loader

Blog

Como escolher o vidro correto para o seu projeto?

Optar pela utilização de vidros em um empreendimento é uma tendência que ganha cada vez mais relevância. Entretanto, é preciso observar aspectos técnicos e contextuais de cada obra antes de decidir qual tipo de vidro é o mais adequado para cada ocasião.

A escolha do vidro correto é uma tarefa que envolve múltiplos fatores. Desde as indicações obrigatórias, previstas nas normas técnicas, até o conhecimento das opções que podem elevar o visual e desempenho do seu projeto. Optar por vidros de qualidade e com certificação é o melhor caminho para obter bons resultados.

Normas técnicas: essenciais em qualquer ocasião

Existem diversas normas técnicas relacionadas às características dos tipos de vidro e às condições nas quais eles devem ser aplicados. Há pelo menos seis NBRs que devem ser consultadas quando se trata de vidros laminados ou temperados.

As normas mais conhecidas relacionadas ao tema são as seguintes:

  • NBR 7199 - Vidros da construção civil - Projeto, execução e aplicações
  • NBR 14207 - Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança
  • NBR 14697 - Vidro Laminado
  • NBR 14698 - Vidro Temperado
  • NBR 14718 - Esquadrias - Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio
  • NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio

Portanto, antes de considerar materiais específicos para o seu projeto, consulte-as ou converse com empresas especializadas para saber quais características obrigatórias precisam ser observadas em cada tipo de aplicação.

Segurança deve ser prioridade em qualquer aplicação

As normas técnicas existem para que as edificações possam oferecer segurança para os ocupantes da habitação. Desde uma simples janela, até guarda-corpos, boxes e sacadas. Um erro na escolha do material pode resultar em acidentes graves e até fatais.

Homens realizando instalação de vidro com EPI

Cabe a quem desenvolve o projeto, e também aos responsáveis pela instalação, observar aquilo que a norma prevê e orientar os consumidores com relação a escolha mais adequada. Infelizmente, é comum vermos vidros com menor espessura do que o recomendado ou o tipo de vidro incorreto sendo aplicado em coberturas e sacadas. 

Seja por desconhecimento das normas ou por uma falsa economia, o fato é que os usuários de um empreendimento não podem estar expostos a riscos. Além disso, a não observância do que a norma prevê pode resultar em falhas técnicas, passíveis de autuação em caso de fiscalização.

Fique de olho nas dimensões e no tipo de vidro

Cada tipo de vidro possui sua característica específica. Para quem busca um determinado comportamento térmico, isolamento acústico ou aspectos visuais diferenciados há sempre uma escolha mais indicada para cada ocasião. 

Além disso, as dimensões da peça e sua espessura também devem ser observadas. Essas características devem ser levadas em consideração ao se escolher o material de sustentação. O aço, o alumínio e o PVC estão entre os materiais comumente utilizados. 

Por fim, considere ainda os seguintes aspectos de cada tipo de produto:

Proteção solar: em áreas com sol excessivo, a escolha do vidro correto pode evitar o superaquecimento do interior. A utilização deste tipo de vidro auxilia na retenção do calor, sem perder a entrada de luminosidade, gerando assim ambientes mais confortáveis.

Proteção térmica: em áreas mais frias a escolha do vidro correto pode proporcionar a manutenção do calor no interior dos ambientes. Como resultado, é possível reduzir o consumo de energia elétrica, diminuindo o uso de aquecedores.

Proteção acústica: a escolha do vidro pode funcionar como um atenuante acústico. Seja na utilização de vidro laminado intercalado com PVB acústico, bem como no uso de vidro duplo, que além de atuar no controle térmico, também funciona como atenuante sonoro.

Proteção antivandalismo: vidros aplicados em áreas externas podem requerer maior proteção contra eventuais ações de vandalismo. Os vidros de segurança laminado e o temperado laminado, são as melhores alternativas para quem procura esta opção.

.....

Está com dúvidas sobre qual tipo de vidro é o mais indicado para o seu projeto? Consulte a equipe de especialistas da Blue Glass e conheça quais são as alternativas mais adequadas para cada ocasião.