loader

Blog

Afinal, vidro temperado quebra ou não quebra sozinho?

Vidro temperado pode quebrar sozinho? Essa é uma dúvida muito comum. Para respondê-la, vamos entender, primeiro, o que é o vidro temperado. Inicialmente é importante você saber que esse modelo de vidro é cerca de 5 vezes mais resistente que o vidro comum. Isso se deve ao processo de têmpera, no qual o material é submetido a uma tensão de compressão, aquecimento e resfriamento, tornando-o mais seguro e resistente a impactos frontais, por exemplo. Essa é uma característica que o torna muito procurado no mercado. 

Além disso, outro ponto que o deixa mais seguro é que em caso de quebra, os pedaços do vidro são arredondados, sem ponta, assim, esse formato é menos perigoso e cortante.

Então, dadas as explicações iniciais, será que é possível afirmar: “O meu vidro temperado quebrou do nada”? A resposta é não! Aqui vamos listar alguns fatores que podem, verdadeiramente, explicar o que acontece para causar a quebra, que vai desde falhas no processo de produção até razões externas. Confira:

1. Sulfeto de níquel

Um dos fatores que pode explicar a quebra é a presença de partículas de sulfeto de níquel durante o processo de fabricação do vidro. Mesmo sendo invisível ao olho humano, a participação do sulfeto, um inorgânico químico, na massa do vidro, pode torná-lo mais frágil.

Dessa forma, o vidro, quando aquecido pela luz do sol, pode apresentar pequenas fissuras formadas na sua superfície. Por isso, devido à dilatação, ocorre a quebra “espontânea” do vidro temperado. Muitos vídeos que circulam na internet, com o vidro “explodindo” do nada, podem ser simplesmente explicados pela presença de sulfeto de níquel. Por isso,a vistoria e o respeito às normas vigentes em todo o processo de fabricação é essencial.

2. Carga de impacto

A presença do sulfeto de níquel pode causar a quebra espontânea do vidro, sem qualquer aviso prévio. No entanto, a carga de impacto, mau posicionamento e contato do vidro com o metal também podem causar fissuras no vidro temperado. Ao contrário do sulfeto de níquel, nesse caso, é possível perceber o que chamamos de carga pontual, geralmente, localizada na borda da peça. Sendo assim, é possível resolver o problema antes da quebra, já que é mais fácil identificar a causa.

porta de vidro temperado trincada

3. Cuidado com os cantos e bordas  

Os cantos e bordas desse tipo de material merecem atenção redobrada. Problemas na fabricação ou até no manuseio dessa região podem gerar uma grande dor de cabeça. Isso porque o vidro fica mais vulnerável e frágil, já que as trincas nos cantos e bordas atingem a área de compressão. Por isso, fique atento!

4. O metal é a kryptonita do seu super-vidro

Já falamos do metal em um ponto acima, lembra? Vamos fazer uma analogia bem simples para explicar: assim como o super-homem sofre com o kryptonita, o seu vidro temperado sofre ao encontrar qualquer tipo de material metálico, seja um parafuso, suporte ou outro item. 

É um exemplo que pode ser engraçado, mas muito assertivo para entender como o vidro reage quando em contato com algum metal. Se você tem planos de inserir algo no vidro, opte por usar materiais a base de silicone, borracha ou plástico, que possam proteger a superfície e evitar o contato direto do metal com o vidro.

5. Falta de manutenção e atrito

Apesar de ser 5 vezes mais resistente, nem o vidro temperado aguenta falta de manutenção, desleixo e atrito. Box, porta de correr, fachada de loja, todos esses ambientes onde o vidro pode ser utilizado precisam de manutenção, pois o atrito com a parede ou outras superfícies, além da instalação com o uso junto de dobradiças e roldanas, pode causar pequenas trincas no vidro e, consequentemente, sua quebra. 

Uma instalação bem feita, além de manter a manutenção em dia, como a troca de roldanas e dobradiças quando necessário, evita a sobrecarga da área, proporcionando uma vida mais longa ao seu vidro temperado.

Vantagens do vidro temperado

Já que explicamos os fatores que podem causar a quebra do vidro, vamos falar também sobre suas vantagens. Já pontuamos aqui sobre a resistência, que é bem maior se comparada ao vidro comum. Além disso, o temperado proporciona versatilidade na aplicação, instalações com ferragens e envidraçamento com grandes vãos. Por ser mais resistente, o vidro pode ser usado em tampões de mesa, box de banheiro, janelas, portas, vitrines e fachadas e diversos outros ambientes. É versátil, útil e seguro!

Dicas para evitar problemas com o seu vidro temperado

Você percebeu que, depois de apresentado esses pontos, não é possível afirmar: “Meu vidro temperado quebrou do nada”?! Sempre haverá um fator determinante para a quebra do vidro. Além dos pontos listados acima, trabalhar com profissionais qualificados e com referência no mercado é essencial para você garantir um bom trabalho, com segurança e qualidade. Assim, uma das dicas mais importantes é: escolha bem quem vai instalar o seu vidro. O profissional precisa conhecer as especificidades do material para garantir a integridade do vidro do início ao fim da instalação.

Conhecer a procedência do vidro é fundamental!

A Blue Glass atua desde 1996 com compromisso e seriedade, sendo referência em qualidade a nível nacional no processamento de vidros, incluindo os temperados. Somos aliados à tecnologia! Por isso, nosso processo de têmpera é moderno e com certificação do INMETRO.

Prezamos pela qualidade do nosso material, respeitando as normas técnicas de fabricação dos nossos produtos, além da inspeção da qualidade e finalização do material. Trabalhe com quem garante qualidade e segurança!