loader

Blog

Tudo que você precisa saber sobre limpeza de vidros

Quando se fala em limpeza de vidros todo mundo tem uma receita infalível. Seja um produto milagroso ou uma técnica mais avançada, o fato é que limpamos nossos vidros das mais diversas maneiras, mas nem sempre fazemos isso da forma correta.

Afinal, existe uma maneira ideal de limpar vidros? Sim, existe. Porém, é preciso levar em consideração diversos fatores, como o tipo de vidro e o local em que ele está instalado. Usar os produtos corretos e os materiais mais adequados não só garante uma boa limpeza como prolonga a vida útil do vidro e diminui a incidência de riscos sobre eles.

Siga essas dicas para garantir o melhor resultado possível nas suas próximas limpezas.

As ferramentas: escolha as mais adequadas

O ponto de partida da limpeza de um vidro é a escolha dos produtos que estarão em contato com a superfície. Dê preferência para esponjas macias e panos de algodão. Evite tecidos que soltam fiapos, pois eles deixam muitas impurezas no vidro e impedem que você obtenha aquele resultado de transparência.

Além disso, escolha produtos adequados para fazer a limpeza. Não é por acaso que são comercializados os chamados “limpa-vidros”. Esse produto químico tem as características mais adequadas para esse tipo de limpeza e deve ter sempre a sua preferência.

A hora certa para a limpeza

Existe um horário mais adequado para limpar os vidros? A resposta para essa pergunta depende da localização deles. Se a peça em questão receber muito sol diretamente, opte por fazer a limpeza em um momento que a incidência de iluminação seja menor.

Isso se deve ao fato de que as substâncias limpa-vidros vão evaporar com mais rapidez se houver incidência de sol, o que pode fazer com que o vidro fique marcado. Essa regra não se aplica a vidros internos ou que estejam a salvo da incidência direta de luz solar.

limpeza de vidros

Frequência de limpeza

De quanto em quanto tempo você limpa vidros e espelhos? A maioria das pessoas faz esse tipo de limpeza somente uma vez por mês, mas o ideal seria limpar os vidros toda semana. Quando a frequência de limpeza é maior, isso evita o acúmulo de sujeira nas esquadrias e facilita a manutenção.

No caso das janelas, use um pincel ou um aspirador de pó para remover o excesso de sujeira das frestas. Somente depois de fazer a limpeza nos cantos é que você deve partir para os vidros, senão há risco de espalhar a sujeira pela superfície.

A forma mais adequada de limpeza existe?

Sim, há maneiras mais eficientes de limpar vidros. Se a área a ser limpa for muito grande, faça o processo por etapas, evitando que os produtos de limpeza sequem e deixem o vidro manchado. Para retirar sujeiras acumuladas por mais tempo use água e sabão neutro.

Para secar o vidro é válido usar papel toalha, mas evite aqueles que soltam pedaços com muita facilidade. A técnica de utilizar jornais velhos funciona em alguns casos, mas não é recomendada pois trata-se de um papel capaz de soltar tinta. Se o vidro estiver muito engordurado, experimente fazer a limpeza com água quente.

O que deve ser evitado

Não utilize produtos à base de solvente para a limpeza dos vidros. Evite também panos e esponjas ásperas pois eles podem deixar riscos no vidro, o que prejudica a aparência deles com o passar do tempo.

No caso da limpeza de vidros engordurados, não parta imediatamente para o limpa-vidros. Lave a superfície com água e detergente neutro antes e espere até que seque. Somente depois aplique o produto de limpeza específico, conforme as orientações do fabricante.

.....

Com mais de 20 anos de mercado, a marca Blue Glass expandiu e virou referência de qualidade a nível nacional, com obras espalhadas por diversos estados. Oferecemos uma grande variedade de produtos para o setor vidreiro, além de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, buscando soluções inovadoras, aliadas à tecnologia, ao design, à qualidade e à rentabilidade.

A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes. Consulte-nos!