loader

Blog

5 formas eficientes de limpar e cuidar de espelhos

Você sabe quais são as formas corretas de limpar um espelho? A grande maioria das pessoas têm ao menos um espelho em casa, mas poucos sabem exatamente como cuidar de espelhos para que eles possam ter uma vida útil maior.

O grande problema é que, embora eles sejam peças de vidro, os cuidados devem ser diferentes do que aqueles que você tem com as suas janelas, por exemplo. Há produtos de limpeza específicos para espelhos e mesmo a forma de colocação dele na parede pode influenciar na sua durabilidade. Neste artigo, elencamos algumas formas eficientes de limpar e cuidar de espelhos.

1. Atenção à parede que receberá o espelho

Se a sua escolha é por aplicar um vidro diretamente em uma parede, certifique-se de que essa superfície esteja completamente livre de umidade ou mofo. Essas condições impactam futuramente na vida útil do espelho. 

Importante: deixe um espaço de no mínimo 3 milímetros entre o espelho e a parede para permitir a circulação de ar.

2. Limpadores de vidro comuns? Fuja deles

Embora muitas pessoas utilizem limpadores de vidro para limpar espelhos, esse líquido não é o mais indicado para essa finalidade. Os componentes químicos da fórmula podem aumentar a probabilidade de que surjam manchas escuras sobre a camada principal. Nas vidraçarias você encontra produtos de limpeza específicos para espelhos.

Porém, outras soluções caseiras também são válidas. Para a limpeza, utilize um pano limpo e macio, embebido em água morna. Ao final, secar as bordas com outro pano limpo, seco e macio. Álcool também pode ser utilizado, mas lembre-se de aplicar o produto no pano e não diretamente no espelho.

3. Opte por espelhos de melhor qualidade

Se engana quem pensa que espelhos são todos iguais. O espelho da Blue Glass, o Guardian Evolution, conta com uma super camada de proteção, que o torna mais resistente a manchas e aos riscos de manuseio. Seu processo de fabricação é totalmente livre de metais pesados, como cobre e chumbo, o que o torna uma solução ecologicamente correta.

Para identificar um espelho de qualidade, procure por essas características: alta reflexão e sem distorções, oxidação, manchas e defeitos. Um bom espelho deve ainda atender às normas da ABNT. Na NBR 15.198/2005 há alguns pré-requisitos básicos relacionados ao beneficiamento e à instalação de espelhos de prata, o que inclui as características da tinta protetora. É direito do consumidor exigir que os produtos utilizados tenham certificação de qualidade e procedência.

4. Fique de olho na moldura

No caso de espelhos com moldura, é importante observar se o vidro está corretamente fixado às bordas, sem pequenos vãos ou folgas. Esses pequenos espaços facilitam a entrada de água durante a limpeza, o que pode ocasionar em manchas em médio e longo prazo. O ideal é que uma proteção seja aplicada nas bordas, isolando a umidade.

Opte por produtos de limpeza adequados e evite jogar água diretamente sobre a superfície do espelho. Em geral, a moldura tem uma vida útil menor do que a do espelho e a falta de cuidado com ela pode ocasionar em marcas de uso no vidro.

5. Seque o espelho do banheiro

Como já mencionamos, a umidade não é amiga dos espelhos e a constante exposição do vidro à água pode fazer com que a sua vida útil seja reduzida. No caso dos espelhos de banheiro torna-se difícil evitar que eles recebam os vapores que saem da água do chuveiro na hora do banho.

Se você quiser aumentar a vida útil dessa peça, crie o hábito de secar o espelho após tomar banho. Você pode utilizar um pano macio para tirar os excessos da superfície. Se perceber que há gotas de água acumuladas nas bordas, seque-as com um secador de cabelos.

.....

Você costuma ter esses cuidados com os seus espelhos? Siga esses conselhos para garantir uma vida útil maior às suas peças. Em caso de dúvidas sobre quais as melhores opções para o seu projeto, consulte a equipe de especialistas da Blue Glass.