loader

Blog

Instalação de porta de entrada: Confira 5 desafios comuns e como evitá-los

Se a ideia de instalar uma porta de vidro na sua casa ou escritório está nos seus planos, então você veio ao lugar certo para tirar suas dúvidas. 

O vidro é um material capaz de inovar o design da decoração, proporcionando sofisticação e harmonia. A iluminação é outro ponto a ser levado em consideração, já que o vidro aproveita a iluminação natural, permitindo maior integração entre os ambientes. 

Quando você está na obra e pronto para instalar seus sistemas de portas, você deseja que tudo ocorra de maneira suave e rápida para um encaixe exato, e que dure muitos anos de uso contínuo. Afinal, essas portas serão um dos produtos mais vistos e utilizados da edificação.

Será que vai ser assim? Preste atenção a esses cinco conselhos antes da instalação e garanta um resultado de melhor qualidade.

Antes de tudo: os vidros indicados

Os tipos mais adequados para porta de vidro são os vidros considerados de segurança: temperado ou laminado. Nos espaços internos, o vidro temperado é o mais utilizado como porta de vidro, pois oferece excelente resistência. 

Já em ambientes externos o vidro laminado se destaca como uma opção mais interessante por medida de segurança, pois em caso de quebra os cacos ficam presos à película de PVB, presente entre as duas lâminas de vidro.

Além da segurança, o vidro laminado ajuda na proteção contra os efeitos nocivos dos raios UV, impedindo danos a objetos e móveis, além de proteger quem está no ambiente. Ele também é indicado para varandas e espaços gourmet, pois possui ótima atenuação acústica.

1. Lado do giro

Um dos problemas mais comuns e evitáveis ​​de que ouvimos falar é quando os profissionais de envidraçamento não conseguem instalar a porta porque ela foi encomendada com o giro incorreto. 

Independentemente do motivo, se a peça errada chegar ao canteiro de obras, o problema dificilmente será resolvido em campo. Antes de fazer um pedido, verifique novamente se a abertura da porta, as dobradiças e as ferragens estão posicionadas corretamente para permitir a operação desejada.

2. Dimensões precisas

Medições precisas garantem que a moldura de entrada e a porta sejam enquadradas, niveladas e corretas. Se a abertura do vão não for medida corretamente, ou se as plantas traçadas e a construção real não forem iguais, então o sistema de portas de entrada não se encaixará adequadamente. 

Não importa a rapidez com que um fabricante possa enviar uma substituição. Ainda assim, isso vai interromper o cronograma e pode ocasionar em custos adicionais de material e mão de obra. 

3. Quadro em foco

Embora seja recomendado que a moldura do quadro de entrada e a porta sejam instaladas simultaneamente, a realidade do local de trabalho pode ser outra. Alguns empreiteiros solicitam os caixilhos à frente das portas. 

A ideia é permitir que algum tipo de mobiliário passe com mais facilidade pelo vão, minimizando possíveis danos às portas. Portanto, antes de tudo, converse com os responsáveis pela construção e instalação e garanta que haja entendimento entre eles sobre essa questão.

4. Atenção às folgas e possíveis variações

Todo fabricante confiável fornece instruções de instalação com as folgas prescritas. Em geral, você precisa descontar a medida do trilho, perfil, escova, borracha, fechadura, batente e em alguns casos é necessário calcular o transpasse dos vidros.

Pode haver variação de medidas entre a parte inferior e superior do vão, especialmente ao acomodar limites personalizados. Se houver muito espaço, a porta pode não formar uma vedação eficiente. Por outro lado, muito pouco espaço pode fazer com que a porta fique desequilibrada e prenda ou torça na moldura, dificultando ou impossibilitando seu correto funcionamento.

5. Suporte de segurança

Quando existe uma fresta considerável entre a porta e a moldura, isso não só atrai a infiltração de ar e água, como também pode ser um convite a possíveis furtos. Se houver espaço suficiente entre o dispositivo de trava de uma porta, o mecanismo de segurança não engatará adequadamente. Isso torna mais fácil violar e forçar a entrada no imóvel. Ao finalizar a instalação e regulagem, certifique-se de que todas as fechaduras e travas estão funcionando corretamente.

....

Ao seguir todas essas dicas relacionadas à instalação e utilização de vidros em portas de entrada, certamente o produto terá uma vida muito longa. Como é possível notar, alguns processos dependem do conhecimento de profissionais aptos a realizar uma instalação minuciosa e cuidadosa. Por isso, pense nisso antes de selecionar as pessoas que farão o trabalho.

A instalação correta vai garantir uma maior durabilidade do vidro e também evitar o risco de acidentes. Contrate uma empresa de confiança com uma equipe especializada para realizar o trabalho.

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!