loader

Blog

Saiba como projetar e construir uma piscina com parede de vidro

O Brasil é o segundo país com o maior número de residências com piscinas. Entre os diversos modelos, a piscina com parede de vidro se destaca, podendo ser construída em diversos formatos. Elas estão em alta porque oferecem um design sofisticado e permitem que o ambiente se torne mais elegante. É comum que vejamos piscinas de vidro não apenas no térreo, mas suspensas no topo dos prédios, por exemplo.

Neste artigo você vai entender como projetar e construir piscinas de vidro. Além disso, vamos te orientar sobre os seguintes pontos: o que considerar na hora de projetar uma piscina com parede de vidro, principais etapas da construção e instalação, e ainda se existe risco de quebra e as diferenças entre paredes x chão de vidro, entendendo também o modelo de cálculo de segurança.

Portanto, se você está pensando em construir uma piscina desse tipo, continue a leitura!

Hora de projetar uma piscina com parede de vidro: o que considerar

Em primeiro lugar você deve saber que os vidros utilizados em piscinas são os laminados ou multilaminados. Em geral, são utilizados os laminados múltiplos, que são extra resistentes e geralmente pesam em torno de 150 quilos. 

Nas piscinas mais fundas, a sua espessura pode chegar a 80mm. Para tanto, é possível encontrar vidros incolores, com aspectos esverdeados ou muito claros. Além disso, há também acabamentos que reduzem o acúmulo de sujeira.

Principais etapas e regras para a construção e instalação 

É importante também considerar as normas técnicas como a NBR 10339:2018 que regula os projetos e execuções de piscinas, incluindo casa de máquinas, vestiário e banheiros.

De acordo com as normas técnicas, os pisos devem ser laváveis, não absorventes e possuir sistema de drenagem. Já nos compartimentos de máquinas é importante que tenham uma área de ventilação igual a ¼ da área do piso, entre outras regras.

Além disso, quanto às casas de máquinas, as normas ainda apresentam que: 

  • Ela deve oferecer livre acesso para a movimentação de equipamentos, além de ser bem iluminada e ventilada. É preciso ainda que tenha espaço para todos os equipamentos e que proporcione a livre circulação para que possam ser realizadas as manutenções necessárias; 
  • Para que não absorvam umidade além do adequado, as paredes devem receber um tratamento específico. Quanto às portas, estas devem abrir para o exterior, apresentando dimensões compatíveis com as dos equipamentos;
  • Caso a piscina com parede de vidro seja construída abaixo do nível do solo, é preciso que a casa de máquinas tenha toda a sua estrutura impermeabilizada, protegendo-a contra inundações. 

Atenção: as prescrições elencadas acima não são de caráter obrigatório para as piscinas residenciais privativas.

Outras normas

Já a NBR 5410 de 09/2004, corrigida em 2008, que regula as instalações elétricas de baixa tensão, determina quais as condições que as instalações elétricas devem apresentar para garantir a segurança de pessoas e animais. 

Além das já citadas, há também normas que regulam os sistemas de circulação e tratamento, determinando quais as condições em que devem ser projetados os sistemas de tratamento da água, atendendo as exigências de higiene, conforto e segurança.

Outra exigência importante é a contratação de uma empresa para a instalação, que deve oferecer uma garantia de 90 dias. A norma está no Código do Consumidor, em seu artigo 26.

Dúvidas frequentes

Na hora de projetar e instalar uma piscina com parede de vidro podem surgir algumas dúvidas, como: 

Os vidros da piscina podem se romper com facilidade?

Não! As piscinas com parede de vidro não se rompem com facilidade, pois os vidros utilizados são muito espessos e consideram a pressão que a água aplicará. Porém, antes de construir é preciso levar em consideração todas as orientações deste artigo, e respeitar as normas à risca para garantir que não haja nenhuma instalação mal feita, que possa vir a causar algum prejuízo para os usuários.

Paredes de vidro x chão de vidro em piscinas

Para a instalação de paredes de vidro o método é o tradicional. Assim, depois de construir os espaços são feitas as medidas para a fabricação do vidro. Além disso, durante o processo pode haver alterações nas medidas para que se adequem corretamente ao projeto. Já quando o vidro é aplicado no chão das piscinas, a utilização mais comum são as cantoneiras de aço.

Cálculo de segurança: como fazer

O modelo de cálculo de segurança é a realização de um cálculo para que se chegue às especificações corretas de cada projeto. O mais usado nestes casos é o software de cálculo Cebrace, que foi desenvolvido de acordo com as normas brasileiras ABNT NBR 7199 e NBR 6123.

Esta é uma norma que apresenta as condições necessárias para o cálculo de segurança do projeto, levando em consideração a ação estática e também a dinâmica do vento. Assim, os cálculos podem ser feitos garantindo uma construção segura para todos. Entretanto, segundo a norma, “ela não se aplica a edificações de formas, dimensões ou localização fora do comum”. Nestes casos devem ser realizados estudos especiais.

Portanto, construir uma piscina com paredes de vidro vai muito além de apenas contratar uma empresa para a instalação e seguir com a construção sem fazer as verificações necessárias. Se mal construídas, elas podem causar prejuízos e acidentes fatais. 

Conte com a Blue Glass!

Para evitar este tipo de situação, busque uma empresa confiável e que atenda a todas as normas vigentes, oferecendo garantia para reparar possíveis defeitos nas piscinas. Antes de mais nada, a segurança de quem vai utilizar a piscina deve ser garantida.

Temos mais de 20 anos de mercado, sendo referência nacional em qualidade, além de oferecermos uma grande variedade de produtos, auxiliando no desenvolvimento de novos projetos, sempre de forma inovadora.

Consulte-nos. Temos uma equipe especializada, pronta para atender todas as suas necessidades!