loader

Blog

Muro de vidro temperado: o que é e por que utilizar

Os muros de vidro temperado são muito comuns em fachadas de prédios, casas em condomínios e até em espaços comerciais. Trata-se de uma ótima alternativa para quem deseja ter um projeto mais moderno, atualizado com as tendências do mercado e, dessa forma, diferente do convencional.

Além de delimitar o espaço da casa, o muro de vidro temperado traz elegância e leveza para o local no qual foi instalado. Apesar da delicadeza, falamos de um item totalmente seguro por conta, justamente, do uso do vidro temperado.

O que é vidro temperado?

Os vidros temperados são aqueles que passam por um tratamento térmico em um processo chamado têmpera. Eles são aquecidos em um forno especial a uma temperatura de aproximadamente 700 graus Celsius e, em seguida, passam por um resfriamento rápido.

Em decorrência desse processo, esse produto pode apresentar uma resistência mecânica até cinco vezes maior do que a do vidro comum. Porém, essa é apenas uma das vantagens de utilizar vidros temperados em seus projetos.

Tipos de muro de vidro: quais são?

Assim como os muros tradicionais, existem muitos tipos de muros de vidro. Os mais comuns e aprovados pelas normas da construção civil são os temperados, laminados, aramados e duplos.

Portanto, há vários modelos e tipos de muros de vidro que você pode utilizar na construção da sua casa ou empresa, sejam eles:

  • Muro de vidro transparente - é um dos mais básicos, conhecidos e até um dos mais escolhidos, pois com ele é possível preservar a imagem real da casa/prédio. É utilizado para valorizar ambientes, como jardins;
  • Muro de vidro com madeira - escolha para quem deseja um ambiente mais clean, sem perder a rusticidade.

Conheça os melhores tipos de vidros

Muros de vidro são lindos, mas precisam ser bem escolhidos. Afinal, uma escolha errada nesse quesito pode comprometer o design do local, além de interferir na usabilidade e na convivência dos habitantes com o ambiente.

Ao contrário do que se possa imaginar, os vidros dos muros não são tão sensíveis assim. Por isso, quando o assunto é segurança, a melhor escolha é sempre os vidros temperados, por sua resistência e qualidade, além da aprovação pelos órgãos responsáveis, no âmbito da construção civil. Outra opção adequada são os vidros laminados, mas também é preciso ficar atento às especificações técnicas recomendadas.

Quais são as vantagens do muro de vidro temperado?

Além da estética mais agradável, o muro de vidro temperado tem várias outras vantagens, como:

  • Liberdade: o fato de ser transparente, tornando a limitação quase invisível, os muros de vidro temperado transparecem a sensação de liberdade com segurança, o que não é tão viável com muros de concreto, principalmente se a casa for localizada em uma rua muito agitada, com prédios e etc;
  • Visibilidade: justamente por ser vidro, é possível visualizar o jardim ou a entrada da casa, além de permitir que os moradores vejam tranquilamente a rua, sem precisar estar fora de casa;
  • Iluminação natural: por conta da transparência, a luz entra com uma maior facilidade no ambiente, podendo ajudar até a reduzir a conta de energia elétrica;
  • Durabilidade: se bem cuidado, muros de vidros duram bem mais que os de alumínio e muros de cimento, isso porque eles não enferrujam nem apodrecem. Ou seja, é um investimento que só traz benefícios a longo prazo;
  • Estética: os muros de vidro contribuem para um ambiente mais sofisticado, clean e visualmente agradável;
  • Limpeza: outro ponto que aparenta ser complicado, mas que é super tranquilo de fazer são as limpezas de um muro de vidro. Basta água, vinagre e álcool para manter seu muro limpo, bonito e sem desordem;
  • Padronização na entrada: por ser um material relativamente comum, você pode optar por ter um portão e/ou porta também de vidro, padronizando a entrada da sua construção.

Existem desvantagens?

Ainda pouco comum nas ruas, o muro de vidro possui mais vantagens do que desvantagens. No entanto, para realizar um bom investimento é preciso saber os prós e os contras dessa escolha. Entre as desvantagens desse tipo de muro podemos citar:

  • Privacidade: por ser vidro, não há tanta privacidade como um muro todo fechado de concreto, por exemplo, e para alguns esse fato pode ser um problema decisivo. No entanto, há a solução de colocar vidro jateado, mantendo a beleza oferecida pelo muro de vidro, mas prezando também pela intimidade dos moradores;
  • Preço: dependendo do projeto o preço pode ser elevado.

No entanto, apesar dessas desvantagens, os benefícios a longo prazo dos muros de vidro temperado são muito maiores.

Cuidados necessários

Apesar de bonito, o muro de vidro requer cuidados - especialmente na limpeza, para que o vidro não fique manchado, arranhado ou desgastado.

Por isso, o primeiro cuidado é não deixar acumular sujeira nem poeira. Para isso basta usar água, sabão, álcool e vinagre tradicional. Se for preciso usar esponja, utilize apenas o lado amarelo para que não risque nem arranhe a superfície.

Como você pode ver, é fácil manter a boa aparência de um muro de vidro temperado, basta seguir algumas dicas para não desgastá-lo.

Muro de vidro temperado? Conte com a BlueGlass!

Esteticamente agradáveis, os muros de vidro temperado trazem inúmeras vantagens e possibilidades, uma delas é ser um ótimo aliado do paisagismo, pois, por ser de material transparente, acaba ressaltando jardins e quintais.

A Blue Glass atua no comércio e beneficiamento de vidros para o setor da construção civil desde 1996. Está localizada no Paraná, na cidade de São José dos Pinhais, sendo referência em qualidade a nível nacional, tendo sua marca em obras espalhadas por vários estados brasileiros.

Com uma enorme variedade de produtos, estamos sempre buscando soluções inovadores, aliando tecnologia, design, qualidade e rentabilidade. Para saber mais, basta entrar em contato conosco.