loader

Blog

A importância do planejamento de compras na Construção Civil

O planejamento da construção de um empreendimento envolve dezenas de fornecedores. Materiais de construção, revestimentos, iluminação, itens de marcenaria e serralheria e, é claro, vidros.

Entretanto, a diferença de tempo entre a confecção e orçamento de um projeto até a sua execução propriamente dita pode levar anos. Como prever qual será o custo de material daqui a muitos meses e evitar ser surpreendido por custos operacionais capazes de comprometer até mesmo a execução de uma obra?

As variações de preço na construção civil

Vamos tomar o vidro como exemplo para ilustrar o quanto é importante um bom planejamento operacional e financeiro na hora de fazer o orçamento de um empreendimento. Todo projeto, independentemente do porte, terá vidros em alguma fase da execução.

Seja nas janelas, na decoração de fachadas, nas divisórias de ambientes, em coberturas ou guarda-corpos, há múltiplas possibilidades de aplicação desse tipo de material. Uma vez que o projeto esteja aprovado, já é possível ter noção da quantidade de vidro que você vai precisar. Porém, o custo dele hoje não será, necessariamente, o mesmo daqui um ou dois anos.

Isso se deve ao fato de que o custo de produção do vidro é impactado por diversos fatores, tais como as variações cambiais (especialmente o dólar norte-americano), o aumento nos custos de transportes (no qual o combustível tem um peso significativo) e ainda o preço do gás, utilizado nos fornos de produção.

Basta olhar o histórico dos últimos 12 meses, por exemplo, para perceber que houve alta em todos esses quesitos. Some a isso ainda o fato de que a pandemia de coronavírus comprometeu a produção em diversas fábricas e o resultado foi uma alta no preço acima da média devido à escassez de matéria prima.

Planejamento é a solução para reduzir custos

A utilização dos vidros, em geral, tem relação direta com a parte final de uma obra. Isso significa que uma construção que esteja iniciando agora, provavelmente precisará de vidros somente daqui alguns meses – deixar para comprar esse material apenas depois pode comprometer de forma significativa seu orçamento.

A solução, como já mencionamos, é planejamento. Empresas como a Blue Glass atuam juntamente com construtoras no sentido de minimizar os impactos dessas variações de preço. Isso pode ser feito de diversas formas e uma das possibilidades é a negociação antecipada dos vidros.

Trabalhador com equipamento de proteção instalando uma janela

A partir das quantidades que serão necessárias conforme a execução do projeto, os responsáveis pelo empreendimento podem antecipar a compra do material, pagando o valor de mercado no momento do orçamento, mas garantindo a entrega para o período em que os materiais forem de fato necessários na obra.

Essa antecipação é importante ainda para que os empreendimentos possam se prevenir com relação aos atrasos na entrega de material. Em razão da pandemia e da consequente diminuição na produção, empresas que deixaram para fazer esse tipo de aquisição na última hora tiveram problemas e não encontraram o material necessário à pronta entrega.

Como será o cenário da gestão de compras na construção civil pós-pandemia?

Ainda é cedo para fazer qualquer tipo de afirmação sobre quais serão os impactos nos custos dos materiais de construção no período pós-pandemia. Entretanto, tendo em vista que a composição dos preços leva em conta múltiplos fatores, enquanto houver incertezas sobre o futuro é bem provável que não vejamos redução nos custos de produção, especialmente no caso do vidro.

Se por um lado a tendência é que as construtoras reduzam o estoque de materiais para diminuir os custos de manutenção, por outro a aquisição de créditos em determinados tipos de insumos é o que pode proporcionar a melhor relação custo-benefício em médio e longo prazo. Que tal avaliar essa possibilidade para o seu próximo projeto?

.....

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!