loader

Blog

Entenda quais as diferenças entre vidros de proteção solar e vidro insulado

A utilização de vidros na construção civil e na decoração dá um toque mais sofisticado e elegante para os locais onde são aplicados. E quando falamos em elegância, todos concordam que o investimento vale a pena, não é verdade? Por isso, é cada vez mais comum ver objetos de decoração feitos de vidro. Além disso, as construções também fazem uso deste material que dá uma boa finalização nos espaços onde são instalados.

Existem diversos tipos de vidro, como o de proteção solar e o insulado, que quando bem escolhidos podem dar um charme a mais à construção ou à decoração dos espaços. Se a sua intenção é criar um lugar mais despojado e ao mesmo tempo elegante, este material pode ser o ideal.

A seguir vamos te explicar quais as principais diferenças entre os vidros de proteção solar e o vidro insulado. Continue a leitura e saiba mais!

Os vidros na construção civil

A construção civil é um setor que explora bastante a utilização de vidros. Isso porque, como já foi dito, o material oferece mais requinte para os espaços onde é aplicado. Confira os principais tipos de vidro e onde eles são mais usados na construção civil:

  • Vidro de segurança temperado: geralmente é aplicado em boxes de vidro, portas, fachadas e móveis;
  • Vidro de segurança laminado: varandas, coberturas e fachadas;
  • Vidro de segurança insulado: portas, divisórias, paredes, janelas e móveis.

Percebe a quantidade de ambientes, objetos e móveis que podem fazer uso do vidro? Os vidros são uma tendência em constante crescimento, e por isso a sua utilização só deve aumentar. Já existem piscinas que são feitas com este material, e que podem até ficarem suspensas em um prédio. Além de elegância, elas podem oferecer uma visão muito privilegiada para quem estiver usufruindo.

O que são vidros de proteção solar?

Os vidros de proteção solar são aqueles em que são incorporados diferentes metais ao vidro durante sua produção, que se fundem a uma de suas superfícies. Assim, torna-se capaz de oferecer uma refletividade parcial, o que ajuda a regular a entrada de luz no ambiente. Um recurso bem interessante, não? Confira as principais características deste tipo de vidro:

  • Reduz a temperatura do ambiente, caso esteja muito quente;
  • Oferece mais segurança se o vidro for temperado ou laminado;
  • O material é ecologicamente correto, pois não degrada o meio ambiente;
  • Oferece uma maior economia de energia;
  • Bloqueia até 99% dos raios UV;
  • Oferece também diversas opções de cores.

São muitos benefícios, não? Mas antes de decidir pela utilização do vidro de proteção solar, saiba onde eles podem ser aplicados. Entre as desvantagens está o fato de o fator espelho se inverter durante a noite, permitindo que quem está do lado de fora enxergue tudo o que está acontecendo no interior do ambiente.

Onde utilizar este tipo de vidro?

Em geral não há restrições para o uso do vidro de proteção solar. Mas é importante ficar atento para não acabar gastando demais. Um exemplo de gasto desnecessário é usar este tipo de vidro em ambientes onde a luz solar não penetra muito.

Normalmente ele é usado em fachadas e janelas, o que oferece maior conforto. Os projetos comerciais são os que mais buscam esta opção. Ele é muito eficiente em prédios que recebem muita luz solar para que os funcionários não fiquem muito expostos ao calor durante o horário de trabalho.

Se decidir optar pelo vidro de proteção solar, busque um bom fornecedor. O ideal é que você confie neste fornecedor, uma vez que este tipo de material precisa de um processamento adequado e ser de boa procedência.

Vidro insulado: como funciona e em quais lugares pode ser utilizado?

O vidro insulado é também conhecido como vidro duplo. Este tipo de vidro é muito procurado pelo seu benefício termo-acústico. Esta composição combina vidros iguais, ou de propriedades diferentes, formando uma peça única. Assim, as características de cada um são somadas em um único material com maior qualidade e eficiência. Entre as suas principais características estão:

  • Oferece maior utilização na luz natural;
  • Conta com mais segurança quando for utilizado o vidro temperado ou laminado em sua composição;
  • Redução da troca de calor entre os ambientes;
  • Além de tudo isso, atenua melhor as ondas sonoras, promovendo uma acústica mais confortável para quem está dentro do ambiente.

O vidro insulado geralmente é aplicado em hospitais, coberturas, estúdios musicais e clínicas. Mas e quanto às desvantagens? Entre as principais desvantagens estão o custo elevado, os cuidados redobrados para evitar que quebrem e a manutenção que precisa acontecer com maior frequência.

Conheça a Blue Glass

A Blue Glass foi fundada em 1996 para atuar no ramo do comércio de vidros voltados para decoração e construção civil. Estamos localizados em São José dos Pinhais, no Paraná, sendo referência na área. Se você deseja saber mais sobre vidros e saber como podemos te ajudar através dos nossos serviços, entre em contato agora mesmo! Estamos à disposição para atender às suas necessidades.