loader

Blog

O que são vidros especiais e como utilizá-los nos seus projetos

Os vidros convencionais atendem a praticamente todos os tipos de demandas dos consumidores. Entretanto, pode ser que o seu projeto peça algo ainda mais diferenciado e exclusivo. É justamente aí que entram em cena o que chamamos de “vidros especiais”.

Baseado nas especificações de cada projeto, vidros temperados laminados, temperados serigrafados laminados e temperados serigrafados laminados insulados podem ser desenvolvidos para atender a padrões específicos. O multi laminado e o aramado também são alternativas dentro desse contexto.

Adicionando propriedades aos vidros

A ideia por trás dos chamados vidros especiais é permitir que eles tenham propriedades que agreguem valor à sua função. Sendo assim, a partir do tratamento que eles recebem, podem se tornar mais indicados para proteção solar ou proteção acústica, entre outras funcionalidades. Vamos conhecer alguns dos benefícios dos vidros especiais.

Vidros baixo emissivos

Outro tipo de vidro especial é o baixo emissivo, também conhecido como low-e. Tem como principal característica impedir a transferência térmica entre o ambiente externo e interno, sem deixar de lado a alta transmissão luminosa. Sua eficiência é proveniente de uma fina camada de óxido metálico que é depositada em uma das superfícies do vidro durante o processo de metalização. Comumente utilizado em locais frios, esse tipo de vidro se comporta como um isolante térmico, evitando que as baixas temperaturas influenciem no ambiente. Já em ambientes quentes, a incidência de calor não se sobrepõe à temperatura interna, reduzindo até mesmo a necessidade de uso de ar-condicionado.

Vidros com baixo índice de reflexão

Vidros utilizados em certos tipos de construção ou mesmo em vitrines precisam ter um índice de reflexão menor do que a média. Os vidros refletivos neutros possuem alto índice de transmissão luminosa, com baixa reflexão. São produtos transparentes, porém com fator de proteção UV.

Vidros de proteção solar: uma escolha de sustentabilidade

A incidência contínua de luz solar sobre móveis e pintura pode contribuir para danificar o visual ao longo dos anos. Fazer o uso de vidros que tenham características que permitam a reflexão de parte da radiação solar reduz esse tipo de desgaste, sem abrir mão da entrada de luz. Por bloquear parte do calor, não é à toa que essa é considerada uma escolha sustentável, constantemente requisitada em projetos que almejam certificações de eficiência energética.

Vidros insulados

Os vidros insulados são popularmente conhecidos como vidros duplos. Sua principal função é o controle térmico, comumente utilizado em regiões que apresentam variações extremas de temperatura. Também são alternativas a serem consideradas por aqueles que precisam de vidros que forneçam uma melhor acústica, evitando que os ruídos externos se tornem um incômodo dentro da habitação.

vidros insulados

Vidros aramados

Os vidros aramados são um tipo de vidro impresso e que contam com uma malha metálica na parte interna. Essa malha serve para aumentar a resistência das peças, proporcionando maior segurança também ao segurar os cacos de vidro em caso de quebra.

vidro aramado

.....

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!