loader

Blog

Envidraçamento de sacadas: tudo que você precisa saber

Uma das tendências que pode ser percebida em edifícios construídos recentemente é a da ampliação da varanda em relação à área útil total. Com a valorização das residências como espaços de convivência de uso cada vez mais intenso, optar pelo envidraçamento da sacada pode ser um bom caminho para criar uma área interna diferenciada.

As varandas envidraçadas podem se transformar em uma espécie de jardim de inverno, em um espaço gourmet ou até mesmo em um escritório. A forma de utilização fica a critério do proprietário, mas antes de solicitar um projeto relacionado ao fechamento da varanda, é fundamental ficar de olho em alguns aspectos técnicos.

O primeiro passo: as diretrizes do condomínio

Antes de iniciar um projeto como esse, é fundamental verificar quais são as normas do seu condomínio com relação ao fechamento das sacadas. Alguns locais não permitem esse tipo de intervenção, pois ela descaracteriza o aspecto original do imóvel.

Ainda que exista a permissão, é fundamental observar se nas normas técnicas definidas, seja no projeto ou em decisão de assembleia de moradores, não há características pré-determinadas como tipo de envidraçamento ou modelos e cores de cortina. Há vários pormenores que, se não forem seguidos à risca, podem gerar problemas para o proprietário do imóvel.

Envidraçamento de sacadas

Norma técnica da ABNT é prioridade

Além das regras definidas no estatuto do condomínio, é fundamental que o projeto observe todas as características de segurança prevista pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Nesse caso, falamos especificamente da NBR 16.259, principal referência sobre o tema.

O texto estipula parâmetros técnicos que devem ser levados em consideração no projeto, como resistência à corrosão e esforços repetitivos e segurança com relação à pressão do vento. Ainda que a NBR não especifique materiais ou espessura dos vidros utilizados nessa aplicação, é fundamental que o conjunto escolhido seja adequado para esse propósito.

O projeto deve considerar ainda o cálculo estrutural do prédio, a carga extra na área de recolhimento dos painéis quando o sistema está aberto e as cargas adicionais que a sacada suportará posteriormente. Por isso, um projeto técnico é fundamental nesse processo, pois caso contrário a obra poderá incorrer em sanções e multas por parte do condomínio ou da própria fiscalização municipal.

Laminado, temperado e aramado: os tipos de vidro possíveis

Quando o vidro exercer a função de guarda-corpo, basicamente há apenas dois tipos de vidros que podem ser utilizados: os laminados e os aramados. Diferentemente do que muita gente imagina, os vidros temperados não podem ser utilizados sozinhos nesse tipo de instalação, pois estão em desacordo com as normas de segurança.

A utilização do vidro temperado em sistemas de envidraçamento de sacadas é permitida acima da cota de 1,1m em relação ao piso. Seu uso tem como objetivo possibilitar a proteção parcial contra intempéries.

A NBR 7199 prevê ainda a possibilidade de uso de vidros insulados, desde que associados aos vidros de segurança. 

.....

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!