância da NR 18 para os negócios e para nossos colaboradores, nós da Blue Glass nos adaptamos e implementamos todas essas mudanças em nossa fábrica. Afinal, a meta é continuar sendo a sua melhor escolha! 

Somos uma empresa que atua no comércio e beneficiamento de vidros para o setor da Construção Civil desde 1996. Estamos situados no Paraná, na cidade de São José dos Pinhais, mas somos uma marca que expandiu e nos tornamos referência de qualidade a nível nacional, com isso, temos obras em vários estados brasileiros. 

Com uma enorme variedade de produtos para o setor vidreiro, estamos sempre buscando soluções inovadores, aliando tecnologia, design, qualidade e rentabilidade. Para saber mais, só acessar o site da Blue Glass.