loader

Blog

Entenda os motivos do aumento no preço do vidro

O vidro é um dos materiais mais clássicos que existem, por isso, tornou-se um elemento quase indispensável para os profissionais da construção civil, também da área de arquitetura e de design de interiores. Afinal, é um instrumento que tem a capacidade de fundir e se integrar muito bem na hora de montar e compor os ambientes, transformando esse material em algo versátil.

Justamente por ser considerado multifuncional, o seu uso é extremamente comum na hora de reformar e criar novos ambientes, sejam em casas, nas fachadas de prédios e até mesmo em ambientes mais corporativos, como é o caso das salas comerciais. 

Tornou-se desejado e habitual nos projetos, pois o vidro além de ser clássico, traz elegância, delicadeza e leveza para o local. Entretanto, seu preço vem sofrendo alguns ajustes e aumentos nos últimos anos, como foi anunciado, também, no início deste ano e agora mais recentemente em junho. 

Já em 2021 houveram 3 aumentos, chegando a acréscimos de até 20%, fazendo com que algumas empresas refletissem sobre o repasse dos ajustes para o consumidor, além de demandar formas de economizar essa matéria-prima nas obras e projetos. 

Vamos entender um pouco mais os detalhes do aumento em 2022, entendendo suas causas e consequências. 

A tendência do vidro e o aumento no preço 

Que o vidro já é uma tendência na hora de montar e construir um ambiente legal, todos nós já sabemos. Mas, o que muitos não sabem é que esse material sofreu um aumento brusco nos últimos meses e, além disso, poucos não têm conhecimento direto dos motivos que levaram o vidro a aumentar o seu valor consideravelmente. Então, o que levou o vidro a ter o seu preço elevado? A Blue Glass te explica!

Foi avisado no começo de 2022 que o vidro sofreria um aumento significativo e isso é por uma série de fatores, não só algo isolado. Quando há um aumento na lei da oferta e da procura é muito provável que aquele material acabe sofrendo mudanças consideráveis, pois há uma busca desenfreada por materiais, mão de obra e etc. Mas, foi só isso que provocou o aumento no preço do vidro?

E a resposta é: não, não foi apenas isso. O preço do vidro subiu devido a fatores como a variação no valor do dólar, a falta de matéria prima no mercado para sua produção em larga escala bem como também o valor do combustível e sua variável interminável, além do aumento do gás natural. Por isso, diz-se que o valor final de um produto é influenciado por uma série de fatores externos que culminam no preço a ser vendido para sociedade.

Usando a matemática básica é possível explicar de forma dinâmica o motivo direto do porquê o vidro aumentou. Se é um material considerado de extremo uso, é tendência na construção civil e arquitetura, logo a busca por ele é grande, dessa forma, busca-se por muito material e muita mão de obra; se o material está escasso, obviamente o preço para se conseguir a quantidade de vidro aumenta. 

Fora isso, a variável do dólar e do combustível influencia diretamente no transporte do material, que também gera um impacto sobre o preço de produção e de distribuição também. Com isso, o produto final sofre, de forma direta, um impacto, afinal, é a lei da oferta e da procura.

No entanto, nada é certo - nem o aumento nem a queda do valor do vidro. Por depender de taxas que estão em constante variáveis, o futuro torna-se incerto. É sempre uma busca para que o mercado de produção, inclusive de disponibilização da matéria prima, melhore para que o consumidor final não sinta tanto aperto no bolso.

teto de vidro

Preço e qualidade do vidro

Algo que não se pode basear é o vidro pelo seu preço. O parâmetro tem que ser apenas a sua qualidade e o que ele oferece, afinal, é um material que deve ser manuseado com cautela e segurança. Visto que o impacto de algo mal produzido pode resultar em acidentes desnecessários. Por isso, aqui na Blue Glass os vidros são produzidos com qualidade, excelência e segurança, pois a meta é continuar sendo a sua melhor escolha! 

Somos uma empresa que atua no comércio e beneficiamento de vidros para o setor da Construção Civil desde 1996. Estamos situados no Paraná, na cidade de São José dos Pinhais, mas somos uma marca que expandiu e nos tornamos referência de qualidade a nível nacional, com isso, temos obras em vários estados brasileiros. 

Com uma enorme variedade de produtos para o setor vidreiro, estamos sempre buscando soluções inovadores, aliando tecnologia, design, qualidade e rentabilidade. Para saber mais, é só acessar o site.