loader

Blog

A ONU decretou 2022 como o Ano Internacional do Vidro

O Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2022 será o Ano Internacional do Vidro. De acordo com a Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), a decisão ocorreu por conta de uma solicitação realizada pelos grupos Community of Glass Associations (CGA – Comunidade de Associações Vidreiras), em conjunto com a International Commission on Glass (ICG – Comissão Internacional do Vidro) e o International Committee for Museums and Collections of Glass (ICOM-Glass – Comitê Internacional de Museus e Coleções de Vidro).

O material que faz parte do dia a dia das pessoas, seja em portas, janelas, fachadas etc., é de extrema importância, por questões tanto tecnológicas e científicas quanto econômicas. O vidro é o material mais puro e único que existe, sendo 100% reciclável.

Qual o motivo da decisão da ONU?

O vidro está presente no dia a dia da sociedade, às vezes até de forma imperceptível, mas auxiliando seja nos utensílios domésticos, nas construções civis, nos aparelhos tecnológicos e até mesmo no desenvolvimento científico.

A ONU decidiu destacar esse material por tudo o que ele representa e por todas as contribuições que ele dá à sociedade e ao meio ambiente. Imaginem o que seria do mundo sem a descoberta e evolução da utilização do vidro?

Foi enxergando a importância e a contribuição deste material para o mundo, levando em conta as solicitações e as análises de mercado, que o vidro foi eleito como o destaque de 2022.

Com inúmeras capacidades técnicas, o vidro vem promovendo diversos avanços científicos nas áreas de energia, medicina, óptica, a exemplo das fibras ópticas, uma revolução no setor da comunicação e no processo de globalização. 

Através dessa evolução, a internet pôde se desenvolver, ampliando o acesso e a agilidade das redes. Além disso, em relação à produção de energia, por exemplo, o vidro também está presente, como é o caso das energias solares. O vidro integra o material das placas fotovoltaicas, reduzindo o carbono e aumentando a segurança da energia, através da “vitrificação” dos resíduos danosos.

Outros exemplos da contribuição do material é na saúde. O vidro é utilizado para ampliar aparelhos como telescópio, lentes de análise de vírus, materiais químicos e manuseio de equipamentos; outro avanço que merece destaque é no uso do biovidro para integração com o osso humano, auxiliando na regeneração e reparação óssea.

Como vimos, é um material que se faz presente em áreas que você até mesmo não consegue perceber ou identificar, mas que são de extrema importância para manutenção e evolução da sociedade, e que, agora, consegue maior destaque graças à decisão da ONU.

Mas o que essa nomeação significa?

Com essa nomeação, os olhos do mundo se voltam para esse material, ampliando suas zonas de atuação, seu destaque em eventos e seu valor no mercado, aumentando o giro econômico do vidro.

O ano representará a celebração do papel essencial do material no desenvolvimento da sociedade ao longo da história. Com isso, eventos e projetos serão realizados por todo o mundo, com exposições nacionais e internacionais sobre o vidro, reportagens especiais em veículos de comunicação, destaque nas galerias e museus, sem falar nos eventos de cunho científico, enaltecendo a evolução das pesquisas realizadas com o material.

construtores trabalhando em um projeto que utiliza vidro no teto

Destaques como esses ampliam a visão da sociedade sobre o material, contribuindo para o crescimento das empresas, o investimento em pesquisas e o giro econômico mundial dessa matéria-prima.

Impactos no setor em 2022

Para quem trabalha no segmento, 2022 será o ano de destaque. Todas as instituições sociais, como universidades, centros de pesquisa, associações, empresas, fabricantes, sociedade civil, direcionarão um olhar mais atento para o material e tudo que o envolve. Desde o momento de sua produção, até o seu descarte e depois a reciclagem, já que se trata de um material 100% reciclável.

No Brasil, empresas do setor comemoram o ano aumentando sua capacidade produtiva e o destaque do material no ramo de embalagens recicláveis. O objetivo é mostrar como esse material está associado à sustentabilidade, devido à sua reutilização e reaproveitamento. Como destacamos, as utilizações do vidro são inúmeras e extremamente versáteis.

várias garrafas de vidro, um material 100% reciclável

Eventos comemorativos

Como destacam os organizadores do IYOG2022 – Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas, vários eventos e projetos estão sendo realizados por todo o mundo. Entre os principais eventos, temos:

  • Conferência de Abertura do IYOG2022, em Genebra – que ocorreu em fevereiro;
  • Congresso Industrial Internacional de Alta Tecnologia em Xangai – que ocorreu em abril;
  • Congresso Internacional do ICG – Berlim, no início de julho;
  • Exibições internacionais de vidro em galerias de arte e museus ao longo de todo o ano;
  • Congresso de encerramento do IYOG2022 no Japão, que acontece em dezembro.

De acordo com os administradores do evento, o intuito é celebrar o vidro e sua contribuição no passado, presente e futuro.

Benefícios do vidro

O vidro é um material composto por areia, barrilha e calcário. É ideal para conservação de alimentos e bebidas, pois preserva elementos como temperatura, sabor, cor, durabilidade do conteúdo e protege de odores e agentes externos.

É um produto totalmente sustentável, pois pode ser reutilizado de diversas formas. Preservando sua pureza e qualidade.

Sobre a Blue Glass

Aqui na Blue Glass, o vidro representa muito mais do que um material de trabalho, ele faz parte da nossa tradição. Em 2022, o ano internacional do vidro, nosso desejo é que a ampliação dessa matéria-prima seja ainda maior. E que possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do mercado. Atuamos no comércio e beneficiamento de vidros para o setor de construção civil e decoração desde 1996.

Com mais de 20 anos de mercado, nossa marca se expandiu e tornou-se referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados do país. Temos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, design, qualidade e rentabilidade, sempre apoiados na sustentabilidade.

Nossa meta é garantir ao cliente um produto de qualidade, contribuindo também para a preservação do meio ambiente.