loader

Blog

Vidro refletivo: tudo o que você precisa saber!

Em tempos de tanto calor o que todo mundo quer mesmo é fugir das altas temperaturas. No Brasil, nos últimos meses do ano, é muito comum que os ambientes fiquem abafados e muito quentes. E para piorar a situação, alguns apartamentos e casas são voltados para o sol, o que torna o calor ainda mais difícil de lidar. Por isso, pensar em estratégias para amenizar a temperatura dos ambientes que frequentamos ou moramos é essencial para garantir um conforto ainda maior.

Por isso existem alguns mecanismos que podem ajudar a amenizar o impacto dos raios solares tanto em residências quanto em prédios empresariais. Na construção civil algumas medidas podem ser tomadas e alguns materiais podem ser usados para auxiliar nesta redução. O vidro refletivo é uma opção bastante utilizada para alcançar esse objetivo.

O que é o vidro refletivo?

O vidro refletivo foi desenvolvido justamente para reduzir o impacto dos raios solares em um ambiente. Assim, o prédio ou casa absorve menos calor, oferecendo mais conforto para as pessoas que frequentam o espaço. Com base em uma tecnologia avançada, ele pode ser usado em fachadas de casas, prédios, portas, janelas e móveis.

Existem 4 tipos de aplicações de vidro refletivo no mercado: laminado, insulado, monolítico e o temperado. Ele é composto a partir de um vidro float, onde é utilizado como base para o desenvolvimento de diversos outros tipos.

Ele está presente em vários setores, como na construção civil, nos móveis e eletrodomésticos.

Quais as vantagens da vidraça refletiva?

Além do controle solar, do isolamento térmico e da economia de energia devido à redução do uso do ar-condicionado, por exemplo, a vidraça refletiva oferece diversas outras vantagens. Entre elas estão:

Mais privacidade: um ponto muito positivo do vidro refletivo é que ele pode evitar que as pessoas que estão do lado de fora do prédio consigam enxergar quem está do lado de dentro. Isso acontece por conta da reflexão da luz, mas não atrapalha a visão de quem está dentro. Ou seja, quem está fora não enxerga através do vidro, e quem está dentro consegue ficar mais à vontade e visualizar tudo que está fora.

Limpeza simples: dependendo de sua composição final, o vidro refletivo é bastante fácil de limpar, precisando apenas de detergente neutro, água e um pano macio.

Isolante térmico: ele reduz a passagem de calor para dentro do ambiente e por isso oferece maior conforto. Além disso, ele também contribui com o desenvolvimento sustentável a partir do momento que diminui a necessidade de ligar o ar-condicionado constantemente, e também o ventilador.

Luminosidade na medida certa: o vidro refletivo impede a entrada excessiva de luz, o que traz mais conforto visual para o espaço.

Níveis de reflexão

Cada região do país tem as suas próprias características climáticas. Por isso, existem três níveis de refletividade ideais para cada uma delas. Veja:

Alta refletividade: na modalidade de alta refletividade o espelhamento exterior é superior a 25%.

Média: já na modalidade média este espelhamento fica entre 15% e 25% e é indicada para ambientes com climas mais quentes.

Baixa: inferior a 15%, e por isso é indicada para ambientes com baixa incidência solar.

Como o vidro refletivo pode ajudar a economizar?

O ponto-chave que vai fazer você economizar a partir do uso do vidro refletivo é justamente a redução da necessidade do uso do ar-condicionado, do ventilador e da iluminação artificial durante o dia. Assim, será possível notar as contas de energia mais baixas no final do mês.

Onde ele pode ser aplicado

Ele pode ser aplicado em diversas estruturas como móveis decorativos, fachadas de prédios e casas, portas para prédios e residências, janelas, sacadas, coberturas, paredes, vidros para uso em banheiros e também em marcenaria.

Existem basicamente quatro tipos de cores de vidro refletivo e elas fazem toda a diferença no local onde é aplicado. Elas influenciam tanto no conforto térmico quanto na passagem de raios UV. As cores são: champagne, prata, azul e verde.

Por que escolher o vidro refletivo para o projeto

Além do controle de calor e da luminosidade, o vidro refletivo é uma ótima opção de revestimento. Assim, ele pode ser usado em fachadas e edifícios para proteger paredes e também as vigas, se forem aplicados em sistemas de pele de vidro. A sua variedade de cores também é um ponto vantajoso. As cores interferem na proteção solar e luminosidade, ou seja, quanto mais refletivos, mais proteção os vidros oferecem.

Vidro espelhado x vidro refletivo: existe diferença?

O vidro espelhado e o refletivo são a mesma coisa. Por isso, tanto faz uma nomenclatura quanto a outra. Ele é muito usado e está cada vez mais popular não só pelas suas vantagens aqui citadas, mas também pela elegância e sofisticação que proporciona ao ambiente.

Durante o seu processo de fabricação uma camada metálica é aplicada sob uma das superfícies do vidro. Ele pode ser fabricado de duas formas:

Desenvolvimento pirolítico (processo in-line): durante a fabricação do vidro são depositados óxidos metálicos na sua superfície, garantindo uma capacidade razoável de proteção solar. Este vidro pode ser: laminado, curvo, temperado ou no duplo envidraçamento.

Desenvolvimento metalizado a vácuo (processo off-line): neste processo a chapa de vidro é transferida para um equipamento composto por diferentes câmaras à vácuo. Em uma dessas câmaras ocorre um processo químico, onde diversos tipos de metais são depositados na superfície do vidro, formando assim uma camada metalizada.

Com anos de experiência de mercado, nós da Blue Glass temos como um dos nossos principais objetivos aplicar no trabalho que será entregue para os nossos clientes todo o conhecimento que nos levou a ser referência no mercado vidreiro nacional.

Além disso, faz parte da nossa missão contribuir com o desenvolvimento sustentável, o que é simbolizado na comercialização do vidro refletivo. Por isso, trabalhamos também para garantir que o seu investimento valha a pena!

Leia mais: Confira como os vidros de proteção solar proporcionam ambientes claros e frescos.